Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair CX 500 suporta i5 9400F e RTX 3070?


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal! 
Eu estive olhando alguns posts aqui do fórum, mas eu gostaria de saber algumas coisas extras.
Meu setup é o seguinte: 

  • i5 9400f
  • RTX 3070
  • 2 ram 8gb
  • SSD 240gb + HD 1TB
  • 4 fans

 

Atualmente, eu uso uma fonte da Corsair de 500w. Mas eu estou preocupado de que a fonte não vá aguentar a carga que eu to colocando.

No cálculo que eu fiz ( nessas calculadoras de internet ) tava dando que eu ia ficar com 92% de carga na fonte que eu tenho hoje se eu adicionar mais um HD.

Eu ainda tenho a intenção de colocar mais um HD de 1tb nessa build, um processador i7 9700k e por isso estou pensando em aumentar a potência da fonte pra uma de 650W.
A nova build ficaria assim:

  • i5 9700k
  • RTX 3070
  • 2 ram 8gb
  • SSD 240gb + 2 HD 1TB
  • 4 fans


Sabem me dizer se isso está certo eu pegar uma fonte de 650w agora e se vale eu investir nela depois que eu adicionar os itens novos ? Eu estou perguntando por que nos posts que eu tava olhando a razão entre componente e utilização da fonte tava dando bem diferente da que eu tinha calculado no site;

Pra adiantar, eu to pensando em pegar essa fonte aqui:
https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-corsair-vs650-80plus-white-650w-cp-9020172

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@allanplima A série 3000 das RTX tem consumo um pouco alto, mas o problema não é o consumo, mas sim os picos de consumo que ocorrem durante o uso. Para a RTX 3070 não recomendo fontes com menos do que 750 W, isso fonte de qualidade é claro. A 3080 FE, para você ter ideia, desarma fontes de 800W ou mais com 80+ platinum. Eu recomendo 750 sendo tendendo bem a pecar pela falta e você ter que trocar depois. O modelo que indico é a Leadex III da Superflower (esgotada na terabyteshop, só tem modelo RGB agora) ou então a Core Reactor da XPG (kabum).

Dias atrás você compraria essa fonte por menos de 700 reais. Por 799 eu recomendo a core reactor que tem 10 anos de garantia em comparação com a leadex III que tem 7.

1 hora atrás, allanplima disse:
  • i5 9700k
  • RTX 3070
  • 2 ram 8gb
  • SSD 240gb + 2 HD 1TB
  • 4 fans

Recomendo muito que pondere sobre esse seu upgrade. Seu ganho não será muito grande mantendo a plataforma morta da Intel. Se quiser fazer um upgrade mais durável, segure esse processador mais algum tempo e troque depois por um Ryzen de bom custo/benefício.

 

A propósito, a RTX 3070 é muito overkill. Se não pretende jogar a 4k, então pondere sobre pegar a 3060 ou até uma série 20. O custo está muito elevado e essas GPUs série 30 não valem o valor que está sendo "roubado" aqui no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@allanplima não é adequada. se fosse 550W até ficaria ok porque seu atual setup não vai empurrar essa placa a 100% nem seu processador consome muito, mas o ideal é que você pegue uma boa fonte de 650W da XPG ou Super Flower. você já possui essa placa de vídeo?

 

sobre o consumo da 3070: https://www.techpowerup.com/gpu-specs/geforce-rtx-3070.c3674

confira o consumo da placa em full load e com OC:

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Leia: https://linustechtips.com/topic/1272051-pc-shuts-down-while-gaming-on-new-3080/

Tem vídeos no próprio LTT que ele tenta usar a 3080 e 3090 com 1000+ platinum e a a máquina desliga durante power spikes (isso com CPUs mais robustos, mas mesmo assim não justifica). Na maioria dos casos uma fonte de potência maior (bem maior do que o consumo constante da GPU") resolve o problema. Investir em uma PSU novinha para só depois descobrir que não é suficiente, ver o PC desligando toda hora durante o uso, acabar tendo que vender a dita cuja e comprar outra é uma experiência que eu não quero ter que passar nunca.

