Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual placa-mãe Escolher? Minha primeira vez escolhendo uma


Brunoftista

Posts recomendados

Não tenho muita experiência escolhendo placa-mãe, então, gostaria da ajuda de vocês :). Vocês teriam sugestões de placas-mãe para mim?

 

Separei alguns pré-requisitos:

-Suportar memória RAM de 16 Gb DDR4 de 3466MHz (por slot)

-Suportar 2 monitores

-Suportar Ryzen 7 3800x

-Suportar de 7 Fans (já contando o do processador, ou seja, 6+1)

-Ter uma boa placa de som (de preferência, mas não é meu foco maior)

-Suportar RTX 2060 Super

-Suportar, pelo menos, 2 SSD e 1 HD.

-Ter, pelo menos, 6 conexões para USB. Sendo que 3 delas sejam, pelo menos, USB 3.0.

 

É interessante que as características da Placa-mãe não vão muito além desses pré-requisitos que eu citei, porque, se não, o preço vai ficar muito elevado.

Já peço desculpas caso eu tenha confundido alguma coisa, mas é que é minha primeira vez montando um PC por conta.

Agradeço desde já! 😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Brunoftista disse:

-Suportar memória RAM de 16 Gb DDR4 de 3466MHz (por slot)

Pera, você quer 64GB de RAM? Pra que???

 

1 hora atrás, Brunoftista disse:

-Suportar 2 monitores

Isso que vai decidir é a placa de vídeo, não a placa-mãe.

 

1 hora atrás, Brunoftista disse:

-Suportar Ryzen 7 3800x

Não compre o 3800x que é dinheiro jogado fora. Pode pegar o 3700x que é literalmente o mesmo processador, só que mais barato. Use a diferença para investir em um bom cooler, no caso um WC de 240mm.

 

1 hora atrás, Brunoftista disse:

-Suportar de 7 Fans (já contando o do processador, ou seja, 6+1)

Nenhuma placa-mãe tem tudo isso, você vai ter que usar cabos splitter para ligar mais de 1 fan no mesmo conector, ou então usar algum tipo de controlador.

 

1 hora atrás, Brunoftista disse:

-Ter uma boa placa de som (de preferência, mas não é meu foco maior)

É tudo a mesma coisa.

 

1 hora atrás, Brunoftista disse:

-Suportar RTX 2060 Super

Qualquer placa-mãe dos últimos 10 anos suporta, quem decide a compatibilidade é a fonte.

 

1 hora atrás, Brunoftista disse:

-Suportar, pelo menos, 2 SSD e 1 HD.

Sendo ambos m.2, você até tem que se preocupar, mas sendo um desses SSD sata, pode ficar tranquilo que todas as placas mães decentes tem pelo menos um conector para M.2 (e certamente que todas tem mais que 3 portas Sata).

 

1 hora atrás, Brunoftista disse:

É interessante que as características da Placa-mãe não vão muito além desses pré-requisitos que eu citei, porque, se não, o preço vai ficar muito elevado.

Resumindo, o único requisito é suportar o processador. Ou seja, procure por uma placa B450 que tenha bons dissipadores nos VRM. Ou então uma B550 decente, mas elas costumam ser mais caras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

''Pera, você quer 64GB de RAM? Pra que???''

Quero 2 de 16 Gb

 

''Nenhuma placa-mãe tem tudo isso, você vai ter que usar cabos splitter para ligar mais de 1 fan no mesmo conector, ou então usar algum tipo de controlador.''

Mas não pode acabar queimando a conexão (derreter ela)?

 

 

 

@Imakuni

@Marco G. ''Boa noite,primeiramente qual seria seu orçamento pra placa-mãe?,e pelas suas configuraçoes,ainda mais esse r7 3800x seria bom comprar uma mobo

de boa qualidade tambem.''

 

Para a placa-mãe, cerca de 1400 a 1800 reais. Não sei se isso é exagero ou é assim mesmo, pelo dólar estar alto. Mas a faixa é mais ou menos essa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Brunoftista disse:

''Pera, você quer 64GB de RAM? Pra que???''

Quero 2 de 16 Gb

Tá, então a pergunta passa a ser "o que você vai fazer com essa máquina para precisar de 32gb de RAM?". Porque para 99.9% das pessoas, 32 GB é dinheiro jogado fora, melhor pegar apenas 16 (e de frequência um pouco maior) e investir em outras coisas.

