Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador apresentava telas azuis após colocar um SSD


Posts recomendados

Boa tarde, eu comprei um  ssd novo e como já precisava formatar o pc decidi instalar o windows nele pra começar a usar a  partir dele, porém no começo eu estava tendo erros de tela azul atikmdag.sys sempre que eu tentava abrir um jogo(mas o resto estava normal), dei uma fuçada,  atualizei o driver e parou com essa tela azul porém o monitor ficou MUITO escuro, mas tipo, MUITO,  e da pra ver que o driver novo tem uma configuração estranha que deve estar causando conflito,  baixei varias versões de drivers e ou davam tela azul ou o monitor ficava estranho, até que eu  baixei o catalyst center e mexi um bocado por lá até conseguir deixar ele menos ruim, em relação a  cor, brilho e tudo mais, eu achei que tinha resolvido o problema, mas, isso foi ontem, e desde  então eu reparei que em videos/gifs/imagens o computador simplesmente trava e reinicia sozinho, sem  nem dar tela azul (mas os logs são gerados) e então eu vim lhe pedir uma grande ajuda. Eu imagino  que o problema esteja no driver, já que, na partição antiga, do hd, do antigo sistema, tudo está  perfeitamente normal, a cor do monitor, não da tela azul, consigo jogar e ver videos, tudo perfeito  até quando testei ontem. Eu tentei usar o driver da mesma versão dele, porém no SSD a mesma versão  do driver, que inclusive é a UNICA que funciona lá no SO do HD (que é o mesmo, windows 7 também) da  tela azul nesse do SSD. Não faço ideia do que fazer, amigo, gostaria de uma luz. Em jogos ele está funcionando perfeitamente, não trava, não laga, a placa de vídeo até esquenta bem e tudo fica tranquilo, mas é aparecer um video na frente que....
 

Vou estar encaminhando o log do blue screen view, no caso, os logs, pois enquanto eu procurava  ajuda pela primeira vez, passei o mouse em um vídeo sem querer e travou e reiniciou. 

Capturar.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os dois logs estão indicando o código 0x0124, que indica uma falha grave de hardware.

 

Informe a configuração completa da sua máquina (marca e modelo do processador, placa-mãe, memória RAM, HD/SSD e fonte de alimentação).

Você usa o PC na tomada ou no estabilizador?

 

Vá em Iniciar > Escreva "histórico de confiabilidade" (sem aspas) e tecle Enter > Clique em cada um dos itens que possuem um X > Tire print e envie-as para este site http://imgur.com/ > Poste o link aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV https://imgur.com/a/PbiAuhX

Meu pc é velhaco, mas tá aí.
MOBO: M5A78L-M/USB3
8GB RAM
2x 1TB HD
1x SSD 240gb
Fonte corsair 500w

Ligo o pc no filtro de linha, um filtro bom.
Mas como eu disse, se eu tiver no mesmo sistema operacional(no HD), com o pc do mesmo jeito, ele funciona normalmente sem nenhum desses erros, porém é no HD e não no SSD, imagino que seja algo "novo", tipo o driver, com algum conflito da formatação recente, ou falta de atualização do windows que eu estou tentando fazer, já fiz a maioria mas não consigo fazer duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Crucial BX500 SSD (CT240BX500SSD1)
HD Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5´, SATA - (ST1000DM010)
Western Digital 1TB Caviar Blue (WD10EZEX)

 

Eu usava apenas UM HD (O da WD) dividido em duas partições. Na black friday eu comprei outro HD(o da seagate) pra ter mais espaço, apenas, e um SSD pra instalar o sistema operacional e usa-lo a partir daí(O mesmo SO, windows 7 nos dois).

Os problemas estão ocorrendo no SSD novo que eu instalei o SO do zero e estou tentando usa-lo. O SO antigo ainda está instalado no HD antigo, ainda não mudei nada lá justamente por saber que sou azarado com muitos problemas e isso me da possibilidades de comparação. 

