Ir ao conteúdo

Windows não inicia no SSD

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um SSD de 240GB da Crucial e coloquei no slot primário do meu note, um Samsung Np370E4K, e coloquei o HD dele em um adaptador Caddy. Fiz a clonagem dos arquivos do HD para o SSD usando o "EaseUS Todo Backup Free 12.8". Tentei entrar na BIOS dele para alterar a ordem do Boot, mas não achei a opção, então removi o HD e tentei ligar apenas com o SSD, mas não inicializava, até refiz a clonagem achando que poderia ter dado algum erro e eu não ter percebido (já que coloquei para desligar assim que terminasse) mas mesmo após a transferência continua a mesma coisa. Alguém tem alguma ideia do que possa ter ocorrido?

Obs: a mensagem que aparece quando tento ligar sem o HD é "All boot options are tried. Press <F4> key to recover with factory image using Recovery or any other keys for next boot loop iteration."

Desde já, agradeço.

Postado

@SouLegity É como eu disse, eu tentei entrar na BIOS para escolher o SSD, mas não aparece a opção e quando eu tento sem o HD, somente com o SSD, aparece essa mensagem de erro. (E ele utiliza F2)

Postado

@SouLegity Posso não ser nenhum formado em TI, mas sei acessar uma BIOS para alterar o Boot, e só por garantia, eu testei cada uma das teclas ao ligar, do F1 ao F12, e apenas a F2 abriu a BIOS .-.

Postado

@G7 log É como falei, separadamente ele não apareceu nada. Mas irei tentar novamente com os 2 juntos e daqui a pouco respondo.

@G7 log Realmente, não deu/apareceu nada, apenas o F2 abre alguma coisa

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Eu tentei, mas continua aparecendo apenas uma opção. Vou até mandar as informações que aparece nele, talvez possa ajudar a entender o que estou fazendo de errado, porque eu realmente não entendo, segui os passos da clonagem igual aos vídeos que vi, não pulei nem mudei nada, ele está configurado e tudo já, mas não aparece e nem consigo ligar com ele.

IMG_20201209_115134071_HDR.jpg

IMG_20201209_115158663_HDR.jpg

IMG_20201209_115146258_HDR.jpg

IMG_20201209_115223529_HDR.jpg

IMG_20201209_115207662_HDR.jpg

• Moderador
Postado

O BIOS está reconhecendo o WBM (Windows Boot Manager) mas não permite selecionar a unidade, somente os arquivos de inicialização, isso me leva a crer em uma possível limitação do BIOS...

O computador inicia normalmente com o HD? Os problemas ocorrem somente quando o SSD está conectado?

Postado

@GabrielLV Sim, ele liga normalmente no HD, mas quando retiro o mesmo, aparece a mensagem de erro que citei acima. Mas o SSD continua sendo reconhecido, mas não incia.

Para ser mais específico, quando retiro o HD e entro na BIOS, ele nem aparece a opção de Boot, quando clico nela não aparece nada, nem o "Windows Boot Manager" nem a outra opção, não aparece absolutamente nada

• Moderador
  • Solução
Postado

Sinal de que a clonagem não ocorreu corretamente...

Você usou o EaseUS Todo Backup para fazer a clonagem, certo? Esse software não serve para isso mas sim para fazer backup dos seus dados (como o nome sugere), o programa correto para se fazer clonagens é esse: https://br.easeus.com/disk-copy/

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Sim, usei ele porque foi o recomendado em um vídeo que vi. Ele também tem uma opção de clonagem. No vídeo deu certo. Mas irei baixar esse e tentar novamente. Obrigado 😄

Postado

@GabrielLV Deu certo. Não usei esse que você sugeriu porque é pago, usei o Macrium Reflect. Quando transferi com o EaseUS ficou faltando os arquivos de inicialização. Muito obrigado a você e a todos os outros que ofereceram parte do seu precioso tempo para ajudar este pobre leigo. Muitíssimo obrigado :D

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...