Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O tearing que acontece nos Jogos é devido a um descasamento da velocidade de frequência do monitor combos frames gerados pela placa de vídeo. Se o monitor não tem nenhuma das duas tecnologias, mas limitar o jogo a rodar a 60fps (num monitor de 60hz), esse problema ainda existirá? 

O tearing ocorre somente em jogos ou em vídeos também (streaming)? 

• Membro VIP
Postado

Antes dos G e free, sempre existiu o V-Sync pelo Windows. O V-sync ao contrario do que o folclore popular pensa, não opera a 60hz. Ele opera na frequência do monitor. Então se você tem uma tela 144hz, vai ser essa a frequência.

E para funcionar sem tearing você precisa ativar ele ou no driver de video ou manualmente em cada jogo.

Desde que seu pc possa criar a mesma quantidade de quadros que o monitor suporta, o tearing fica quase zero. E lembrando que o a maior diferença do V-sync para as versões da AMD e Nividia é que ele não tem taxa dinâmica.

Postado
49 minutos atrás, mineirimbb disse:

Se o monitor não tem nenhuma das duas tecnologias, mas limitar o jogo a rodar a 60fps (num monitor de 60hz), esse problema ainda existirá? 

Nesse caso o que acontece é stuttering, caso a taxa caia abaixo de 60. Um ou mais quadros saem repetidos, dando uma sensação de travadinha rápida. Tearing acontece especificamente quanto o fps está acima da taxa do monitor

49 minutos atrás, mineirimbb disse:

O tearing ocorre somente em jogos ou em vídeos também (streaming)? 

Também ocorre, mas dependendo da forma que você gravar e transmitir, fica bem mascarado.

20 minutos atrás, sdriver disse:

E lembrando que o a maior diferença do V-sync para as versões da AMD e Nividia é que ele não tem taxa dinâmica.

O VSync pré-renderiza 1 quadro e deixa 'pronto' pra mostrar na tela no momento certo. O problema é que, em alguns casos, isso adiciona um atraso de entrada significativo (quer dizer, dá pra sentir um delay entre mover o mouse ou acionar o teclado e o jogo responder). Dependendo da qualidade da implementação do VSync no jogo, esse delay varia de quase imperceptível a até grotesco, a ponto de praticamente impossibilitar jogar com o VSync ligado.  Com o FreeSync/G-Sync, não tem esse quadro pré-renderizado, o que elimina o atraso de entrada.

• Curtir 3
Postado

@sdriver V-Sync pode ser ajustado para a taxa de frames que você precisa, não só a taxa fixa do monitor. 

@mineirimbb V-Sync, apesar do nome, não sincroniza os frames com o a taxa de atualização do monitor. Ele apenas limita o número de frames enviados por segundo a um valor fixo (pode ser 30, 60, etc.). Isso não elimina o tearing porque o tearing acontece quando um frame é enviado ao monitor no momento que ele estava desenhando o frame anterior, fazendo que parte do que é exibido na tela seja de um frame e parte seja do outro. O tearing é reduzido, sim, mas não tão bem quanto se utilizarmos adaptive sync (Free/G-Sync). Essa tecnologia sincroniza o envio de frames com o buffer do monitor. Não é necessário ter um PC capaz de rodar todos os jogos na taxa de atualização máxima do monitor como alguns imaginam, mas sim que consiga atingir a taxa mínima que o driver puder suportar. Mesmo quem consegue rodar constantemente a 144 Hz, por exemplo, ainda experimentará framedrops durante o uso e mesmo assim as chances de tearing são minimizadas pela tecnologia. O que importa é que a GPU envie o frame pronto somente quando o buffer estiver pronto para receber.

Esmiucei a internet procurando um vídeo explicando o processo que postei aqui outro dia. Ele mostra como funciona o frame time e como cada uma das tecnologias funciona. Tem vários vídeos, mas esse que eu queria era o mais simples de entender. Recomendo que pesquise e verá como funciona.

