Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então pessoal, eu tenho um notebook bem antigo (nem tanto) e gostaria de fazer um upgrade nele, já coloquei mais memoria ram e ssd, mas gostaria de trocar o processador dele que é um I3 2350m 2.30ghz, estava vendo e me deparei com um i7 3610QE que tem o mesmo socket rpga 988b porém o chipset dele é QM67,HM65,QM77 e o meu é HM67 teria de fato falta de compatibilidade ou teria como colocar? (desculpe a pergunta sou leigo) 

Postado

@Douglas Soares de paula Mesmo que o notebook tenha socket com CPU removível, que o CPU seja compatível com a placa-mãe do notebook (que tem que ser suportado pela BIOS por sinal, não somente pelo socket), e que de alguma forma você consiga adquirir a CPU nova por um preço que não justifique a substituição do notebook inteiro, ainda tem o problema do arrefecimento. Se a solução de arrefecimento não for suficiente (e geralmente não é) para uma CPU como a citada que presumo ter um TDP bem maior, então você ficará com uma CPU que fará thermal throttling constantemente (se não queimar ou desligar), o que pessoalmente me faz pensar que não compensa o transtorno. Os notes novos hoje tem custo alto por causa do dólar, mas dá para encontrar modelos da Lenovo e Acer com CPU Ryzen 5 3500U, com desempenho que é quase o dobro do 3610QE e com GPU integrada de desempenho muito bom (Vega 8), por preços pouco acima de 3 mil, o que deve ter boa queda durante a Black Friday e similarmente (ou melhor) após as festas de fim de ano.

Considero que o gasto adicional pode parecer alto, mas você terá uma bateria nova, um hardware novo compatível com novas tecnologias (inclusive M.2 NVMe), com garantia e perspectiva de durabilidade de mais 5 a 10 anos. 

Nota, o S145 com Ryzen 5 3500U e 8GBs de RAM está custando hoje 2999 reais na loja Lenovo.

• Amei 1
Postado

Acredito que esse processador não vai dar certo, porque mesmo se tiver o mesmo soquete você tem que olhar mais algumas coisas, como tdp que desse i7 é maior, ele tem 4 núcleos em vez de 2 que é o seu, ou seja ele é bem mais potente e vai gastar mais energia e esquentar mais nesse processo, e talvez sua placa-mãe não aguente, ou até mesmo a bios nem reconheça ele.

veja os que podem ser compatíveis com o seu, os que tem 35w

https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_i3_Mobile/i3-2350M_(PGA).html

obs:ja vi um caso que o note nem liga, e não sei se gastar uma grana nesse upgrade vale a pena, pois os mesmos são bem antigos.

eu possuo um i7 4712 hq que ja foi muito bom pra notebook, ele ainda é pra min, mas é antigo, e se fazer um comparativo perde feio pra um ryzen 3.acho que vale mais a pena investir em memoria e sss, além disso só comprando outro.

• Amei 1
Postado
  Em 30/10/2020 às 10:03, Douglas Soares de paula disse:

Então pessoal, eu tenho um notebook bem antigo (nem tanto) e gostaria de fazer um upgrade nele, já coloquei mais memoria ram e ssd, mas gostaria de trocar o processador dele que é um I3 2350m 2.30ghz, estava vendo e me deparei com um i7 3610QE que tem o mesmo socket rpga 988b porém o chipset dele é QM67,HM65,QM77 e o meu é HM67 teria de fato falta de compatibilidade ou teria como colocar? (desculpe a pergunta sou leigo) 

Expandir  

Sim amigo teria, no caso o chipset da sua  placa-mãe é h67, ou seja de segunda geração, se você tentar colocar um i7 de terceira não irá funcionar, eu digo isso porque já tentei fazer o mesmo!

Mas você pode tá colocando i7 de segunda geração, porém recomendo um i5 2450M é um bom processador pra notebook, e sempre se lembre disso:

Se o upgrade for sair caro demais, é melhor nem gastar ok 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...