Ir ao conteúdo

Memórias RAM são todas iguais (dadas as devidas separações)?

Ir à solução Resolvido por Lost Byte,

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em comprar um par de memórias da Corsair (2x4gb DDR3 1333mhz), porém eu já tenho um pente de 4gb da Markvision que funciona muito bem e vi um pente de 8gb da mesma marca e fiquei tentado a comprar.

Mas as minhas dúvidas são: os pentes DDR3 1333mhz da Markvision são todos iguais?

Vale a pena pegar 2 pentes de memória RAM da Corsair ou o pente de 8gb da Markvision e ficar com 12gb de RAM no PC?

Postado

@jjevil O ideal é ter memorias da mesma frequência e do mesmo tamanho (GBs) para que ative o Dual Channel, no caso de por uma memoria de 8GB e uma de 4GB vai ativar o Flex Mode que tem menos desempenho que o Dual Channel mas é melhor que single channel.

O melhor é comprar um pente de 8GB, e não pague muito caro nessas memorias DDR3 não viu, no aliexpress da para achar umas bem baratas.

• Curtir 2
Postado

@PlayerUzumaki Obrigado pela resposta.

Mas ainda fiquei com uma dúvida: o pente de 8gb da Markvision só tem a diferença de ser o dobro da minha memória atual ou eu tenho que ser cauteloso no caso de ser um tipo diferente (chips diferentes ou algo mais avançado), mesmo sendo DDR3?

Postado

Cara você vai fazer a maior meleca no PC e não vai ter garantia de que está funcionando corretamente. Ate mesmo algumas memórias da mesma marca podem ter algumas especificações diferentes. O ideal é que você compre sempre 2 memórias mais parecidas possíveis. Te aconselho juntar uma grana e vender sua memória atual, e então comprar 2 memórias de 8GB 1333mhz da mesma marca, mesmo modelo no mesmo vendedor.

Um bom exemplo do que poderia dar errado são as latências de memória, se você misturar qualquer outra memória com essa que você já tem e as latências forem diferentes você pode sofrer com desempenho. Não adianta ter mais memória se elas não vão trabalhar bem.

• Curtir 1
Postado

@euqiak pode ser também.

No caso eu estava pensando em economizar um pouco. Pois eu já tenho um pente e queria evitar um possível gasto desnecessário com outro par de outra marca.

Obrigado pela dica.

Postado

@jjevil Tem diferenças na fabricação e outras também que não são importantes.

2 minutos atrás, euqiak disse:

Cara você vai fazer a maior meleca no PC e não vai ter garantia de que está funcionando corretamente. Ate mesmo algumas memórias da mesma marca podem ter algumas especificações diferentes. O ideal é que você compre sempre 2 memórias mais parecidas possíveis. Te aconselho juntar uma grana e vender sua memória atual, e então comprar 2 memórias de 8GB 1333mhz da mesma marca, mesmo modelo no mesmo vendedor.

Um bom exemplo do que poderia dar errado são as latências de memória, se você misturar qualquer outra memória com essa que você já tem e as latências forem diferentes você pode sofrer com desempenho. Não adianta ter mais memória se elas não vão trabalhar bem.

@euqiak Amigo isso é DDR3 não DDR2 ou DDR onde qualquer coisa dava problema, é raro ter problemas de compatibilidade com memorias DDR3 e DDR4 só marcas chinesas que é roleta russa.

4 minutos atrás, euqiak disse:

Um bom exemplo do que poderia dar errado são as latências de memória, se você misturar qualquer outra memória com essa que você já tem e as latências forem diferentes você pode sofrer com desempenho. Não adianta ter mais memória se elas não vão trabalhar bem

em PCs intel isso não faz tanta diferença, só em Ryzen que é essencial ter memorias mais rápidas o possível.

• Curtir 1
Postado

@euqiak A perda de desempenho é mínima, não vale a pena gastar muito dinheiro em DDR3, quanto mais economizar melhor (tanto que pegue algo que tenha o mínimo de qualidade).

Eu ainda voto em pegar um pente de 8GB e se der necessidade no futuro pegar outro.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki justamente por ser uma tecnologia defasada ja, qualquer perda de desempenho por mínima que seja ele vai sentir muito, se ele for ficar com esse setup por muito tempo ainda compensa em investir em 2 pentes de 8GB identicos, e se possível 1600mhz.

• Curtir 1
Postado

@euqiak A diferença entre essas duas memorias e de menos de 5% em ganha de desempenho, não é um investimento muito inteligente, ainda mais se tiver comprando memorais do Mercado Livre que custam uma fortuna que não valem.

• Curtir 1
Postado

@euqiak minha placa-mãe é limitada à 1333mhz, então mesmo que eu gaste com uma memória de 1600mhz ela vai limitá-lo.

Meu plano é trocar tudo, se possível, no ano que vem. 

No momento só estou pensando nos módulos que vou comprar.

@PlayerUzumaki memória RAM tá uma fortuninha mesmo, por isso pensei no módulo de 8gb ao invés do par da Corsair.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, euqiak disse:

@PlayerUzumaki Não importa se é DDR 7000, memórias de tamanhos diferentes, latências diferentes e marcas diferentes sempre vão lhe dar algum tipo de desempenho inferior:

@euqiak No próprio vídeo ele demonstra que a diferença de desempenho é pequena na maioria dos casos, isso porque ele testou casos bem extremos. Não acho que vá dar "meleca" no pc, no pior dos casos compra um pente de 8 agora e depois troca o de 4 por um outro de 8, ou até mesmo deixa apenas o de 8. Não há risco nenhum de estragar o computador em nenhuma situação, e a chance de que as memórias trabalhem adequadamente é muito grande.

4 horas atrás, euqiak disse:

justamente por ser uma tecnologia defasada ja, qualquer perda de desempenho por mínima que seja ele vai sentir muito,

Acho que não, 5% de perda é 5% não importando se você tem um pc high end ou de 2007.

• Solução
Postado
10 horas atrás, jjevil disse:

os pentes DDR3 1333mhz da Markvision são todos iguais?

Toda marca pode lançar diferentes modelos com cada um deles tendo diferentes especificações. Quando é de mesma marca e tecnologia, geralmente são mais similares em certos pontos, como a construção e peças usadas na fabricação, porém não se pode dizer que são iguais.

Por exemplo, meu PC tem 4 pentes de RAM marca Corsair, todos 4GB 1600MHz, DDR3, mesma aparência externa e tal, mas apenas uma delas é dual rank, o que já significa uma diferença notável.

10 horas atrás, jjevil disse:

Vale a pena pegar 2 pentes de memória RAM da Corsair ou o pente de 8gb da Markvision e ficar com 12gb de RAM no PC?

Depende do valor, mas eu mesmo eu optaria em ficar com 12GB. Mesmo que não sejam mesmo modelo/linha, sendo de mesma marca e se ainda caso for de mesma frequência, as chances de dar certo são altas.

Caso aconteça algo errado, talvez você pode pedir a devolução da compra se possível.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!