Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Algumas semanas atrás eu tinha chegado em casa e tentei ligar meu PC, mas ele sequer dava energia. Ele tinha ficado desligado (fora da tomada) por umas 48 horas. Removi todas as peças, limpei, reapliquei pasta térmica e ele voltou a funcionar. Uma semana depois, após ele ficar em torno, novamente, de 48 horas desligado da tomada, ele apresentou o mesmo problema. Porém, removendo as peças e limpando-as de novo não funcionou. Deixei ele ligado na tomada pela noite e ele conseguiu ligar na manhã do dia seguinte. Porém, uns dias atrás ele deixou de ligar e nada parece resolver.

Achei que o problema fosse na fonte: eu sabia que ela não tava queimada pois minha placa-mãe acendia alguns LEDs, então algum tipo de energia tava passando. Peguei minha placa-mãe antiga com outro processador e tentei ligar. Consegui, a fonte tava alimentando normalmente e consegui ligar. Mas logo no POST a ASUS acusava que o anti-surge tinha detectado um problema na inicialização anterior, e pedia pra reiniciar. E mesmo reiniciando, a mensagem aparecia novamente. Fui pra BIOS e na aba de monitoramento, vi que os 12V estava acima do regular, e era o que estava acusando o anti-surge. Desligando o anti-surge eu consegui iniciar o computador.

Baixei outros programas de monitoramento (como o HWINFO e o AIDA64) e ambos também acusavam os 12V acima do regular. Não manjo muito de eletrônica, mas acredito que esse excesso de descarga pode ter danificado algumas das minhas peças, e por isso não ligava? Vale notar que a placa-mãe antiga ficou parada por um bom tempo, e eu vi por aí que normalmente um excesso de descarga pode causar altas temperaturas na CPU, mas ela manteve-se na média enquanto o PC tava ligado (em torno de ~40ºC). Será que a placa-mãe tá com erro de leitura por estar tanto tempo parada?

Não tenho outras peças pra testar separadamente (outra placa AM4 ou outro processador) e primeiro gostaria de saber se o problema realmente é com a fonte antes de sair gastando mais dinheiro.

Info das peças (máquina nova que não liga mais)

Placa-mãe: Asus Prime-B450M-GAMING/BR DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B450

Processador: AMD Ryzen 5 1600, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo), AM4 - YD1600BBAFBOX

Memóriam RAM: Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 2666Mhz

Máquina antiga que liga

Placa-mãe: Asus H81M-A/BR DDR3 Socket LGA 1150

Processador: Intel Core i3 4170 3.70GHz Haswell

Memóriam RAM: 8GB 2x4 1600MHz DDR3 (Corsair/Kingston)

WhatsApp Image 2020-11-10 at 22.52.53.jpeg

Postado
1 minuto atrás, gdds_01 disse:

Leitura de tensão via software não é confiável.

Afinal, qual a marca e modelo dessa fonte? Você testou outra?

O anexo mostra a leitura feita pelo monitor da própria BIOS.

A marca é Thermaltake, o modelo é 500W 80 Plus White Smart Series - PS-SPD-0500NPCW: https://www.kabum.com.br/produto/70357/fonte-thermaltake-500w-80-plus-white-smart-series-ps-spd-0500npcw

Comprei ela nova em 2018. Não cheguei a testar com outra fonte, não possuo nenhuma em mãos, infelizmente.

Postado
2 minutos atrás, mnspetoriorsa disse:

O anexo mostra a leitura feita pelo monitor da própria BIOS.

Isso é leitura via software.

3 minutos atrás, mnspetoriorsa disse:

A marca é Thermaltake, o modelo é 500W 80 Plus White Smart Series - PS-SPD-0500NPCW: https://www.kabum.com.br/produto/70357/fonte-thermaltake-500w-80-plus-white-smart-series-ps-spd-0500npcw

Não é uma fonte boa, mas também não é má - é medíocre. Se o PC com o i3 funcionou normalmente, ela ainda funciona.

Já vi alguns problemas de cold boot envolvendo essa placa-mãe da ASUS, e algumas pessoas conseguiram ligar o computador após jogarem ar quente em direção ao socket do processador e VRM com um secador de cabelos. Caso você tenha um à sua disposição, não custa tentar.

Postado
agora, gdds_01 disse:

envolvendo essa placa-mãe da ASUS

Você diz a B450? Posso tentar, minha mãe tem um secador, haha. Quanto à fonte: realmente, um colega recomendou o uso de um multímetro. Vou tentar comprar um pra verificar se está havendo este excesso. Se ela tiver ok, ainda vai ficar a duvida de qual peça pode estar defeituosa: placa-mãe ou processador. Aí eu tento me virar.

Postado
10 horas atrás, gdds_01 disse:

Exato.

Rapaz, confesso que estava extremamente cético quanto a questão do secador de cabelo. Mas voilá, o PC ligou!

E por sinal, a tensão dos 12V fica normal no monitor, então acredito que o problema estava na placa-mãe antiga. Segue foto anexada.

Mas ainda queria saber o que deu de errado. Poderia me falar mais sobre esse "cold boot"? Dei uma rápida pesquisada mas até onde eu li, isso não tornava o PC literalmente inutilizável (no caso de sequer dar energia).

124648733_291892632004505_6285572062208978560_n.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!