Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

E aí, galera. Eu fiz um upgrade no meu kit processador, placa-mãe, etc. Agora estou podendo jogar uns jogos melhores, entretanto, tenho enfrentado um problema em comum com alguns. As vezes eles dão uma engasgada, ou em jogos de mundo aberto (como o Red dead redemption 2, Star wars fallen order ou o GTA V online) ficam meio que "engasgando", os jogos dão umas congeladas absurdas, fora que eu sinto que as texturas não estão carregando direito. Vocês  tem ideia do que pode ser? Eu suspeito que seja o HD, e estou ciente de que um SSD ficaria melhor para o windows 10(até por que às vezes o uso de disco fica em 100% sem razão), mas no momento não consigo trocar. Fiz um teste no HD tune, o que vcs acham? 
Desde já, agradeço
Minhas especificações:
Ryzen 5 3600
Memória XPG Gammix  8GB 2666Mhz - single channel
Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR
Gtx 1050ti da Asus

image.png

image.png

• Membro VIP
Postado

Caro colega, eu acredito que esses travamentos nos jogos sejam mais por conta dos somente 8GB de RAM. Hoje em dia o mínimo pra rodar legal é 16 GB, ainda mais jogos pesados de mundo aberto como Red Dead 2.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

1- No HDTunePro, Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 

2- Faça um teste de integridade no seu HD utilizando o Data Lifeguard Diagnostic (rode o teste extenso, ele pode demorar algumas horas): https://support.wdc.com/downloads.aspx?p=3 e veja se é informado algum erro. Se sim, isso indica que existem defeitos físicos no seu HD e nada pode ser feito a não ser substituí-lo.

3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/en/download/#CrystalDiskInfo clique em "INSTALLER" abaixo de "Standard Edition")

Postado

Está tentando rodar esses jogos com apenas 8GB de RAM? Seu problema provavelmente está aí, gargalo de memória RAM causa esse tipo de problema também. GTA V pode até rodar com 8GB no modo singleplayer usando algumas configurações gráficas mais baixas, mas no multiplayer vai pesar mais. Mas se seu HD tiver com problema também pode piorar a situação. Você fez o teste de Error Scan no HD Tune?

• Membro VIP
Postado

Tudo perfeitamente OK com o HD. Ignore o erro indicado no HDTune pois ali consta que o atributo não foi reconhecido, logo não da pra saber o que exatamente ele está apontando.

image.png

Como foi citado pelos colegas acima, esse problema talvez esteja ocorrendo pela pouca memória RAM, especialmente por você estar utilizando em single channel.

Qual a marca e modelo da sua fonte? Usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador?

Postado

@SpeedXFX seu HD parece estar perfeito, o scan deve confirmar isso. Sua fonte é um muito ruim, parece que você investiu em vários componentes do PC mas deixou um dos mais importantes de lado. Se livre dela pois poderá ter problemas cedo ou tarde.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB talvez na black friday em encontre alguma com preço legal, a minha duvida é mais na questão de marca e potência, por volta dos 300 reais eu não encontro nenhuma legalzinha, né? 

Postado

@SpeedXFX o consumo de seu PC é bem baixo, uma boa fonte de 450W leva com folga, poderia até fazer upgrades tranquilo. Uma das únicas opções decentes dentro do seu orçamento é a Redragon RGPS de 500W (pelo menos vejo o pessoal recomendando bastante ela).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, SpeedXFX disse:

@GuilhermeGB Valeu!

@GabrielLV você acha que esse problema das congeladas pode estar relacionado à fonte não conseguir entregar o que o computador demanda?

Possivelmente. Não achei testes a respeito dessa fonte mas tudo indica que ela é de baixa qualidade.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, SpeedXFX disse:

@GabrielLV Vou fazer uma pesquisa de fontes e comprar uma o quanto antes, aí eu volto nesse post assim que trocar tudo pra relatar se o problema das engasgadas sumiu

Recomendo a criação de um tópico na área de fontes para que o pessoal mais por dentro desse mercado possa te recomendar uma fonte adequada.

https://www.clubedohardware.com.br/forum/153-fontes-e-energia/

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, SpeedXFX disse:

@GabrielLV @GuilhermeGB Troquei a fonte, o problema ainda segue. Mas me sinto muito mais seguro com as peças do meu computador. Provavelmente é RAM então, né?

Se já trocou a fonte por um modelo de qualidade superior, então poderá utilizar o PC sem preocupações daqui pra frente.

Como os colegas citaram acima, o problema do engasgo nos jogos está no fato de você estar utilizando single-channel e apenas 8GB de RAM num jogo que exige mais do que isso.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Futuramente vou acrescentar a memória RAM, aí eu volto aqui e digo o que houve. Se você quiser trancar o tópico, mais pra frente eu posso solicitar pra destrancar só pra relatar como foi! De qualquer forma, agradeço muito a atenção de vocês!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...