Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando 1º PC trabalho/gamer


Posts recomendados

Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite, estou querendo montar minha 1ª máquina para trabalho/jogos. Curso Engenharia da Computação, então a maquina precisaria ser capaz de rodar programas pesados como AutoCAD e SolidWorks. Pretendo também jogar jogos mais pesados e da nova geração (com RTX) com desempenho similar aos consoles tal como PS5 e Series X... mas o preço não poderia passar muito além dos 8k. Pretendo também aproveitar a Black Friday para comprar as peças

De alguns meses para cá pesquisei as seguintes peças para a máquina, mas estou aberto a sugestões: (caso tiver link para as peças, ajudaria mais ainda)

 

Processador: Ryzen 7 3700X 32MB 3.6GHz (4.4GHz Max Turbo)

Cooler: Cooler Box

placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4 (Mas não tenho muita certeza sobre esta)

Memoria: XPG Gammix D30, 16GB (2x8GB), 3000MHz, DDR4, CL16

Placa de Vídeo: 2070 Super (O preço anda flutuando muito ultimamente, e não tenho preferência de marca)

Fonte: EVGA 600W 80 Plus White

Gabinete: Basicamente qualquer gabinete decente kkk

Armazenamento: Pretendo colocar um ssd de 240GB para windows e arquivos normais, e mais um NvME de 512gb, mas não manjo muito quanto a isso

 

Estou aberto a sugestões ou aguardar um pouco mais para montar o PC, por causa das novas Placas de vídeo e Processadores

Grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silas Neto Se possível, orientações sobre se a config é boa, se posso melhorar em algum aspecto o caso tenha alguma recomendação

@Yan_ Estava olhando esta fonte: https://www.kabum.com.br/produto/79112/fonte-evga-600w-80-plus-white-100-w1-0600-k   (principalmente pelo preço) mas não sei se é boa ou se deveria pegar alguma melhor

 

Quanto a placa, saberia me recomendar uma boa para essa config ?

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JeanLN Vamos lá:  Processador perfeito (mas não precisa ser o X) e fonte boa, mantenha isso, a RAM e o ssd.

A placa-mãe é péssima pra toda a potência desse Ryzen, nunca mais pense nela. Coloque na sua lista uma legend steel pelo menos.

HD de 1T pelo menos, afinal sua vida vai ser usar o pc, precisa armazenar jogos e estudos. O cooler pode ser melhor, vê um de 3 fans, a não ser que o do box seja bem elogiado.

GPU recomendo ir no tópico específico pra saber a melhor pra sua necessidade.

Bom q o gabinete não é algo superestimado por você, o q couber tá valendo, mas ache um com opção de fans e cable management (a lateral pra organizar cabos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sulize2 disse:

A placa-mãe é péssima pra toda a potência desse Ryzen, nunca mais pense nela. Coloque na sua lista uma legend steel pelo menos.

Eu diria q "péssima" é uma palavra mt forte, essa B450m ficou até razoável depois da ultima atualização de bios. Se seu intuito foi criticar por não suportar um 3700x tudo bem, mas não é uma placa-mãe tão ruim...

 

agora, Sulize2 disse:

HD de 1T pelo menos, afinal sua vida vai ser usar o pc, precisa armazenar jogos e estudos. 

Na verdade isso é bem relativo, um SSD de 480GB me atende perfeitamente, confesso que é bastante espaço...

 

agora, Sulize2 disse:

O cooler pode ser melhor, vê um de 3 fans, a não ser que o do box seja bem elogiado.

Não entendi mt bem essa frase, mas considerando que o 3700x vem com um Wraith Prism isso é um Cooler razoável se for usar o processador em stock.

 

@JeanLN O SSD NVMe não dá ganho de desempenho e, sinceramente, não vale a pena pagar mais caro por um M.2, a diferença é imperceptível, vai por mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silas Neto Sim, já vi vários comparativos de SSD normal e NvME e normalmente a unica diferença era de 1 a no máximo 3 segundos em loading, mas com a chegada de SSD nos consoles, penso que finalmente começarão a otimizar os jogos para uso de um SSD mais rápido (mas isso é suposição minha).

você sabe se o NvME faz diferença no AutoCAD ou SolidWorks ? Caso não seja muita, acho que compensa mais pegar um SSD de 1tb ne ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silas Neto Quanto ao Wraith Prism que vem no 3700X que você mencionou, não pretendo fazer Overclock pois não manjo sobre, mas caso o for fazer, será que apresentaria algum problema ou thermal throttling devido a temperatura ?

@Silas Neto Entendi, muito obrigado pela dica, acho que vou investir em um SSD SATA de 1TB mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silas Neto

25 minutos atrás, Silas Neto disse:

intuito foi criticar por não suportar um 3700x tudo bem, mas não é uma placa-mãe tão ruim...

ruim pro Ryzen dele, boa para os menos potentes.

26 minutos atrás, Silas Neto disse:

um SSD de 480GB me atende perfeitamente, confesso que é bastante espaço...

Ele vai estudar/trabalhar e jogar, aguenta um tempo, mas o certo é um HD de 1T e não um ssd igual ele disse aqui :

 

12 minutos atrás, JeanLN disse:

acho que vou investir em um SSD SATA de 1TB mesmo

E vai precisar fazer backup constantemente dos estudos.

27 minutos atrás, Silas Neto disse:

Não entendi mt bem essa frase, mas considerando que o 3700x vem com um Wraith Prism isso é um Cooler razoável se for usar o processador em stock.

Pois é, eu não vi review do cooler box dele, então foi sugestão, mas deve ser o bastante - a marca sabe o q precisa (falei porque alguns Ryzens anteriores tinha um cooler meia boca, o que certamente não é ocaso desse top de linha)

@JeanLN

15 minutos atrás, JeanLN disse:

será que apresentaria algum problema ou thermal throttling devido a temperatura ?

Não, pode ficar tranquilo, vai aguentar

Vamos levar em conta que ele disse ter 8k pra investir e quer/precisa de uma máquina *****, então sugerir mobo de 600$ pra um processador de 2.4k última geração é tenso. 

SSD normal já atende, esse novo é bobagem pra pagar caro sem ganho real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!