Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento em uma só tomada


Posts recomendados

Eu estou com um problema de chiado alto no meu micro fone e quando coloco a mão no meu gabinete o barulho fica bem baixo.

Me disseram q isso pode ser aterramento (aqui em casa não tem) 

Ai está minha duvida posso fazer uma aterramento somente em uma tomada? já tenho a barra o fio e o local, não tenho condiçoes de fazer um aterramento para a casa toda, então irei fazer somente na tomada em q eu ligo o filtro de linha do meu pc.

 

Tem algum risco de fazer isso? 

é melhor deixar como está ou posso fazer isso tranquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jogador22azul Básica mente sim.

 

Faz um furo no chão de casa e começa a colocar a barra de cobre, deixa uma parte pra fora para colocar o anel de fixação com a ponta do fio que vai para a tomada.

 

Se quiser, pode passar o fio por dentro de um conduite até a tomada ou deixar ele exposto até a tomada.

 

Coloque o fio ligado no pino do meio na tomada onde tem o pc.

 

Pronto.

 

Se quiser ver se o aterramento está funcionando, pega um multímetro, coloca em corrente alternada, ai a ponta de prova vermelha coloca no fase, e o neutro no terra, no multímetro é para dar a mesma leitura que daria se colocasse as pontas de prova no positivo e negativo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jogador22azul As chances de problemas é 0.

 

É assim mesmo que faz aterramento.

 

Teria mais chance de dar problema no pc se você pegasse um potinho com terra e coloca o cabo de aterramento dentro e chamasse de Aterramento, brincadeira essa parte, não funciona e já vi foto de gente que fez isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre quis saber isso

Se fazer um aterramento TT somente no chuveiro seria seguro


Como funcionaria a equipotencialização nesse caso? Lembrando que é necessário ter um TERRÔMETRO para fazer aterramento TT corretamente e usar junto com DR

 

Outro ponto que sempre li é que precisa de pelo menos 3 barras para atingir um valor aceitável no TERRÔMETRO. Depende do solo. Geralmente com 3 barras funciona, mas depende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!