Os 3 estão ligados, atualmente usando o SSD mas com as limitações de não ver vídeo se não ele trava e reinicia, se eu for pro HD antigo, o sistema está carregado pois uso-o há muito tempo, está lento, então prefiro usar por aqui mesmo com as consequências negativas, mas posso fazer testes comparativos com ele ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1-Baixe o Crucial Storage Executive, vá em S.M.A.R.T. e rode um teste rápido e um teste extenso, veja quais são os resultados:

https://www.crucial.com/support/storage-executive

 

2- Faça um teste de integridade nos seu HDs utilizando o Data Lifeguard Diagnostic: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=en&p=3 Abra-o, selecione seu HD e faça o teste rápido (pode levar alguns minutos) e o teste extenso (esse pode demorar algumas horas). Após a conclusão dos testes, veja se foi indicado algum erro, após isso clique no ícone da folha ao lado de "to View SMART data", tire uma print e poste aqui.


3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Eu tentei usar o site que você me mandou para fazer o upload das fotos, mas como eu disse, se aparecer um gif na frente do meu pc ele pode reiniciar, e ele fez isso as duas vezes que eu tentei, então vou mandar as fotos normalmente. De acordo com o que foi pedido em sequencia:
1- SSD (Que está com problema)

SE1.thumb.JPG.608a8546bd91b9c534b7058d82a3f077.JPGSE2.JPG.805f28f4054f4779ed9a6d97a44a8ea3.JPG


HD antigo(Que está funcionando normal)

1364241325_SEHD.thumb.JPG.d4a65044c1020a4873b406dc5a63626e.JPG

 

2- SSD (Que está com problema)

1116206369_diagssdquick.JPG.b3c4234dcdc547dd2344330d618ae669.JPG1701398053_diagssdextend.JPG.f621c6ec300ef54bec189ca834cc1413.JPG1408378304_diagssd3.JPG.d8b6c5988bc3f8e1f654904eadb1e812.JPG

 

HD antigo (Que está funcionando normal)

647382439_Diaghd(1).JPG.e8090e22f803640561e38c3c6aab9a30.JPG18109103_Diaghd(2).JPG.b52a73e1166b4a257e68c07fc0a82677.JPG

394154241_Diaghd(3).JPG.b86326fbeed143f39c699f47422b1ef0.JPG1703847969_Diaghd(4).JPG.34edbc4f657c55b9c3cd4598539dbaf9.JPG297520338_Diaghd(5).JPG.d5bba9d9fbe7e30e9dfc4469fac78bbf.JPG

 

3- SSD (Que está com problema)

2051422783_crssd.JPG.b6bb95f81559ae9b086cd74f88ca931f.JPG

 

3- HD antigo (Que está funcionando normal)

41621953_crhd.JPG.6a40e2f156fd944454c489cd0bb994a0.JPG

 

Tudo parece confuso pois o que aparentemente poderia estar com defeito é o HD, por ser antigo e não formatado há quase 4 anos, mas como eu disse o HD está normal! O problema é no SSD que parece estar normal.

Você acha viável eu tentar instalar novamente o driver antigo(O mesmo do HD), que estava dando o problema da tela azul (atikmdag.sys) e tentar resolver por ele? Talvez esse driver novo do SSD esteja dando tudo isso de conflito.

E uma outra possibilidade, tem duas atualizações do windows que estão dando falha depois da formatação, muitas foram mas ficou duas que não vão (kb4516065 e kb4535102), tentei baixar até manualmente mas sem sucesso. Acha que podem ser elas as causadoras do conflito?

 

Tenho cada vez mais convicção que o problema está no driver da placa de video pois usei ontem o sistema pelo HD pois queria ver lives e videos e tudo funcionou mais do que perfeitamente sem absolutamente erro algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pergunta, onde os jogos que estão apresentando telas azuis estão instalados? No HD ou no SSD? Você já tentou utilizar esse PC SOMENTE com o SSD conectado?

