Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal estou com duvida se o cooler box padrão que vem com o ryzen 7  3800x da conta do recado ou devo comprar um melhor, caso sim gostaria de sugestao da galera mais entendida, pois estou quase comprando esse com medo do Wraith Prism nao dar conta,

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16436/cooler-para-processador-alseye-h120d-v20-120mm-rgb-intel-amd

Postado

@Telker Ele dá conta sim, antes de vender eles passam por testes dentro da própria fabricação para mandar esse cooler junto. O que quis dizer é que outros processadores passam por testes e não os que estão em venda no site rs.

Postado
8 minutos atrás, Telker disse:

Boa tarde pessoal estou com duvida se o cooler box padrão que vem com o ryzen 7  3800x da conta do recado ou devo comprar um melhor, caso sim gostaria de sugestao da galera mais entendida, pois estou quase comprando esse com medo do Wraith Prism nao dar conta,

Perguntinha rápida, você já comprou esse 3800x? Geralmente ele é dinheiro jogado fora quando comparado com o 3700x (igual, mas mais barato).

Em todo caso, o cooler padrão é okay. Dá para viver com ele, mas se quiser silêncio e/ou bons clocks, é melhor pegar um mais substancial.

Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Perguntinha rápida, você já comprou esse 3800x? Geralmente ele é dinheiro jogado fora quando comparado com o 3700x (igual, mas mais barato).

Em todo caso, o cooler padrão é okay. Dá para viver com ele, mas se quiser silêncio e/ou bons clocks, é melhor pegar um mais substancial.

sim comprei, inclusive ja estou usando mas estou tendo picos de 99°C e o pc reinicia quando estou fazendo testes de stress no prime95, queria confirmar se seria o cooler box que não estava dando conta, segue imagem:

https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2020_12/1328539131_CapturadeTela(37).png.9603ede1ea3990d0e5dd0314f07d0c78.png

Postado
5 minutos atrás, Telker disse:

sim comprei, inclusive ja estou usando mas estou tendo picos de 99°C e o pc reinicia quando estou fazendo testes de stress no prime95, queria confirmar se seria o cooler box que não estava dando conta, segue imagem:

Você controlou a tensão manualmente? Se não o fez, tá aí o seu problema, placa-mãe exagerando.

Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Você controlou a tensão manualmente? Se não o fez, tá aí o seu problema, placa-mãe exagerando.

não alterei nada manualmente, o meu problema esta sendo da tensão? a fan esta dando conta? ou a fonte que não esta enviando energia suficiente?

o que faço para corrigir ?

Postado

@Imakuni Amiguinho, viu o gabinete do colega?

@Telker Cara, seu gabinete é um forno mesmo se estiver cheio de coolers. Quantos coolers e em quais posições e orientações você instalou cada? Recomendo um gabinete melhor, aproveite que o matrexx 55 mesh está em promoção, se é que não acabou.

Postado
14 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Imakuni Amiguinho, viu o gabinete do colega?

Eu quis dizer a parte de reiniciar sozinho. Mesmo com alta temperatura, o PC deveria dar throttling para se salvar, não reiniciar.

34 minutos atrás, Telker disse:

não alterei nada manualmente, o meu problema esta sendo da tensão? a fan esta dando conta?

Não exatamente, mas você tem outros problemas mais imediatos. Como dito, o gabinete é beeem ruim e você pode resolver jogando fora o painel frontal para ter por onde entrar ar (assumindo que tenha fans), ou se livrando da tampa lateral. E controlando a tensão (e clock) manualmente, você consegue dar uma boa reduzida na geração de calor e aliviar a barra para o cooler.

37 minutos atrás, Telker disse:

ou a fonte que não esta enviando energia suficiente?

A não ser que esteja com defeito, fonte não é o problema para o PC reiniciar quando apenas o processador está em stress.

