Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia gente.

Estou com um problema que meu PC (que já comprei usado na real) está travando por completo (congelando) em momentos aleatórios, inclusive na área inicial sem estar fazendo nada demais (no máximo um download).  Estou desconfiado que seja a placa de vídeo ou a fonte, torcendo para que seja a segunda. Isso porque, as vezes quando ligo algum outro componente elétrico (luz, ventilador, microondas), a tela pisca preto rapidamente e logo voltava. Minha placa é uma RX 570 e a fonte uma EVGA 400w 80plus. Ontem a noite removi a RX 570 e coloquei uma Geforce 210 para ver se travava, e parou.

Bom, como teste inicial estava pensando em utilizar duas fontes. A EVGA alimentaria somente a RX 570. Mas seria uma genérica de 350W (não reais, muito provavelmente) que alimentaria todos os demais componentes: placa-mãe, 2x4GB ddr3, Xeon 3440 stock, seu cooler e uma placa de rede. Meu receio inicial é que... bem, essa fonte não consiga dar conta desses itens e acabe ferrando mais ainda. Nesses tempos de isolamento não acredito que conseguiria outra fonte emprestada, então me parece o teste mais viável a se fazer.

Por favor, comentem se é possível que essa fonte dê conta desse teste ou possíveis outros testes que eu possa fazer. Havia comprado vários jogos em super promoções e agora estou triste de não poder joga-los hahaah.

Valeu gente

Postado

Pelo sintoma da tela piscar preta ao ligar algum equipamento, acho que é a fonte que deve estar com os capacitores de entrada ruins, dai qualquer queda de tensão na rede a fonte não consegue manter as tensões estáveis e em casos mais sérios a fonte ate desliga o PC.

A causa mais comum pra estragar os capacitores de uma fonte é se ela foi usada com estabilizador de tensão.

Não recomendo ligar 2 fontes, pois se a fonte genérica arriar na tensão de 12V a fonte EVGA vai mandar corrente pra compensar e vai ser como se a placa de video estivesse alimentando o PC, onde normalmente é o contrario... com isso a chance de estourar algum componente é grande.

Postado

@donzomaker Então, chegaram a me sugerir isso já. O problema é que esse problema acontecia na outra casa que eu estava também. Ter o mesmo problema em duas casas diferentes e ser a energia... seria muito azar.

Quando esse congelamento ocorre, as luzes que mostram que o PC está acessando o HD também param. Então, seila, da minha "leiguisse" parece que não é algo relacionado à placa de vídeo.

Eu gostaria muito de uma resposta mais direcionada a possibilidade de testar com duas fontes como relatei, se isso daria algum possível ruim e tal...

@F4b10 Nossa, isso realmente parece problemático :( . Bom, acho que o melhor é ver se de alguma forma consigo emprestada uma fonte de qualidade para testar e ver se é esse o problema. Do jeito que as coisas estão agora e com minha condição financeira apertada, não consigo me dar ao luxo de simplesmente comprar uma fonte e o problema potencialmente não ser esse.

De qualquer forma, qual fonte vocês acreditam ser recomendada para o setup que mencionei?

Valeu pela ajuda, gente. Conseguindo testar eu atualizo as informações.

Postado
3 horas atrás, LFelixD disse:

@donzomaker Então, chegaram a me sugerir isso já. O problema é que esse problema acontecia na outra casa que eu estava também. Ter o mesmo problema em duas casas diferentes e ser a energia... seria muito azar.

Quando esse congelamento ocorre, as luzes que mostram que o PC está acessando o HD também param. Então, seila, da minha "leiguisse" parece que não é algo relacionado à placa de vídeo.

Eu gostaria muito de uma resposta mais direcionada a possibilidade de testar com duas fontes como relatei, se isso daria algum possível ruim e tal...

@F4b10 Nossa, isso realmente parece problemático :( . Bom, acho que o melhor é ver se de alguma forma consigo emprestada uma fonte de qualidade para testar e ver se é esse o problema. Do jeito que as coisas estão agora e com minha condição financeira apertada, não consigo me dar ao luxo de simplesmente comprar uma fonte e o problema potencialmente não ser esse.

De qualquer forma, qual fonte vocês acreditam ser recomendada para o setup que mencionei?

Valeu pela ajuda, gente. Conseguindo testar eu atualizo as informações.

A forma mais segura é arrumar uma fonte e ver se é ela. Porém quando liga algo em sua casa tipo microondas e isso interefere no PC, é um mal sinal. É algo que não está bem dimensionado

Postado
23 minutos atrás, donzomaker disse:

A forma mais segura é arrumar uma fonte e ver se é ela. Porém quando liga algo em sua casa tipo microondas e isso interefere no PC, é um mal sinal. É algo que não está bem dimensionado

Entendi. Cara, a casa é alugada. Em algum momento vou dar um toque na imobiliária, talvez. Valeu pelo toque, se eu o fizer comento aqui no que deu.

• 2 semanas depois...
Postado

Só pra trazer uma atualização: este é o erro que ocorre ocasionalmente, geralmente quando jogo. Na imagem abaixo, estava na área inicial de Dead Space 1 e, após um acontecimento, deu essa "piscada" na tela. Nesse momento o som também para, mas o jogo segue rodando mesmo durante esse erro, o que me faz ter a esperança de que não é a Placa de Vídeo. Pelo que percebo, esse erro é mais recorrente quando os Frames estão altos (como no DS1 que chega perto de 200fps), MAS também ocorre quando estão travados ou abaixo de 60 (menu de Rise of the Tomb Raider, Partida de BF1, emulador de PS2, etc). Lembrando: esse erro também pode acontecer (embora ultimamente não tem ocorrido) quando ligo ventilador, acendo uma lampada ou algo do tipo.
Vocês acha m que pode ser mais um indício de que é a fonte? Vou ver se essa semana encontro uma pessoa com possibilidade   de testar fonte e colocar outra placa de vídeo no PC, rodar uns jogos e testar.

https://youtu.be/flv3A9WYvIQ

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!