@allanplima Apesar da diferença de preço entre PSUs de qualidade que forneçam 650 e 750 W ser pequena demais para sequer justificar uma discussão, se for optar pela de 650 recomendo muito que compre ela depois da GPU ter chegado na sua casa. Com isso você terá 7 dias depois que a PSU chegar para testar se dá mesmo conta da GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods muito provavelmente isso foi corrigido com drivers ou atualização de bios, sem contar que várias placas voltaram pra revisão por usarem componentes de baixa qualidade em relação ao modelo FE - ou simplesmente a ausência de mais capacitores que ficam atrás da gpu. pode conferir os testes recentes. isso foi um dos motivos pelos quais as novas placas quase não foram vendidas, estavam valendo ouro pela ausência de estoque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Concordo em parte. Ainda existem power spikes e prefiro sempre recomendar fontes com potência um grau acima do teoricamente necessário justamente por não ser uma questão plenamente resolvida. Se os capacitores tivessem sido definidos como a causa efetiva do problema eu bem concordaria com o uso de uma fonte que tivesse a potência minimamente necessária. Ainda sim, a recomendação hoje para 3060 é 650W, 3070 é 750W, 3080 é 850W e 3090 é 1000W+. Isso pelo que vejo dos vídeos, reviews, conversações e troubleshooting dessas GPUs. Falta muito aprimoramento tanto nos drivers quanto no hardware. A Nvidia deu uma de ubisoft nessa e tem gente demais passando raiva. Eu ainda compraria uma série 30, mas não sem me preparar para isso antes. Minha fonte é 550, XTR2, e comprar uma 3060 seria o limite do que eu faria conscientemente. Afinal, o meu hardware custou muito dinheiro e não desperdiçaria nada só para testar. Se a fonte estiver sendo adquirida agora, que custa gastar mais 40 reais para ter folga na potência?!?!?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods só pelo fato de ser uma CX500, projeto antigo, já mostra que não é adequada pro setup, a compra de uma nova é necessária, eu só compraria acima de 650W se realmente for uma mixaria de diferença como vi há algumas semanas com a XPG e SF... mas só não entendi porque a 3070 se a 3060ti entrega quase a mesma coisa custando menos, ainda mais se for pra full hd...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Concordo na diferença de 3070 e 3060. Hoje prefiro recomendar a 3060, até porque abaixo de 4k sem RT não vai ter quase nenhuma diferença. Minha preocupação é só de a pessoa comprar a placa linda e perfeita, para instalar no sistema com uma fonte 100% nova e de alta qualidade, só para ter seu sistema desligando bruscamente a cada 30 minutos, levando em consideração que cada desligamento brusco pode sim acarretar em danos para o hardware, em especial para as unidades de armazenamento (que são a parte mais delicada e preciosa de qualquer pessoa que usa um PC para trabalho e estudo). Não acho a diferença absurda para quem vai gastar 4k ou mais em uma GPU, SÉRIO. Se vai gastar isso tudo, então prepare-se, se for minimamente inteligente e valorizar seu dinheiro, para gastar com produtos de qualidade que vão garantir a durabilidade do seu investimento. Simples, objetivo, não tem mistério algum.


Por isso fico genuinamente incomodado com gente que compra um PC de 7k e quer comprar fonte de 300 reais. Sério, o cidadão gasta 1500 reais na MB sem nem saber fazer OC e acha que está arrazando. Depois vem cá e cria tópico reclamando que o PC desliga sozinho... Sério?!?!?!??!?!?!

Até quem gasta aqueles 300 reais adicionais, preciosos em uma "medíocre" steel legend, achando que está arrazando porque comprou uma MB melhor para OC sem sequer saber que isso é absolutamente tudo que ela tem de bom e sem fazer a mínima ideia de o que é um OC, de como funciona e de como implementá-lo. Aí a pessoa aparece reclamando que o sistema está ruim, problemático. Vai ver ele comprou uma fonte de baixa qualidade apesar de ter gasto mais em uma MB com recursos que sequer compreende ou precisa... sabe-se lá... 

Acho nossa comunidade extremamente incoerente. Pronto, falei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira exatamente. Daí minha preocupação em pecar por preciosismo, entende? A pessoa passa raiva sozinha em casa precisando do PC para trabalhar, ou até só para entretenimento mesmo, sem ter uma grama de conhecimento técnico para fazer o diagnóstico. O que fazemos melhor: ajudar essa pessoa por dias afim a encontrar o problema ou recomendando tudo da melhor qualidade possível, maior compatibilidade imaginável, sem presumir seu conhecimento e capacidade (ou até disponibilidade!) técnicos? Por isso estou preferindo recomendar, por exemplo, A520M DS3H do que B450M DS3H. A primeira não vai ter problemas de compatibilidade com memórias de 3200 MHz em basicamente nenhuma situação, a compatibilidade é nativa. A B450, por outro lado, tem enorme índice de incompatibilidade com XMP, como TODAS tem. Prefiro então previnir o problema, entende? Especialmente por que sei que o usuário raramente vai fazer OC sério. OC pequeno e nada são a mesma coisa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um video que prova que a 3080 por exemplo nao funciona com a Corsair 550W RMX não aguentou.

Placa de vídeo para placas 3070  requer 550W pelo menos e acima da 3070 requer 650W, nao adianta economizar. Tem q ser fonte boa 

Colocar uma Corsair CV550 por exemplo numa RTX 3070 funciona mas eu acho arriscado aquecer e diminuir a vida util da fonte

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!