3 horas atrás, Shaman93 disse:

O VSync pré-renderiza 1 quadro e deixa 'pronto' pra mostrar na tela no momento certo. O problema é que, em alguns casos, isso adiciona um atraso de entrada significativo (quer dizer, dá pra sentir um delay entre mover o mouse ou acionar o teclado e o jogo responder). Dependendo da qualidade da implementação do VSync no jogo, esse delay varia de quase imperceptível a até grotesco, a ponto de praticamente impossibilitar jogar com o VSync ligado.  Com o FreeSync/G-Sync, não tem esse quadro pré-renderizado, o que elimina o atraso de entrada.

Ainda há algum atraso de entrada tanto no Free quanto no G-Sync. Por isso ambas as empresas criaram uma alternativa que reduz esse efeito.

Achei o vídeo sobre o assunto que explica tudo que eu havia dito em cima e cobre também essa questão do imput lag:

Spoiler

Postado
55 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@sdriver V-Sync pode ser ajustado para a taxa de frames que você precisa, não só a taxa fixa do monitor. 

Nunca vi, como? Aqui só conheço as opções "ligado" e "desligado" e o fps sempre trava na taxa do monitor. Se eu deixo 75 Hz fica em 75 fps, se baixo pra 60 Hz vai pra 60 fps. Alguns poucos jogos (GTA V é um exemplo) ainda tem as opções de "1/2 sync" e "1/4 sync", pra travar na metade ou 1/4 da taxa (efetivamente repetindo cada frame 2 ou 4 vezes), mas sempre tendo como base a própria taxa do monitor. Agora fiquei curioso.

V-Sync, apesar do nome, não sincroniza os frames com o a taxa de atualização do monitor. Ele apenas limita o número de frames enviados por segundo a um valor fixo (pode ser 30, 60, etc.). Isso não elimina o tearing porque o tearing acontece quando um frame é enviado ao monitor no momento que ele estava desenhando o frame anterior, fazendo que parte do que é exibido na tela seja de um frame e parte seja do outro. O tearing é reduzido, sim, mas não tão bem quanto se utilizarmos adaptive sync (Free/G-Sync).

Você tem alguma referência pra embasar essas afirmações? Não acho que seja o que ocorre, e nem é o que observo aqui. Pode fazer um teste aí, liga o VSync e joga uma meia hora, depois desliga, capa em 60 fps e joga mais meia hora... A diferença vai ser visível. Inclusive, com FreeSync ligado, tenho que capar em 73 fps, se boto 75 ainda tenho tearing. Se ligo o VSync vai a 75 e fica sem tearing (e com input lag absurdamente maior, impossível jogar jogos competitivos)... O VSync não só capa o fps, como também sincroniza o frame com o momento de atualização do monitor. Não sei se você mandou errado, mas o vídeo que postou também afirma o oposto... Cito:

Citação

3:05 "At no point during the refresh is the second buffer updated, so the display only shows data from one fully rendered frame and as a result you don't get tearing from an update mid way thru the refresh"

Eu nunca vi tearing com VSync ligado, ele elimina completamente. A vantagem do FreeSync/G-Sync frente ao VSync não é que elimina "mais" o tearing, mas muito mais a questão da diminuição no atraso de entrada, que chega a ser na faixa de 10 vezes menor que com o VSync ligado. Além disso ativamente elimina o stuttering causado pelo VSync quando a taxa gerada pela GPU cai abaixo da do monitor, coisa que o VSync não faz (nessa situação ele repete 1 quadro e gera stuttering). O jogo fica muito mais fluído na situação em que você não consegue manter a mesma taxa do monitor e fica tendo quedas. Nos cenários em que a GPU consegue manter a taxa com folga, a vantagem é menor.

Ainda há algum atraso de entrada tanto no Free quanto no G-Sync. Por isso ambas as empresas criaram uma alternativa que reduz esse efeito.

Sim, mas minúsculo em comparação. A hierarquia de atraso de entrada, do melhor ao pior, é assim: fps destravado > FreeSync/G-Sync (fps destravado) > fps travado > VSync. No vídeo ele menciona que o VSync adiciona 16,7 ms de atraso, mas na prática é sempre mais que o dobro disso, mesmo numa implementação muito bem acabada, chegando a mais de 100 ms em alguns casos.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Shaman93 disse:

Nunca vi, como? Aqui só conheço as opções "ligado" e "desligado" e o fps sempre trava na taxa do monitor. Se eu deixo 75 Hz fica em 75 fps, se baixo pra 60 Hz vai pra 60 fps. Alguns poucos jogos (GTA V é um exemplo) ainda tem as opções de "1/2 sync" e "1/4 sync", pra travar na metade ou 1/4 da taxa (efetivamente repetindo cada frame 2 ou 4 vezes), mas sempre tendo como base a própria taxa do monitor. Agora fiquei curioso.