• Curtir 1
Postado

ele esta com 3 fans frontais que comprei da reddragon jogando ar para dentro e 1 fan traseira que veio com o gabinete jogando ar para fora, na parte de cima ainda não coloquei fans pois queria confirmar se iria precisar de um water cooler e mais para frente vou colocar mais 2 fans na parte de baixo

já fiz teste no aida64 com ele todo aberto e a temperatura nao cai

WhatsApp Image 2020-12-17 at 18.41.07.jpeg

Postado

@Telker Dá para melhorar seu arrefecimento, muito. O @Imakuni já lhe deu o toque sobre voltagens, sobre arrefecimento eu recomendo que leia: 

Eu sempre posto esse tipo de conteúdo, alguns mais completos que outros. No geral eu não recomendo nem o gabinete nem as ventoinhas adquiridos. O cooler da CPU merece um upgrade para um bom modelo com push and pull. Dado o investimento na CPU de alto desempenho (que bem poderia ter sido uma 5600X) acredito que investir melhor nos componentes que vão determinar a vida útil do computador seria do seu melhor interesse.

Postado

@WOZ Dods obrigado por citar outro post, pelo que entendi meu gabinete esta com 3 fans puxando o ar para dentro e 1 puxando para fora, o que deixa muito ar alocado dentro do gabinete, vou tirar uma das fans frontais e colocar em cima como ilustradoaaa.thumb.jpeg.6b2e852e7611dd870da10c123e15d306.jpeg

acredito que deve melhorar assim,

sobre a troca do cooler box, este seria bom ou deveria ver um water cooler ?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16436/cooler-para-processador-alseye-h120d-v20-120mm-rgb-intel-amd

sobre controlar a tensão do processador manualmente  conforme nosso colega @Imakuni citou, eu sinceramente não faço ideia de como fazer, vou ver se acho algum vídeo sobre

Postado

boa noite @Imakuni e @WOZ Dods  resolvi fazer um novo teste com o gabinete totalmente aberto ( retirei o painel frontal e lateral, além de deixar um ventilador ligado no máximo, para deixar o mais ventilado possível)

682432637_WhatsAppImage2020-12-23at19_23_03.thumb.jpeg.15821b227e839affcad708f5cd4ae476.jpeg

resolvi fazer o teste de stress no aida64 por 20 min, teve pico de 89°C, conforme imagem:

496438244_GABINETEABERTO.thumb.png.e55fd9ce6414a8737b96ccadc204a221.png

após isso, fechei tudo e fiz o mesmo teste por 20 min, teve pico de 100°C, como segue na imagem:

2118470957_GABINETEFECHADO.thumb.png.acadebb5c0a8fcfa73f995483fd8bd26.png

acredito que mesmo totalmente aberto ele deveria ter se mantido em temperaturas menores para provar que meu gabinete é de fato muito ruim, ainda vou mexer nas fans para deixar 2 entrando ar e 2 tirando ar (3 de cada futuramente), mas me parece ter um bom fluxo de ar em meu gabinete visto que entre totalmente aberto com um ventilador na frente e fechado a diferença foi de apenas 11°C,

considero ambas as temperaturas muito altas e ao meu ver ou o cooler realmente não esta dando conta ou terei que aprender a controlar manualmente a tensão conforme nosso colega @Imakuni citou, vou pesquisar sobre a alteração de tensão para meu processador

Postado
1 hora atrás, Telker disse:

acredito que mesmo totalmente aberto ele deveria ter se mantido em temperaturas menores para provar que meu gabinete é de fato muito ruim, ainda vou mexer nas fans para deixar 2 entrando ar e 2 tirando ar (3 de cada futuramente), mas me parece ter um bom fluxo de ar em meu gabinete visto que entre totalmente aberto com um ventilador na frente e fechado a diferença foi de apenas 11°C,

É, mais ou menos. Seu gabinete tem o problema de basicamente não ter nenhum fluxo de ar por causa da frente toda fechada. Jogando fora o painel frontal, você resolve uma parte do problema; essa diferença de "apenas" 11c na realidade era para ter sido bem mais, só que o processador nessa temperatura está ativando seus mecanismos de proteção e diminuindo desempenho (e portanto geração de calor) numa tentativa desesperada de se manter vivo.

