Ir ao conteúdo

Testes de SSD M.2 NVME e SATA mostram praticamente os mesmos resultados

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Eu andei pesquisando sobre esses SSD aí pra entender a diferença, bem, eu já entendo a diferença assim por cima(que o AHCI é limitado a velocidade do sata, sendo bem inferior a velocidade do protocolo NVME), mas no teste eles geram praticamente os mesmos resultados em inicialização de windows, loading de jogos etc, queria saber se eu iria notar a diferença entre eles que na teoria devia existir, em outros meios, como no photoshop ou outros programas mais pesados.

Caso não fosse ter essa diferença prometida pela propaganda do NVME eu iria optar pelo SSD Sata 3.0 mesmo, pois é um pouquinho mais barato.

Link de um video de teste> 

• Moderador
  • Solução
Postado

O SSD NVMe é mais rápido que o SATA, porém isso não quer dizer que a melhoria de velocidade ocorrerá em 100% das coisas,para explicar o porquê disso acontecer, entenda a seguinte analogia:

Você tem uma estrada que permite velocidades de até 100KM/h, você não pode passar disso mesmo que seu carro consiga.

Nessa estrada, você tem um cavalo (HD) que consegue galopar a 30KM/h, tem um carro moderno (SSD) que alcança 150KM/h e um super carro (NVMe) que alcança 330KM/h. Você ter investido no carro moderno permitiu que você alcançasse velocidades maiores do que se estivesse andando a cavalo, porém não fará diferença entre você usar o carro moderno e o super carro (nesse caso, o SSD SATA ou NVMe) sendo que a "estrada" permite somente 100KM/h.

De uma certa forma, digamos que a velocidade máxima do tempo de boot já foi atingida pelo SSD SATA, por tanto, o NVMe mesmo sendo muito mais rápido, não irá entregar um tempo de boot menor pois aquele valor alcançado pelo SSD SATA já é o máximo que se pode alcançar.

Para informações mais técnicas e detalhadas, leia esse artigo:

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, Adryan0101 disse:

@GabrielLV Ótima analogia, vou pegar um SSD sata mesmo, creio que meu setup (a320 + 2x4gb 2666 e R3 2200G) n vai exigir mais do que isso ne?

O que exatamente quer dizer com "exigir"?

• Moderador
Postado
8 minutos atrás, Adryan0101 disse:

@GabrielLV Tipo, acho q meu setup é básico dms, n preciso querer tanta velocidade de um ssd, o sata já é rápido o suficiente

O barramento SATA 3 (não existe SATA 4 nem posteriores) da sua placa-mãe permite velocidades máximas teóricas de até 600MB/s, sendo que um SSD SATA trabalha nessa velocidade sem nenhum problema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!