Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, venho quebrando cabeça com uma Adega Climatizadora de vinhos que não liga de jeito nenhum.

nela já troquei os Transistor 13005 que um estava em curto outro aberto, troquei as resistências próximos a eles (2K e 2,7K), troquei os 2 transistor C1815 que ficam no secundário ligados ao TL494, inclusive troquei também o TL494 já, Troquei também os capacitores pequenos tanto no primário quanto no secundário (1uF x 50v e 4,7uF x 50) e até agora nada dela voltar a ativa.

Ao energizar a placa ela não solta tensão nenhuma no transformador grande (L2), retirei esse transformador e verifiquei que sem ele ela solta os 165V nele ao energizar e cai pra 0 depois solta outra vez 165v e assim vai, mas quando coloca o trafo ela não dá mais sinal nenhum, porém o trafo aparentemente está ok, bobinas fechadas de ambos os lados, além de que não é comum dar problema de trafo nessas placas (pode ocorrer né)... 

Também foi testado os diodos da entrada IN5399 e o Diodo Duplo que fica no secundário preso a um dissipador, nenhum problema neles.
Essa tá difícil.

Agradeço a quem puder me dar uma luz.

fig20-adega-primario.jpg

fig21-adega-secundario.jpg

• Membro VIP
Postado

💡... azidéia...

Numa análise superficial do esquema, parece (parece) que esta é uma fonte 12...18V...5...10A. Pesquise + sobre esta informação e coloque uma baratśsima fonte por fora.

2428297159_4SZ.jpg

A princípio ela pode ser conectada em : + no K de D01 e - no - de C8

Sobre o mimimi de manter a originalidade e tal não tenho opinião formada 😁

• Coordenador
  • Solução
Postado

@adeilso luis da silva Você trocou os resistores de 2R que estão na base dos transistores?

Aliás, você disse que trocou os resistores de 2K perto dos transistores....

O problema pode estar aí, os resistores são de 2R (2 Ohms), pode colocar resistores de 2,2R tranquilo que o circuito vai oscilar.

PS: Se não trocou o C8 (47uF/25V) no secundário, troque ele também.

• Obrigado 1
Postado
Em 25/11/2020 às 09:40, BCP disse:

@adeilso luis da silva Você trocou os resistores de 2R que estão na base dos transistores?

Aliás, você disse que trocou os resistores de 2K perto dos transistores....

O problema pode estar aí, os resistores são de 2R (2 Ohms), pode colocar resistores de 2,2R tranquilo que o circuito vai oscilar.

PS: Se não trocou o C8 (47uF/25V) no secundário, troque ele também.

Show BCP, realmente o vacilo meu foi esse mesmo pois os resistores que coloquei eram de 2K e os que deveriam serem colocados eram de 2R, diferença de uma letrinha (e algumas cores) que quase comeram meu juízo mas me rendeu uma grande aula.

Obrigado mesmo BCP.

Em tempo... Trabalho muito com reparo de Ar-Condicionado e Geladeiras, se precisar de alguma ajuda com relação a isso pode contar comigo! [email protected]

Em 25/11/2020 às 07:36, .if disse:

💡... azidéia...

Numa análise superficial do esquema, parece (parece) que esta é uma fonte 12...18V...5...10A. Pesquise + sobre esta informação e coloque uma baratśsima fonte por fora.

2428297159_4SZ.jpg

A princípio ela pode ser conectada em : + no K de D01 e - no - de C8

Sobre o mimimi de manter a originalidade e tal não tenho opinião formada 😁

Opa, Então parceiro, só que assim, o que entendi nesse esquema é que não dá pra fazer dessa forma pois ficaria ligada DIRETO no máximo de potência.

Como funciona o sistema (foi o que eu entendi ok, posso estar erradíssimo e se eu estiver me corrijam por favor):

Após a partida (na tomada) o TL494 assume os osciladores que mandam uma tensão para o TRAFO principal, esse por sua vez transforma para os tais 12V do sistema. Ótimo, isso resumido começa o sistema.

MAAAAAAAAASSSSS o controle de temperatura é feito pelo sistema diminuindo o tempo de oscilação do primário da fonte e por sua vez diminuindo a tensão enviada para a pastilha Peltier e seus FAN's. Ao meu entender esse sistema nunca se desliga totalmente, e numa fonte 12V como essa que me indicou o ideal seria fazer um sistema como uma geladeira comum, só setando uma temperatura e ao chegar corta a Peltier e 2, 3ºC acima rearma novamente a Peltier.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Boa análise amigo. De fato não analisei a este nível. Pode ser sim que a pastilha fique meio alimentada o tempo todo com V menor. Pra usar a fonte que sugeri envolveria adaptações adicionais só viáveis em outros níveis. Que bom que solucionou da maneira + fácil 👏🏿 pra você e Brunão.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!