 

O HD que você disse estar saudável está com badblocks, sendo que isso não tem nada a ver com ele ter sido ou não formatado pois badblocks são danos físicos no prato do disco rígido ("uncorrectable sector count").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Os jogos só dão tela azul no SSD, apenas nele E SE estiver com uma versão antiga do driver instalado. Se tiver com o driver atualizado os jogos funcionam perfeitamente (mas eu não posso ver videos ou gif que o pc trava e reinicia)
 

Eles estão no mesmo HD que o outro SO, o HD com os badblocks, é um hd antigo já então acho aceitável ele estar com algum defeitinho, mas como eu disse, o SO nele funciona normal, os jogos também, videos também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vá em Iniciar > Escreva "CMD" > Clique com o botão direito e selecione "Executar como Administrador" > Digite CHKDSK /R e tecle enter, uma mensagem de confirmação irá aparecer, tecle S e tecle enter e reinicie o computador. O procedimento pode demorar algumas horas, seja paciente e não interrompa o processo.
 

Faça o mesmo com os demais HDs, usando então o comando CHKDSK X: /R (substituindo X: pela letra da unidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Eu tentei fazer esse procedimento pois tinha visto em outro lugar, não sei se isso era pra resolver algo ou apontar algum erro, mas enfim, o procedimento foi concluído com todos os discos rígidos e não resolveu nada. Se apontou algum erro eu não me recordo, de toda forma no SSD tenho certeza que até agora nenhum erro foi apontado pelos programas, pelo menos não de uma forma que eu consiga compreender, afinal o SSD é novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O procedimento analisa o HD em busca de erros e os repara quando é possível.

 

De fato nenhum erro foi apontado no SSD, somente no HD da Western Digital. 

 

Volte no Crucial Store Executive e clique em "Device self-test", selecione o "Extended-test" e clique em "Run Device self-test" e espere rodar até o final, veja se apresentará algum erro. Após isso, clique em S.M.A.R.T. novamente e mande uma foto do começo da página.

 

Após esse teste, recomendo que tente remover seus HDs do computador e utilizar somente o SSD e ver se o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Olá. Peço desculpas pelo espaçamento na mensagem mas eu tive uns problemas sérios que me fizeram ter que ficar fora de casa esses dias todos. Enfim...

As prints estão ai. Eu só não fiz ainda o negócio de remover os HDs e testar só com o SSD, o meu gabinete fica num lugar tão ruim de virar para abri-lo, eu gostaria de testar outras possibilidades antes de ter que mudar algo nele. Não por má vontade, eu imagino que dê pra fazer uma diferença grande esse teste. Tem como eu só "desabilitar" um slot sata pra não reconhece-lo e testar sem ter que "oficialmente" desligar o HD por dentro desconectando os fios?

1.JPG

2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV  Então, como foi custoso remover os HDs e testar apenas com o SSD eu aproveitei pra fazer vários testes enquanto só usava ele, na maioria desligou.

Eu tentei primeiro abrir um vídeo no youtube, e para a minha surpresa não desligou, mas foi só isso o que deu "certo", posteriormente, na ordem de baixo para cima:

Capturar.thumb.JPG.7c196a847862f664b6f33df8aa34fc12.JPG
- Reiniciou ao procurar uma letra de música no google, deve ter sido alguma thumbnail de vídeo que ele tentou reproduzir e travou e reiniciou.

- Reiniciou enquanto eu mexia no facebook, provavelmente algum GIF postado na timeline.
- Reiniciou ao tentar reproduzir uma live na Twitch.

- Reiniciou ao tentar ver um vídeo no whatsapp mesmo.

 

Aquele de ontem com um código diferente foi em uma tentativa de live na twitch mas eu tentei abrir o vídeo em pop-up muito rápido, pois geralmente reinicia ao começar a executar o vídeo, não ao carregar, então no tempo de carregar eu tentei abrir pop-up e acabou reiniciando, pensei que fosse normal mas aparentemente pela print algo foi diferente, mas de toda forma, todos reiniciaram nas situações que eu disse ter testado, as de hoje apenas com o SSD ligado.

 

Edit: Eu ia postar a resposta mais cedo mas devido a chuva acabei ficando sem energia desde o momento a tarde até agora.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todas as telas azuis informadas pelo BlueScreenView continuam relatando o erro 0x0124, que indica uma falha grave de hardware, coincidentemente um dos seus HDs está com defeitos físicos, mas como você disse que já tentou utilizar somente o SSD e o problema persistiu, então iremos analisar outras peças.

