Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em memoria de 3200

Ir à solução Resolvido por Henrique Souza Espindola,

Posts recomendados

Postado

Glr, alguém pode me ajudar a fazer overclock na minha memória RAM XPG Gammix 3200Mhz? Meu PC está rodando apenas a 2400, mas a placa-mãe suporta os 3200 com OC, (é uma a320mk-br da asus) já entrei na bios e aparece a opção D.O.C.P mas só aparece disabled pra selecionar. Ai eu tentei ativar um tal de Ai overclock sla o q, testei 110, 120, 130 nenhum funcionou e tambem mexi na tensão entre 1.20 e 1.30, nenhuma tentativa funcionou, deu uma tela de aviso.
Detalhe, antes de comprar essa de 3200, eu usava uma de 2666 e funcionava normal, não sei se é relevante mas meu processador é um a6 9500 ;-

Postado

cara voce devia ter olhado as configurações desse processador

Velocidade máxima da memória

Up to 2400MHz
ou seja, ele so vai ate 2400 mhz então n da pra fazer overclock, so se sua memoria fosse inferior ai fazia pra 2400 mhz, nessa sua de 2666 mhz estava usando 2400 mhz do mesmo jeito você q n percebeu olha esse site da fabricante do processador:
https://www.amd.com/pt/products/apu/7th-gen-a6-9500-apu

• Curtir 1
Postado

@BlitzNeki uai, no CPU-Z mostrava 1333mhz, agr n sei
Mas, caso eu faça um upgrade no processador então eu seria liberado a usar esses 3200? um ryzen 5 3600 ou um ryzen 7 3700 por ex

Postado

depende da placa-mãe também e depende do processador o amd ryzen 5 3600 vai ate 3200 mhz e o ryzen 7 3700X também, mas frequencia de memoria ram não muda muito, so n pode ser muito baixo, ja na questão do processador recomendo o ryzen 5 3600 porque ele combina com muitas placas de video e como eu n sei a sua ele deve ser a melhor opção, mas se você tiver querendo trocar por causa de velocidade de memoria ram n compensa

Pelo q vi o seu pc guenta o overlock ate 3200 mhz por causa da placa-mãe, mas eu n recomendo porque tb n sei sua fonte

Postado
23 minutos atrás, BlitzNeki disse:

depende da placa-mãe também e depende do processador o amd ryzen 5 3600 vai ate 3200 mhz e o ryzen 7 3700X também, mas frequencia de memoria ram não muda muito, so n pode ser muito baixo, ja na questão do processador recomendo o ryzen 5 3600 porque ele combina com muitas placas de video e como eu n sei a sua ele deve ser a melhor opção, mas se você tiver querendo trocar por causa de velocidade de memoria ram n compensa

Pelo q vi o seu pc guenta o overlock ate 3200 mhz por causa da placa-mãe, mas eu n recomendo porque tb n sei sua fonte

Cara, quanta desinformação, de onde você tirou que o processador só vai até 3200Mhz? E de onde você tirou que o processador dele só vai até 2400Mhz? Essa frequência é a que consta no warranty term da AMD mas o processador dele e os citados aqui podem muito bem ir além disso mas não assegurado pela AMD. O problema dele não é esse.

Não tentou seguir os passos do vídeo que linkei para você no outro post viny? Melhor pedir para alguém que saiba ou pesquisar melhor sobre OC pois mexer com tensão é perigoso, se fizer algo errado pode acabar danificando o seu hardware.

24 minutos atrás, BlitzNeki disse:

mas frequencia de memoria ram não muda muito, so n pode ser muito baixo

Isso também não é verdade. Frequências nos processadores Ryzen afetam bastante o seu desempenho. Uma print antiga mas usual do que estou falando, isso num jogo cpu bound faz mais diferença ainda...

imagem_2020-11-16_182116.png

Postado

@Henrique Souza Espindola Então, não deu por 2 motivos, aquele DRAM calculator não tinha a opção da minha placa-mãe nem pro meu processador, e além disso por algum motivo a tela do aplicativo ficava gigante e a barra pra calcular ficava anexada na barra do windows e não dava pra puxar pra cima :(
Eu achei a opção D.O.C.P, ficava no menu fácil, porém eu não consigo ativar, só aparece desabilitado

• Solução
Postado

Então, acabamos (eu e o viny) por descobrir que essa placa-mãe tem algum tipo de incompatibilidade de frequência com os A-Series fazendo com que fique com a frequência da memória RAM travada em 2400Mhz. Ao usar com um Ryzen o D.O.C.P/ X.M.P funciona normalmente podendo alterar para a frequência que a memória foi estipulada de fábrica ou alterar manualmente para a frequência desejada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...