Ir ao conteúdo

RMA - HyperX/Kingston. Reenvio de Headset ou reembolso?

Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde gente,
Seguinte, meu Headset HyperX Cloud Silver deu ruim no microfone de não funcionar quando está conectado na concha mas funciona se eu colocá-lo a parte (direto na entrada do pc).
Entrei em contato com a Kingston/HyperX e eles me responderam pra eu enviar o produto para o suporte técnico para análise e confirmando o problema iriam me enviar outro Headset.
Ok.
Não enviei logo depois deste contato que fiz. Passaram-se 2 meses e respondi o e-mail do contato que eu estava tendo com o suporte técnico perguntando se ainda havia chance de enviar com o mesmo protocolo que foi gerado, fui respondido, nas palavras do e-mail: "Seu Headset modelo HyperX Cloud Silver foi descontinuado da nossa linha e no momento todos os outros Headsets similares estão em falta para reposição, em virtude desta situação atípica, estamos oferecendo a devolução do produto e reembolso do valor pago em conta corrente".

Esse procedimento deles é válido?
Não deveriam enviar um Headset superior ou equivalente só que atual?
Preciso de uma luz nisso, porque postei no Correios ontem e acabou que surgiu essa dúvida um pouco burra hoje.

Obrigado

• Coordenador
  • Solução
Postado

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

Citação

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.

§ 4° Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1° deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1° deste artigo.

Sendo assim, o procedimento da empresa está correto, uma vez que não existe estoque pra reposição e o valor pago vai ser devolvido.

• Obrigado 1
Postado

@Luiz Deserto

Cara, não aceite!

Solicite a correção, você pagou valor X na época e hoje está muito acima disso, por essa condição muitas lojas e marcas estão praticando a "falta de estoque" pra reembolsar o valor pago na época, bata o pé e peça um produto similar ou igual ao que você comprou, independente do valor... 

Postado

@Arthur Guillermo

Essa situação é bem complicada, por exemplo, antes da pandemia e toda essa situação do mundo um produto era R$ 100 e você comprou, logo em seguida veio a pandemia e os preços saltaram absurdamente e o novo preço do produto é R$ 300. Seu produto deu defeito e você acionou a garantia, se você receber R$ 100 (preço pago), você não compra outro produto igual ou equivalente... Eu exigiria um novo produto, igual ou similar, é impossível  uma empresa não possuir estoque de nada, nem do produto igual, similar ou acima...

• Amei 1
Postado

@Arthur Guillermo Eles me reembolsam o valor pago, não o valor corrigido se não me engano. Paguei R$ 255,00 na Black Fraude do ano passado na Amazon rs.

@mick 07 Então se eu bater o pé como o @gustavoomt disse eu estaria apenas me estressando por nada?
Não ta valendo nem um pouco a pena o reembolso.

10 minutos atrás, mick 07 disse:

§ 4° Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1° deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1° deste artigo.

Esse trecho diz que eles teriam me enviar um superior, não?

• Coordenador
Postado
agora, Luiz Deserto disse:

Esse trecho diz que eles teriam me enviar um superior, não?

Perceba que a empresa afirmou que todos os outros headsets similares estão em falta. Você pode até questionar se não enviam um superior, mas por lei vai ter que pagar o diferença de preço, além de correr o risco deles alegarem falta de todos os modelos. A questão aqui é você conseguir provar que eles possuem estoque.

A única coisa que você pode pedir é a correção monetária do valor pago, o que talvez nem valha tanto a pena brigar.

• Coordenador
Postado

@gustavoomt estoque em loja é diferente de estoque em fábrica. Se a empresa tá alegando que falta modelos em estoque e se propõe a ressarcir, caberia a ele provar o contrário, que a empresa tem sim modelo em estoque, ainda que o CDC preveja inversão do ônus da prova, que não é aplicada em todo e qualquer caso, e o consumidor precisa convencer o juiz que o que alega é verossímil. 

Postado
11 minutos atrás, mick 07 disse:

@gustavoomt estoque em loja é diferente de estoque em fábrica. Se a empresa tá alegando que falta modelos em estoque e se propõe a ressarcir, caberia a ele provar o contrário, que a empresa tem sim modelo em estoque, ainda que o CDC preveja inversão do ônus da prova, que não é aplicada em todo e qualquer caso, e o consumidor precisa convencer o juiz que o que alega é verossímil. 

Entendi...
Muito obrigado pela explicação. Agora tudo faz sentido hahaha.
Vou entrar em contato com eles novamente pra ver se é possivel a correção.
Mas no final, o reembolso não valerá nada pra mim, se a correção for muito abaixo.
Vou colocar o tópico como resolvido.
Obrigado mesmo.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!