Tem dentro de alguns jogos, mas também no Nvidia CP. Já tive que utilizar essa opção quando estava com GPU fraca para evitar o excesso de framedrops e outros problemas. Alguns jogos (olá bioware) isso não funciona perfeitamente porque há algum bug no jogo, mas no geral você tem a opção de definir V-Sync a 60 ou 30 FPS (não sei outras taxas porque nunca tive monitor com mais do que 60 Hz).

35 minutos atrás, Shaman93 disse:

Você tem alguma referência pra embasar essas afirmações? Não acho que seja o que ocorre, e nem é o que observo aqui. Pode fazer um teste aí, liga o VSync e joga uma meia hora, depois desliga, capa em 60 fps e joga mais meia hora... A diferença vai ser visível. Inclusive, com FreeSync ligado, tenho que capar em 73 fps, se boto 75 ainda tenho tearing. Se ligo o VSync vai a 75 e fica sem tearing (e com input lag absurdamente maior, impossível jogar jogos competitivos)... O VSync não só capa o fps, como também sincroniza o frame com o momento de atualização do monitor. Não sei se você mandou errado, mas o vídeo que postou também afirma o oposto... Cito:

Concordo. Erro de interpretação meu. O Vsync sincroniza sim.

41 minutos atrás, Shaman93 disse:

Sim, mas minúsculo em comparação. A hierarquia de atraso de entrada, do melhor ao pior, é assim: fps destravado > FreeSync/G-Sync (fps destravado) > fps travado > VSync. No vídeo ele menciona que o VSync adiciona 16,7 ms de atraso, mas na prática é sempre mais que o dobro disso, mesmo numa implementação muito bem acabada, chegando a mais de 100 ms em alguns casos.

Essa parte eu não sabia. Como não jogo jogos competitivos só observo o assunto através de matérias oportunas. Nem consegui lembrar o nome do tal Fast Sync sem rever o vídeo. Sobre a hierarquia de qual é melhor e qual é pior eu concordo também. Muitas pessoas, inclusive, acham que podem ligar as duas tecnologias simultaneamente e vai ficar "melhor", quando na verdade uma reduz a funcionalidade da outra e adiciona ainda mais input lag. Não é isso?

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Essa parte eu não sabia. Como não jogo jogos competitivos só observo o assunto através de matérias oportunas. Nem consegui lembrar o nome do tal Fast Sync sem rever o vídeo.

O que o Fast Sync/Enhanced Sync fazem é não capar o fps, mas manter ilimitado e "escolher" quais os frames vão ser mandados pro monitor. Essa escolha ainda tem algum custo computacional e adiciona atraso na entrada, mas bem menos que o VSync e mesmo fps travado, que mandam um comando "espere" pra GPU a cada quadro. Se por um lado tem a vantagem de diminuir o input lag e eliminar o tearing, por outro não traz o mesmo benefício do VSync ou capar fps de reduzir o trabalho da GPU, então ela continua trabalhando a toda e aquecendo como se o fps estivesse destravado. E também tem um pulo do gato: pra funcionarem bem (com input lag bem reduzido), o ideal é o fps estar na casa do dobro pra mais da taxa de atualização do monitor. Quando fica muito próximo, é como se a GPU tivesse poucas opções de "escolha" de frame, o processo de decisão de qual pegar fica mais complexo, e o input lag vai se aproximando ao do VSync.

27 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Muitas pessoas, inclusive, acham que podem ligar as duas tecnologias simultaneamente e vai ficar "melhor", quando na verdade uma reduz a funcionalidade da outra e adiciona ainda mais input lag. Não é isso?

VSync com FreeSync/G-Sync realmente não faz sentido, acredito o efeito seja como se desligasse o FreeSync/G-Sync em detrimento do VSync. Mas com o Enhanced Sync/Fast Sync pode fazer sentido: se a taxa estiver dentro do intervalo do FreeSync/G-Sync, ele fica ativado; quando a taxa sai dessa faixa, ele ativa o Enhanced Sync/Fast Sync.

