Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em memoria de 3200


vinysz
Ir à solução Resolvido por Henrique Souza Espindola,

Posts recomendados

Glr, alguém pode me ajudar a fazer overclock na minha memória RAM XPG Gammix 3200Mhz? Meu PC está rodando apenas a 2400, mas a placa-mãe suporta os 3200 com OC, (é uma a320mk-br da asus) já entrei na bios e aparece a opção D.O.C.P mas só aparece disabled pra selecionar. Ai eu tentei ativar um tal de Ai overclock sla o q, testei 110, 120, 130 nenhum funcionou e tambem mexi na tensão entre 1.20 e 1.30, nenhuma tentativa funcionou, deu uma tela de aviso.
Detalhe, antes de comprar essa de 3200, eu usava uma de 2666 e funcionava normal, não sei se é relevante mas meu processador é um a6 9500 ;-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara voce devia ter olhado as configurações desse processador

Velocidade máxima da memória

Up to 2400MHz
ou seja, ele so vai ate 2400 mhz então n da pra fazer overclock, so se sua memoria fosse inferior ai fazia pra 2400 mhz, nessa sua de 2666 mhz estava usando 2400 mhz do mesmo jeito você q n percebeu olha esse site da fabricante do processador:
https://www.amd.com/pt/products/apu/7th-gen-a6-9500-apu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depende da placa-mãe também e depende do processador o amd ryzen 5 3600 vai ate 3200 mhz e o ryzen 7 3700X também, mas frequencia de memoria ram não muda muito, so n pode ser muito baixo, ja na questão do processador recomendo o ryzen 5 3600 porque ele combina com muitas placas de video e como eu n sei a sua ele deve ser a melhor opção, mas se você tiver querendo trocar por causa de velocidade de memoria ram n compensa

Pelo q vi o seu pc guenta o overlock ate 3200 mhz por causa da placa-mãe, mas eu n recomendo porque tb n sei sua fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, BlitzNeki disse:

depende da placa-mãe também e depende do processador o amd ryzen 5 3600 vai ate 3200 mhz e o ryzen 7 3700X também, mas frequencia de memoria ram não muda muito, so n pode ser muito baixo, ja na questão do processador recomendo o ryzen 5 3600 porque ele combina com muitas placas de video e como eu n sei a sua ele deve ser a melhor opção, mas se você tiver querendo trocar por causa de velocidade de memoria ram n compensa

Pelo q vi o seu pc guenta o overlock ate 3200 mhz por causa da placa-mãe, mas eu n recomendo porque tb n sei sua fonte

Cara, quanta desinformação, de onde você tirou que o processador só vai até 3200Mhz? E de onde você tirou que o processador dele só vai até 2400Mhz? Essa frequência é a que consta no warranty term da AMD mas o processador dele e os citados aqui podem muito bem ir além disso mas não assegurado pela AMD. O problema dele não é esse.

Não tentou seguir os passos do vídeo que linkei para você no outro post viny? Melhor pedir para alguém que saiba ou pesquisar melhor sobre OC pois mexer com tensão é perigoso, se fizer algo errado pode acabar danificando o seu hardware.

24 minutos atrás, BlitzNeki disse:

 mas frequencia de memoria ram não muda muito, so n pode ser muito baixo

Isso também não é verdade. Frequências nos processadores Ryzen afetam bastante o seu desempenho. Uma print antiga mas usual do que estou falando, isso num jogo cpu bound faz mais diferença ainda...

 

imagem_2020-11-16_182116.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola Então, não deu por 2 motivos, aquele DRAM calculator não tinha a opção da minha placa-mãe nem pro meu processador, e além disso por algum motivo a tela do aplicativo ficava gigante e a barra pra calcular ficava anexada na barra do windows e não dava pra puxar pra cima :(
Eu achei a opção D.O.C.P, ficava no menu fácil, porém eu não consigo ativar, só aparece desabilitado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Então, acabamos (eu e o viny) por descobrir que essa placa-mãe tem algum tipo de incompatibilidade de frequência com os A-Series fazendo com que fique com a frequência da memória RAM travada em 2400Mhz. Ao usar com um Ryzen o D.O.C.P/ X.M.P funciona normalmente podendo alterar para a frequência que a memória foi estipulada de fábrica ou alterar manualmente para a frequência desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!