 

2 minutos atrás, Brunoftista disse:

''Nenhuma placa-mãe tem tudo isso, você vai ter que usar cabos splitter para ligar mais de 1 fan no mesmo conector, ou então usar algum tipo de controlador.''

Mas não pode acabar queimando a conexão (derreter ela)?

Não tem problema usar splitters, até 2 ou 3 fans no mesmo conector ainda é seguro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

''Tá, então a pergunta passa a ser "o que você vai fazer com essa máquina para precisar de 32gb de RAM?". Porque para 99.9% das pessoas, 32 GB é dinheiro jogado fora, melhor pegar apenas 16 (e de frequência um pouco maior) e investir em outras coisas.''

Eu geralmente uso muitas abas do Chrome abertas trabalho/estudo/pesquiso, cerca de 40; e eu não posso fechar elas, porque, se não, eu perco o andamento do trabalho, fica ruim (fica sempre umas 40 abas abertas, que eu não posso fechar). Aí, quando eu vou jogar, eu tenho que continuar com elas abertas. Fora, que, durante o game, eu também estou escutando alguma música pelo YouTube ou, às vezes, uso o Discord para call.

Além desses casos, eu também tenho que renderizar vídeos, e, para não demorar muito e para, talvez, eu conseguir jogar alguma coisa enquanto renderiza, eu imaginei que 32 Gb seria interessante.

 

 

''Não tem problema usar splitters, até 2 ou 3 fans no mesmo conector ainda é seguro.''

Caraca, não sabia, kkkkk, bom você dizer, salvou muito!

@Imakuni

''Não compre o 3800x que é dinheiro jogado fora. Pode pegar o 3700x que é literalmente o mesmo processador, só que mais barato. Use a diferença para investir em um bom cooler, no caso um WC de 240mm.''

 

Escolher o 3800x não deixaria mais estável, por mais que o ganho de fps não seja muito grande? não acabaria compensando por isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Brunoftista disse:

@Imakuni

''Tá, então a pergunta passa a ser "o que você vai fazer com essa máquina para precisar de 32gb de RAM?". Porque para 99.9% das pessoas, 32 GB é dinheiro jogado fora, melhor pegar apenas 16 (e de frequência um pouco maior) e investir em outras coisas.''

Eu geralmente uso muitas abas do Chrome abertas trabalho/estudo/pesquiso, cerca de 40; e eu não posso fechar elas, porque, se não, eu perco o andamento do trabalho, fica ruim (fica sempre umas 40 abas abertas, que eu não posso fechar). Aí, quando eu vou jogar, eu tenho que continuar com elas abertas. Fora, que, durante o game, eu também estou escutando alguma música pelo YouTube ou, às vezes, uso o Discord para call.

Além desses casos, eu também tenho que renderizar vídeos, e, para não demorar muito e para, talvez, eu conseguir jogar alguma coisa enquanto renderiza, eu imaginei que 32 Gb seria interessante.

Mesmo com 40 abas, você consegue viver muito bem com 16gb de RAM. Quanto a edição de vídeos, só vale se for fazer edição pesada de vídeos grandes de 4k60fps (ou superior).

 

E de qualquer forma, é fácil só comprar mais RAM depois caso sinta falta, não é como se 2 pentes de 8 fossem usar os 4 slots da placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

''Mesmo com 40 abas, você consegue viver muito bem com 16gb de RAM. Quanto a edição de vídeos, só vale se for fazer edição pesada de vídeos grandes de 4k60fps (ou superior).

 

E de qualquer forma, é fácil só comprar mais RAM depois caso sinta falta, não é como se 2 pentes de 8 fossem usar os 4 slots da placa-mãe.''

 

Qual frequência você recomenda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Brunoftista disse:

@Imakuni

''Mesmo com 40 abas, você consegue viver muito bem com 16gb de RAM. Quanto a edição de vídeos, só vale se for fazer edição pesada de vídeos grandes de 4k60fps (ou superior).

 

E de qualquer forma, é fácil só comprar mais RAM depois caso sinta falta, não é como se 2 pentes de 8 fossem usar os 4 slots da placa-mãe.''

 

Qual frequência você recomenda?

3000 ou 3200mhz costumam ter bom balanço de preço e desempenho. Mas você pode muito bem pegar 2666 e fazer o overclock manualmente, ou mesmo frequências maiores se o preço estiver o mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!