Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos do Clube do Hardware!

Podem tentar me auxiliar, por favor? Atualmente tenho internet da Claro no local onde moro. Venho trabalhando HomeOffice normalmente desde o inicio da pandemia. A conexão aos sistemas é feito por meio de VPN (FortClient). Estou de mudança para um novo apartamento, coloquei internet (também da Claro) nesse AP. Em ambos locais, ocorrem perdas de pacote esporádicos, porém, no novo apartamento sempre que um pacote é perdido (evidência abaixo), a conexão da VPN é desfeita. Isso ocorre independente do tipo de conexão (cabeada ou Wifi). A configuração da VPN está idêntica.

https://imgur.com/cKNptIC

Alguma sugestão do que posso fazer para avaliar que problema é esse?

Agradeço qualquer opinião! Muito obrigado!

Postado

@braconius Eae man! beleza? Cara... Tu está associando a queda da VPN com uma perda de resposta do DNS do Google... Não seria mais conveniente testar a conexão em ping direto com o servidor VPN? porque nesse print houve um delay no tempo de resposta, o que é absolutamente normal a não ser que tenha um link dedicado.

Postado
28 minutos atrás, Gustavo.Loggin disse:

@braconius Eae man! beleza? Cara... Tu está associando a queda da VPN com uma perda de resposta do DNS do Google... Não seria mais conveniente testar a conexão em ping direto com o servidor VPN? porque nesse print houve um delay no tempo de resposta, o que é absolutamente normal a não ser que tenha um link dedicado.

Opa, bom dia! Obrigado pela resposta!

Então, essa é a principal questão: é absolutamente normal, mas mesmo assim a conexão com a VPN é derrubada! Considerando que a VPN depende da internet pra permanecer autenticada, faria alguma diferença pingar o servidor da VPN? Porque se a conexão com a VPN for derrubada, o ping também vai dar "esgotado tempo limite", não?

Não estou no local no momento, mas faço um teste desse jeito assim que possível. 

Nos falamos em breve! Obrigado mais uma vez!

Postado

@braconius Então, man... O problema com VPN é que uma série grande de fatores podem fazer ela desconectar. Criptografia, MTU, etc. Por isso é preciso ir por partes. E como o servidor do Google (vide exemplo) pode ser de uma rota diferente da VPN e considerando que o problema pode ser dentro da sua casa, no escritório onde está o servidor ou na rota entre esses dois, acredito que o mais correto é testar a resposta direta do servidor VPN via ping.

Caso o servidor realmente deixe de responder vamos filtrando as possibilidades.

Perguntas: Qual o tipo de conexão da sua internet? Fibra... ADSL...? E quais equipamentos te servem essa internet?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!