Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Entrei agora como novo membro, especificamente pela duvida q tenho a respeito da minha fonte, se ela vai dar conta e nao vai ficar no limite e superaquecer, quero uma rtx 3070 para jogos Single player e multiplayer, por parte dos jogos Single player o meu processador ficara em stock, mas em games multiplayer ira ficar em OC 4.2GHz, pois jogo warzone e quero estabilidade em 144 e sei q o 3600 nao mantem muito, então quero ficar o mais próximo a isso!

Se alguém q saiba me dizer com certeza se a fonte irá suportar a demanda da placa em stock e o processador em OC ficaria agradecido, ja q a placa nao irá ficar em full load, a fonte deve suportar, pois em multiplayer irei jogar em full hd e a placa nao deve passar de 80% de uso, mesmo com o processador em OC 4.2.

Minha configuração.

Cpu: ryzen 5 3600

Fonte: cx550

placa-mãe: aorus b450m

ssd sata 512gb

ssd sata 480gb

ssd nvme 250gb

ram: 2x8 3200mhz cl16 tforce

whatercooler 120mm 

5 fans coolmoon e uma fan do radiador, “possuem diferentes rotaçoes, deve influenciar no consumo”

Postado

@donzomaker uma fonte mais forte seria sim o ideal, mas não quero trocar minha fonte atual q é a cx550, então queria saber se ela suportaria essa configuração de 3070 e r5 3600, caso ache q ela não daria conta eu deixaria de comprar a 3070

Postado

O TDP da RTX 3070 é de 220W, e o TDP do R5 3600 é de 65W. Vamos supor que fazendo um overclock monstro voce dobre o consumo dele para 130W (o que eu acho muito difícil), ainda assim o consumo total do seu setup vai estar bem longe dos 550W suportados pela sua fonte!
Então fique tranquilo...

• Curtir 1
Postado

@gutopereira penso assim também, mas queria a opinião de mais pessoas, eu coloquei o r5 3600 em 4.2ghz e nao vou passar disso, quando liguei o msi afterburner o processador não passava dos 68w, raramente passava desse consumo em over 4.2ghz jogando warzone, vou fazer over apenas para jogar warzone em 1080P e a placa nao vai ficar em full load e nao vai consumir muito, eu penso dessa maneira, posso estar errado com respeito as informações do afterburner, mas é o que aparece la e tenho isso em mente, e q ela vai dar conta, se nao der, eu só nao faço oc!

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, gutopereira disse:

O TDP da RTX 3070 é de 220W, e o TDP do R5 3600 é de 65W. Vamos supor que fazendo um overclock monstro voce dobre o consumo dele para 130W (o que eu acho muito difícil), ainda assim o consumo total do seu setup vai estar bem longe dos 550W suportados pela sua fonte!
Então fique tranquilo...

o problema q as linhas de fonte nao são bem assim

overclock causa instabilidade em fontes, nao é como se os watts ficassem estáveis

Postado
Em 21/12/2020 às 14:31, donzomaker disse:

Considerando que o OC diminui a vida útil do processador, pega uma ao menos de 700W para garantir futuro upgrade

Desde que a tensão e a temperatura do processador estejam sob controle, o impacto na vida útil - se houver - será irrisório.

20 horas atrás, donzomaker disse:

o problema q as linhas de fonte nao são bem assim

overclock causa instabilidade em fontes, nao é como se os watts ficassem estáveis

Poderia explicar melhor?

Postado
49 minutos atrás, gdds_01 disse:

Desde que a tensão e a temperatura do processador estejam sob controle, o impacto na vida útil - se houver - será irrisório.

Poderia explicar melhor?

Todo processador tem uma vida útil (assim como todo componente eletrônico)
Nos testes que eles fazem (ou ao menos deveriam fazer) eles fazem uma projeção de tensão X vida útil

Nao sao melhores sites mas

https://www.overclockers.com/overclockings-impact-on-cpu-life/

https://www.overclockers.co.uk/forums/threads/do-o-c-cpus-actually-degrade.18610286/page-2

https://web.archive.org/web/20190126221033/https://spectrum.ieee.org/semiconductors/processors/transistor-aging/0

Não tenho formação em engenharia da computação ou eletrônica, mas toda tensão a mais causa instabilidade, independente de manter a temperatura baixa.

Aumentar a frequência de uma RAM DDR4 de 2667 para 2933 é uma coisa, aumentar a tensão dela de 1.20v para 1.35V é outra, por exemplo. Por mais que ela tenha sido protejada para aguentar e ter um bom dissipador, assim como as CPUs, o "Die" dela é projetado para tensão padrão

Overclocking é uma questão que involve tantas variáveis, que é basicamente requer no mínimo um conhecimento comppleto da arquitetura do PC, da fonte, da tensão, dos programas de monitoramento, das especificações da placa-mãe, etc,etc.

https://www.tomshardware.com/features/how-to-overclock-amd-ryzen-cpus

Postado

@Alceu stiipp

Consumo do R5 3600, em OC.. Pior cenário, possível..

image.thumb.png.71f0ca8f80aea1ed09cd986556aa838e.png

Olha, se fosse uma RTX 2000, diria que daria folgado aí.. Sendo RTX 3000, eu diria que a chance de dar problema, seria considerável.. Isso é pelo fato das Ampere terem uma tendência de gerar picos de corrente, que desarmam fontes com proteção contra sobrecorrente.. Vários reviewers relataram problemas, usando a "fonte recomendada da NVIDIA", por esse motivo..

Eu não lembro quanto que a NVIDIA indica pra 3070, mas acho que não seria 550W..

Postado

@RS Faria sim, estou vendo q oc nao seria uma opção para minha fonte, mas ja vi pessoas q utilizando a cx550 com uma rx5700xt e um r5 3600, e a rx5700xt tem um tdp de 225w, 5w a mais q a 3070, por isso fico achando q ela pode suportar, ja vi testes da cx550 em estresse máximo no yt, e ela levou, ate mais q 550w q ela suporta, por isso penso q ela pode pelo menos aguentar a 3070 e o r5 3600 em stock!!

Postado

@Alceu stiipp

Também acredito que leve, mas só tô fazendo uma consideração, pelo que vi nos reviews, quando as RTX saíram.. Não sei, se esse comportamento foi corrigido, junto com um problema de crashes aleatórios que elas tinham no lançamento, aquela coisa com os capacitores atrás da GPU, que nem era isso, era driver apenas..

Aí, depende um pouco da placa que for comprar.. Placas de parceiras, puxam mais energia.. Tem uma lista de testes, abaixo.. Os testes do TechPowerUP na lista abaixo, tem um teste dedicado de consumo, que é apenas a placa..

https://www.techpowerup.com/reviewdb/Graphics-Cards/NVIDIA/RTX-3070/

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!