Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite/tarde/dia senhores.

Gostaria de pedir ajuda para melhorar o processador do meu PC. O PC é antigo, e eu pretendo trocar ele futuramente, mas no momento que estamos não vai dar. O que eu gostaria é colocar um processador "novo" pra ver se ele aguenta mais um ou dois anos. E aproveitar que estamos em época de Black Friday também.

Já me indicaram o FX-8350, mas eu não acho ele em estoque em nenhuma das grandes lojas, na verdade qualquer processador AM3 está difícil de encontrar. O meu orçamento seria em torno de 1000 reais (podendo se extender por uns 200 reais caso realmente for necessário).

Configurações do PC:
Processador AMD FX(tm)-6100 Six-Core Processor 3.31GHz
8,00GB de RAM
1TB de HD
Fonte Corsair CX500
Placa-Mãe ASUS SABERTOOTH 990FX (AM3r2)
Placa de Vídeo VGA Gigabyte NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti OC 4G - GV-N105TOC-4GD

SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G

Obrigado desde já!

Postado
36 minutos atrás, Gallium__ disse:

Boa noite/tarde/dia senhores.

Gostaria de pedir ajuda para melhorar o processador do meu PC. O PC é antigo, e eu pretendo trocar ele futuramente, mas no momento que estamos não vai dar. O que eu gostaria é colocar um processador "novo" pra ver se ele aguenta mais um ou dois anos. E aproveitar que estamos em época de Black Friday também.

Já me indicaram o FX-8350, mas eu não acho ele em estoque em nenhuma das grandes lojas, na verdade qualquer processador AM3 está difícil de encontrar. O meu orçamento seria em torno de 1000 reais (podendo se extender por uns 200 reais caso realmente for necessário).

Configurações do PC:
Processador AMD FX(tm)-6100 Six-Core Processor 3.31GHz
8,00GB de RAM
1TB de HD
Fonte Corsair CX500
Placa-Mãe ASUS SABERTOOTH 990FX (AM3r2)
Placa de Vídeo VGA Gigabyte NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti OC 4G - GV-N105TOC-4GD

SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G

Obrigado desde já!

Ola colega. Sinto por você... Ter uma 990fx que era uma placa tão boa em sua época.

Guarda esse dinheiro. porque além de FX ter envelhecido muito mal e você só achar peça usada, infelizmente qualquer PC de Entrada hoje, seja um i3 de nona geração já bate esses AM3 FX. trocar de CPU não vai te trazer melhora satisfatória. 😐

Junte mais e troque de geração, pra sair desses FX acho que com 2mil tu já pega um kit com processdor Memória e placa-mãe AMD A320 ou até B550. Ai tu vende essas peças pra alguém.

Postado

Você tem uma baita de uma placa-mãe AM3+. É raro ver pessoas com modelos tão bons, já que eram caros. Aliás, são caros até hoje em dia no mercado de usados.

Acho sim que você merece um processador melhor do que o FX 6100. O mais engraçado é que a placa-mãe está acima de todas de mais peças. Fico imaginando, porque alguém compraria uma placa-mãe desse nível para usar em um processador tão modesto?

O FX 8350 você encontrará no mercado de usados, seja mercado livre, olx, aliexpress ou fóruns de informática.
Infelizmente os preços subiram muito no período de pandemia, tanto de novos quanto de usados.
Aconselho buscar primeiramente no OLX.

Outra opção é vender o kit atual, composto de processador, placa-mãe e memória, e montar um kit novo.

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Você tem uma baita de uma placa-mãe AM3+. É raro ver pessoas com modelos tão bons, já que eram caros. Aliás, são caros até hoje em dia no mercado de usados.

Acho sim que você merece um processador melhor do que o FX 6100. O mais engraçado é que a placa-mãe está acima de todas de mais peças. Fico imaginando, porque alguém compraria uma placa-mãe desse nível para usar em um processador tão modesto?

O FX 8350 você encontrará no mercado de usados, seja mercado livre, olx, aliexpress ou fóruns de informática.
Infelizmente os preços subiram muito no período de pandemia, tanto de novos quanto de usados.
Aconselho buscar primeiramente no OLX.

Outra opção é vender o kit atual, composto de processador, placa-mãe e memória, e montar um kit novo.

Cara, sobre o porque eu simplesmente não saberia te dizer. Eu comprei esse PC usado de um amigo em meados de 2015, por 1.500 reais e a unica coisa que eu fiz desde então foi trocar a placa de vídeo e adicionar um SSD.

Postado
37 minutos atrás, Gallium__ disse:

Cara, sobre o porque eu simplesmente não saberia te dizer. Eu comprei esse PC usado de um amigo em meados de 2015, por 1.500 reais e a unica coisa que eu fiz desde então foi trocar a placa de vídeo e adicionar um SSD.

Abaixo uma tabela com todos FX da arquitetura Piledriver que sua placa-mãe suporta. Os dois do topo possuem TDP de 220w, e certamente são extremamente quentes. A fabricante de sua placa-mãe diz que os suporta apenas na revisão 2.0 da Placa. Acho besteira comprá-los, não passam de ser o 8350 com over, além de serem uma usina nuclear de calor.

Além do 8350 há outros interessantes e do mesmo naipe, e ainda pode fazer over caso pegue algum abaixo do 8350 ou 8370, para assim se igualarem a eles. 
A linha FX não compensa, só vale a pena se a pessoa já possuir a plataforma e custarem baratos. Acima de 300 reais já começo a ficar incomodado.

image.thumb.png.5041c94d84e4d95a4d310974b686f5ac.png

• 2 semanas depois...
Postado

Obrigado ao pessoal que respondeu e me ajudou, eu acabei por decidir que futuramente eu vou tentar trocar todo o kit de placa-mãe/processador/ram/gabinete. Quando chegar o momento eu faço outro post aqui no fórum! Até mais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!