 

Antes de tudo, vá em C:\Windows\Minidump > Mova todos os arquivos ali para a área de trabalho > envie-os para o site https://tmpfiles.org/ > Em "download limit" coloque 1 > poste o link de download aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos os arquivos estão indicando a mesma falha, além de indicarem 2 drivers que tem relação com controle de unidades de armazenamento (sendo que esses dois drivers são fornecidos pelo próprio Windows, e não drivers que você pode baixar manualmente) :

 

image.png

image.png

 

Por tanto, estamos com dois culpados: A unidade de armazenamento ou o processador.

 

Baixe o CPU-Z > Vá em Bench > Stress CPU > Deixe rodando por cerca de 5 horas e veja se alguma tela azul ocorre.

https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Meu xará, eu agradeço muito a ajuda até agora mas eu vou desistir... Não pra sempre, mas pelo menos por hora. Sabe, natal tá aí, já já virada do ano, férias, quero aproveitar um pouco e tirar minha cabeça disso. O principal que é jogar eu consigo, e agora consigo ver vídeo no youtube também, então mesmo não podendo ver live na twitch nem gif em lugar nenhum, seja wpp, facebook ou discord, vou esperar passar um pouco o tempo. O meu CPU pode estar pifando como você bem disse, ele é bem velho, não vou tentar estressar ele por 5 horas, prefiro evitar queimar algo nessa pandemia e ficar sem computador, ansioso pra chegar outro, enfim, vou esperar passar um pouco esse período tenso e depois eu volto a tentar mais afundo.

Talvez eu tente umas coisas bobas tipo atualizar o windows, uma versão de driver diferente de novo, mas no geral acho que vou só aceitar e ficar no meu básico jogando um pouco e me contentando com o que eu tenho. No mais, se eu precisar do 100% eu posso voltar pro SO antigo do HD mesmo que demore mais pra ligar lá funciona tudo. Enfim eu agradeço MUITO a atenção e toda a tentativa de ajuda. Não sei se te encontro por aqui quando decidir voltar caso não consiga arrumar, mas enfim, se algo acontecer e eu conseguir eu também posto.
Obrigado de verdade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@GabrielLV Xará, voltei. Eu tinha decidido tentar mexer mais um pouco nisso hoje, afinal é desagradável ter que ficar mudando de sistema operacional só pra ver netflix, já que no outro funciona e nesse não. Eu fiz alguns testes:
- Abri o gerenciador de dispositivos e desinstalei o driver de vídeo que tinha lá, enquanto estava desinstalado TUDO funcionava normalmente no que tange a vídeos, netflix, youtube, twitch, tudo normal, só não abria jogos pesados porque não tinha driver da placa pra isso, mas não reiniciava também.
- Tentei instalar versões diferentes de drivers, com whql e sem, no total testei 3, todas voltamos pra mesma situação de reiniciar o computador
- Reiniciei novamente o computador e ele instalou um driver genérico que tem apresentado erros APENAS ao tentar abrir jogos, que no caso o computador reinicia mas de um jeito diferente, o problema que dá é a famosa tela azul, já que o outro erro simplesmente reiniciava sem sequer aparecer tela azul.

 

Diante desse novo problema eu vou tentar me adiantar um pouco e mandar as prints pra você e aquele temp file da outra vez, pra tentarmos ver o que pode ser, se você puder me ajudar, afinal resolver o outro problema parecia impossível, quem sabe então não conseguimos resolver esse? No caso o problema atual é: Consigo ver videos, gif, séries, tudo normalmente MAS não posso abrir jogos pesados pois da tela azul, na verdade nem a própria steam eu consigo abrir que já dá tela azul.

erro.thumb.jpg.ad230d7bb921089081e12b58a2c29d74.jpg

 

https://tmpfiles.org/download/141568/010821-24445-01.dmp
https://tmpfiles.org/download/141569/010821-25724-01.dmp

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...