Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador AMD ou Intel com 8 ou 12 núcleos ?


Posts recomendados

Olá, boa noite,

 

Estou na duvida entre as duas marcas para montar um PC que tenha ótimo desempenho no processamento pesado de milhões de analises no xadrez.

Poderia ser um I9 ou Ryzen 7 ou 9. Leio que AMD aquece muito e que seus threads são menos perfeitos que os da concorrente. Não sei se isso procede nas linhas mais atuais.

O soft especializado que uso explora todos os threads existentes com bom rendimento no meu pc antigo. Seria verdade que a cada novo thread acionado o clock diminui para a baixo dos 3 Mhz?

Qual  processador me daria melhor resposta? Qual seu modelo?

Agradeço a ajuda de vcs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por sua resposta.

A placa-mãe uma compativel com AM4 com bom chipset. Qual seria melhor custo beneficio?

16 de memoria 3200

Fonte ja tenho uma Corsair 650 e também ja tenho rtx 2770 super.

Tenho coolermaster com 2 coolers. será que daria conta? Não farei OC

E o processador Ryzen 9 de 12 núcleos teria bom desempenho ou opto por um de 8 núcleos?

Penso que gastarei uns 4 mil reais parcelados.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Marcio B. Oliveira disse:

Poderia ser um I9 ou Ryzen 7 ou 9. Leio que AMD aquece muito e que seus threads são menos perfeitos que os da concorrente. Não sei se isso procede nas linhas mais atuais.

Até semana passada, você podia montar Intel se quisesse... mas com o lançamento dos Ryzen 5xxx, esquece, Intel morreu, não tem um único motivo para montar novo.

 

Quanto a AMD "aquecer muito", isso é mito de 8 anos atrás. Sobre ter threads menos potentes, até era relativamente verdade (mas por pouco), embora a quantidade de núcleos e o preço mais do que compensassem, mas hoje isso simplesmente não vale.

 

27 minutos atrás, Marcio B. Oliveira disse:

O soft especializado que uso explora todos os threads existentes com bom rendimento no meu pc antigo. Seria verdade que a cada novo thread acionado o clock diminui para a baixo dos 3 Mhz?

Não é assim que funciona. Dependendo do processador, usar vários núcleos ao mesmo tempo geralmente faz com que todos rodem numa frequência um pouco menor, mas não é tanta coisa. E de qualquer forma, como você vai montar um setup com Ryzen, todos eles permitem que você ajuste o clock manualmente, então esse comportamento padrão acaba sendo irrelevante.

 

13 minutos atrás, Marcio B. Oliveira disse:

A placa-mãe uma compativel com AM4 com bom chipset. Qual seria melhor custo beneficio?

16 de memoria 3200

Fonte ja tenho uma Corsair 650 e também ja tenho rtx 2770 super.

Tenho coolermaster com 2 coolers. será que daria conta? Não farei OC

E o processador Ryzen 9 de 12 núcleos teria bom desempenho ou opto por um de 8 núcleos?

Penso que gastarei uns 4 mil reais parcelados.

Pegue o máximo que puder a vista, parcelar é perder um bom dinheiro.

 

Mas enfim. Nessa faixa de preço, você pode olhar para um 3700x com uma placa-mãe B450 / B550 melhorzinha.. Pulando isso, sua próxima opção seria o 5800x, que está o olho da cara, ou o 3900x, que sai da faixa quando você conseidera que ainda falta placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por sua resposta.

Mesmo gastando um pouco mais prefiro o 3900x com 12 núcleos.

Terei boa performance usando todos os threads? Ou a velocidade cairá muito?

Sem fazer OC será que o meu cooler Master parrudo segura?

A placa Asus B 550 é razoável? Necessitarei de uma mais parruda?

usarei SSD e win 10

Fonte 650w da Corsair segura bem o pc com rtx 2070 super?

Isso dará um pc eficiente ou consigo algo parecido com processador de 8 núcleos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Marcio B. Oliveira disse:

Terei boa performance usando todos os threads?

Sim.

 

10 horas atrás, Marcio B. Oliveira disse:

Ou a velocidade cairá muito?

Você pode mandar rodar na frequência que quiser.

 

10 horas atrás, Marcio B. Oliveira disse:

Sem fazer OC será que o meu cooler Master parrudo segura?

... mas qual era mesmo esse misterioso cooler?

 

10 horas atrás, Marcio B. Oliveira disse:

A placa Asus B 550 é razoável? Necessitarei de uma mais parruda?

Tem várias placas B550 da Asus, você precisa ser um pouco mais específico.

 

Mas olhando no Kabum, a placa mais barata que já supre um 3900x adequadamente seria essa.

 

10 horas atrás, Marcio B. Oliveira disse:

Fonte 650w da Corsair segura bem o pc com rtx 2070 super?

Sim, com folga.

 

10 horas atrás, Marcio B. Oliveira disse:

Isso dará um pc eficiente ou consigo algo parecido com processador de 8 núcleos?

Sem benchmarks do software que você vai usar, não tem como dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Como desejo montar um novo PC de grande desempenho penso ser melhor um processador R7 5800x.