Aqui eu dou prioridade por fps destravado em jogos competitivos, e engulo o tearing, e uso FreeSync + fps travado (pra nunca passar da taxa do FreeSync) nos demais.

Uma coisa meio chata dos monitores FreeSync (mas não FreeSync 2...) é que se o fps cai abaixo da taxa mínima, tem tearing de novo. Por exemplo, meu monitor tem a taxa de 40 a 75 Hz; se cai a 30 fps, eu tenho tearing. Uma forma de acabar com esse efeito "na marra" é modificar as propriedades do monitor (usando o CRU por exemplo ou o próprio painel da AMD) pra estender a faixa do FreeSync. Quando a taxa mínima é metade ou menos da taxa máxima, o driver passa a usar o LFC (Low Framerate Compensation), que tem uma lógica parecida à do VSync: repetir quadros, em vez de deixar os rasgos. Então se a taxa cai a 30, ele adapta a atualização do monitor pra 60 e mostra os quadros 2 vezes. Como isso envolve alteração das propriedades do monitor, o resultado é variável: enquanto alguns monitores se adaptam bem em estender o intervalo do FreeSync em 20+ Hz, outros não conseguem baixar nem 5. Mais ou menos como com os OCs pra aumentar a taxa de atualização. Nos monitores FreeSync 2 isso não ocorre justamente porque a taxa mínima ser metade ou menos da taxa máxima (ou seja, ter suporte "nativo" ao LFC) é um dos requisitos pra ele ser certificado.

• Curtir 1
Postado

Ia responder por partes, mas a resposta ia ser a mesma. A questão de deixar a GPU renderizar solto e consequentemente estressá-la poderia ser abrandada/solucionada definindo uma taxa de frames fixa e isso é possível no NVCP. Até algum tempo atrás tínhamos um programa que fazia as configurações todas da GPU, mas acho que foi abandonado e nunca mais ouvi falar de atualizações dele. Ele permitia, por exemplo, escolher recursos gráficos específicos até para jogos que não tinham suporte. O NVCP tem algumas coisas assim, mas esse outro programa era muito mais completo e era da própria Nvidia. Seja como for, ainda dá para mudar algumas coisas de frame rate pelo NVCP.

13 minutos atrás, Shaman93 disse:

Uma coisa meio chata dos monitores FreeSync (mas não FreeSync 2...) é que se o fps cai abaixo da taxa mínima, tem tearing de novo. Por exemplo, meu monitor tem a taxa de 40 a 75 Hz; se cai a 30 fps, eu tenho tearing. Uma forma de acabar com esse efeito "na marra" é modificar as propriedades do monitor (usando o CRU por exemplo ou o próprio painel da AMD) pra estender a faixa do FreeSync. Quando a taxa mínima é metade ou menos da taxa máxima, o driver passa a usar o LFC (Low Framerate Compensation), que tem uma lógica parecida à do VSync: repetir quadros, em vez de deixar os rasgos. Então se a taxa cai a 30, ele adapta a atualização do monitor pra 60 e mostra os quadros 2 vezes. Como isso envolve alteração das propriedades do monitor, o resultado é variável: enquanto alguns monitores se adaptam bem em estender o intervalo do FreeSync em 20+ Hz, outros não conseguem baixar nem 5. Mais ou menos como com os OCs pra aumentar a taxa de atualização. Nos monitores FreeSync 2 isso não ocorre justamente porque a taxa mínima ser metade ou menos da taxa máxima (ou seja, ter suporte "nativo" ao LFC) é um dos requisitos pra ele ser certificado.

Ótima informação de se compartilhar. 👏

Nunca nem havia ouvido falar de LFC. 

Esse problema que descreveu, salvo engano, ainda se agrava quando falamos de monitores FS com GPUs Nvidia. Pela compatibilidade ser limitada, é muito comum que o FS perca efeito muito antes de atingir metade da taxa de atualização do monitor. Já vi casos logo depois que a Nvidia liberou o uso em suas GPUs de perda da função a 120 FPS em monitores de 144 Hz. Só não sei se o problema persiste ou se já foi solucionado por drivers.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...