Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos. preciso de uma ajuda para uma projeto que estou pretendendo montar. Estou buscando rooteadores em Mesh para implementar em um espaço que será necessário no máximo uns três pontos.

Estou pensando em comprar o modelo:

Roteador Tp-link Deco M5 Ac1300 Dual Band Mesh

Porém gostaria de saber se existe outras opções com melhor desempenho.

Um detalhe importante, essa rede ficara aberta então terá que suporta em uma média de 200 pessoas conectadas simultaneamente.

• Membro VIP
Postado

Esse espaço, as pessoas vão se movimentar muito nele? Se não, uma rede mesh não é necessária. Com algumas unidades mais parrudas da Ubiquiti você já resolve o problema.

Redes mesh não são tão focadas em alto volume de usuários mas sim na mobilidade. Para alto volume de usuarios o melhor é um sistema com controladora separada. Existe várias marcas que oferecem esse tipo de suporte como a propria Ubiquiti, Cisco, Aruba, e Juniper.

Contudo o preço dessas soluções é bem mais alto do que os sistemas residenciais.

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, henriquelucasdesousa disse:

Fala @sdriver, beleza? Cara, vou precisar tanto de mobilidade como de quantidade de usuários conectados. Já ouvi falar da Ubiquiti, sabe me falar alguns modelos específicos que aguente essa quantidade de usuários? Tanto dos roteadores como das controladoras?

Aí o interessante é voce procurar uma revenda especializada que vão te dar orientação de qual modelo e marca vão ser os ideais para sua aplicação. Até porque sistema com controladoras requer ajustes finos para uma alta quantidade de usuários.  Além disso, um site survey é importante para saber quais tipos de interferência pode haver e a única coisa que você informou é que é "um espaço" mas sem dizer a metragem, que "serão aproximadamente 200 usuários simultâneos que vão se movimentar no local " mas sem dizer qual tipo de uso será feito, sem dizer o tipo e tamanho do link da internet ou se usaram intranet, se serão celulares ou computadores em maior volume, etc.

Esse tipo de coisa é material para um projeto de rede, aqui no fórum a gente pode no máximo apontar um caminho, mas se você simplesmente colocar 200 usuários pendurados numa mesma rede sem cuidados com broadcast/vlan, com limite de banda e um firewall (só pra citar os mais críticos), a receita de desastre está feita. 

• Curtir 1
Postado

Fala @sdriver, entendi. Deixa eu te explicar melhor. Estou precisando implementar um rede para clientes em um Supermercado que hoje utiliza uns hotspot da intelbras.

Porém devido a quantidade de clientes que circulam, os hostspot não suportam.

Referente a metragem do local é algo em torno de uns 2000 m quadrados em um espaço dividido por prateleiras de metal, porém no alto um campo aberto sem paredes. Esse link  em Fibra Ótica  de 80MB, apenas para clientes, ou seja apenas celulares vão se conectar.

Como falado anteriormente, os hostspot dão conta do recado apenas se estiverem ligados em um rede fechada (com senha), pois nesse cenário, nem todos os clientes usam o wifi e só aqueles que realmente vão se conectar pedem a senha, mais em rede aberta onde todo celular se conecta? O Hotspot travam.

@sdriver Ai como te falei, estava optando por uma rede em Mesh justamente pela mobilidade que as pessoas tem dentro do Supermercado, um dos pontos negativos do hotspot é justamente na mobilidade, as vezes acontece do cliente sair do HOSTPOT1 que está com sinal ruim, entrar na área de cobertura do HOTSPOT 2 e mesmo assim continuar conectado no que tem o sinal pior. 

Já no mesh isso seria corrigido. Os Mesh mais robustos em questão de pessoas conectadas foi o TP-LInk com 100 usuários simultâneos. Estou vendo um modelo do ubiquiti porém não conheço a marca, sei que os produtos são muito bons, mais nunca utilizei deles. 

• Membro VIP
Postado

Todas as marcas que mencionei como a própria Ubiquiti já fazem mesh muito antes do termo ter nascido. Os clientes não vão perder sinal. Outra vantagem do Ubiquiti é que ele tem a controladora por software via website, não é necessário uma controladora física.

Postado

@henriquelucasdesousa  Olá amigo, tudo bem? Para este seu caso eu recomendo você trabalhar com o ruckus ou aruba, ambos são superiores em questão de transmissão WIFI x Clientes conectados, porém, o preço é mais alto. Em questão do Unifi você teria que procurar as linhas hd pro ou superior para lhe dar uma experiência igual ou um pouco inferir ao ruckus.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...