Vale a pena pra quem está já gastando alto?...

A placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X, AMD AM4, ATX, DDR4 serve para a nova linha 5000 de processadores?

Meu cooler é Master cooler hyper tx3 evo. Serviria? ou teria que usar um watercooler 240 mm?

usando minha RTX 2700 super a fonte de CV 650 da Corsair daria conta?

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, boa tarde

Resoçvi esperar o Ryzen 7 5800x

Qual placa AM4 está indicada com bom custo beneficio?

A placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X, AMD AM4, ATX, DDR4 teria boa performance?

Meu cooler é Master cooler hyper tx3 evo. Serviria? ou teria que usar um watercooler 240 mm?

Usando minha RTX 2700 super a fonte de CV 650 da Corsair daria conta?

Agradeço a indicação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcio B. Oliveira disse:

Resoçvi esperar o Ryzen 7 5800x

O desempenho do 5800X é decepcionante pelo hype que muitos criaram. Dependendo o preço que chegar (e acredito que vai estar um absurdo), dá muito bem pra se aventurar num 3800X ou então num 10700K. Eu não tenho outras palavras para definir o desempenho dele como decepcionante.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Marcio B. Oliveira disse:

Eu uso para analisar, processar, avaliar e comparar milhares de linhas imensas de variantes de xadrez.

Não sei lhe dizer, teria que haver um teste especifico para isso. O Ryzen 5800X pode ser mais rápido, mas na informática rapidez não significa integridade de dados. A questão no final é puro e simplesmente questão de gosto, eu estou muito mais familiarizado com Intel, e outros com Ryzen. Os dois processadores são ótimos e vai lhe atender bem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela sua atenção!

Vou ver o mais barato na Black Friday e arriscar.

10700k Marvel tem diferença para 10700k?

Qual melhor chipset para o 10700k e R7 3800x? z490 e x450?

Penso usar a fonte Corsair CV 650 e cooler Master cooler hyper tx3 evo pois não farei OC

Será que o setup fica bom?

Vejo diversas marcas de memorias DDR4. Melhor Corsair ou Kingston ou a mais barata serve?

 

Desculpe tantas dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Marcio B. Oliveira disse:

10700k Marvel tem diferença para 10700k

É o mesmo processador.

 

O melhor chipset para o 10700K é a Z490. Para o 3800X uma X570 (talvez uma B450 daria conta, mas você está mirando no high-end)

 

CV 650 não é uma boa fonte para esse setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço sua orientação mais uma vez.

Eu já tenho a Fonte Corsair CV650, 650W, 80 Plus Bronze - CP-9020211-BR... e tb o aircooler  Master cooler hyper tx3 evo. Penso usá-los.

E as memorias DDR4? A mais barata ou Corsair ou Kingston? Posso pegar 3200 MHz pra processador de 2200 ou 2400?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2020 às 12:53, Marcio B. Oliveira disse:

 

10700k Marvel tem diferença para 10700k?

Qual melhor chipset para o 10700k e R7 3800x? z490 e x450?

Penso usar a fonte Corsair CV 650 e cooler Master cooler hyper tx3 evo pois não farei OC

 

@Marcio B. Oliveira

 

Se você não fará overclock, poderia optar pelo i7-10700.  E não usando o processador i7-10700k, dispensaria a necessidade de comprar uma placa-mãe da série Z490. 

 

 

Em 24/11/2020 às 19:35, Marcio B. Oliveira disse:

 

Alguém já usou o cooler original sem OC? Dá conta?

 

 

 

No momento estou usando o cooler original do i7-10700. Montei o PC recentemente e estou analisando as necessidades quanto a refrigeração.

Para você ter apenas uma ideia, com o cooler original e apenas uma ventoinha na parte traseira, oscila entre 30 à 40 graus para tarefas leves e as vezes chega a 50 graus. O meu gabinete não tem um fluxo de ar ideal.

 

OFF: Uso o PC para tarefas até que pesadas no meu trabalho. Então além de ventoinhas adicionais, provavelmente vou trocar o cooler original por um mais potente.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcio B. Oliveira Para aplicações profissionais eu nem olharia pra cara da Intel. Perda de dinheiro total. Intel só tava valendo para jogos e olhe lá, e isso antes do Ryzen 5000. A diferença de preço/performance é absurda.

O 5800X é decepcionante? Ok, não discordo. Mas fica entre o 5600X, o 3700X ou algo melhor. Não olha pra Intel pra nada minimamente profissional não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Comprei o processador 3900x, um gabinete Nox de bom fluxo do ar e memorias HiperX 3200 CL16 32 GB em dois pentes de 16.

Usarei minha fonte Corsair CV 650 e a principio o cooler original pois não pretendo fazer OC.

A placa de video será a minha Colorfull RTX 2070 Super.

 

Será que ficará um bom setup?

 

A placa-mãe estou pensando numa Asus ATX AM4 DDR4 TUF Gaming X570 Plus/BR ou sem BR...

Alguma outra indicação de boa mobo? B550 já resolve pra boa performance ou X570 será melhor?

 

Bom domingo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!