E a outra partefoi como falei, controlar a tensão e clock manualmente. Não tem jeito, 1.225v é muito para o cooler padrão no clima do Brazil, você tem que baixar isso para diminuir a temperatura. E se diminuir de mais a tensão, vai ter que baixar o clock para manter estabilidade, o que aliás também ajuda a baixar temperatura.

1 hora atrás, Telker disse:

vou pesquisar sobre a alteração de tensão para meu processador

É exatamente a mesma coisa que fazer overclock, procure por vídeos sobre isso. Só que ao em vez de você aumentar tensão e clock para ganhar mais desempenho, você vai baixar para reduzir temperatura.

Postado

@Imakuni

10 horas atrás, Imakuni disse:

É, mais ou menos. Seu gabinete tem o problema de basicamente não ter nenhum fluxo de ar por causa da frente toda fechada. Jogando fora o painel frontal, você resolve uma parte do problema; essa diferença de "apenas" 11c na realidade era para ter sido bem mais, só que o processador nessa temperatura está ativando seus mecanismos de proteção e diminuindo desempenho (e portanto geração de calor) numa tentativa desesperada de se manter vivo.

E a outra partefoi como falei, controlar a tensão e clock manualmente. Não tem jeito, 1.225v é muito para o cooler padrão no clima do Brazil, você tem que baixar isso para diminuir a temperatura. E se diminuir de mais a tensão, vai ter que baixar o clock para manter estabilidade, o que aliás também ajuda a baixar temperatura.

É exatamente a mesma coisa que fazer overclock, procure por vídeos sobre isso. Só que ao em vez de você aumentar tensão e clock para ganhar mais desempenho, você vai baixar para reduzir temperatura.

ele tem duas entradas de ar em baixo, uma delas minha mão quase entra no gabinete 

1801931187_WhatsAppImage2020-12-24at07_17_54.thumb.jpeg.651196676587111ff91b46d8713ba4fd.jpeg

sobre a tensão, consegui reduzir para 1.2v manualmente e notei q melhorou um pouco a temperatura mas não mexi no clock ainda, teve pico de 85°C com stress de 1hora ( tive q sair na hora) com gabinete fechado, fiquei em duvida se afeta o desempenho do processador, ainda estou estudando mas creio que seja essa a solução, tenho que confirmar ainda,

será que esse cpu cooler faria muita diferença para mim?(ele me parece bom) ou deveria olhar um watercooler ? e o que você olha ao escolher um bom cooler?

Postado
2 horas atrás, Telker disse:

ele tem duas entradas de ar em baixo, uma delas minha mão quase entra no gabinete 

Não é suficiente.

sobre a tensão, consegui reduzir para 1.2v manualmente e notei q melhorou um pouco a temperatura mas não mexi no clock ainda, teve pico de 85°C com stress de 1hora ( tive q sair na hora) com gabinete fechado, fiquei em duvida se afeta o desempenho do processador, ainda estou estudando mas creio que seja essa a solução, tenho que confirmar ainda,

O desempenho do processador não muda se o clock estiver o mesmo.

será que esse cpu cooler faria muita diferença para mim?(ele me parece bom) ou deveria olhar um watercooler ? e o que você olha ao escolher um bom cooler?

Serve sim. Para escolher cooler, a primeira referência é ser um de torre de 120mm ou um WC de 240 (ou maior). Fora isso, é ver o preço e a aparência.

Postado

@Telker Nessa faixa de preço recomendo o Hyper 212, acrescentando uma segunda ventoinha de qualidade para fazer push and pull. Esse allseye é bem fraquinho, o apelo dele é mais focado no visual, não performance. A ventoinha adicional do Hyper 212 pode ser das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT ou Scythe. Filtro para facilitar a busca: filtro de ventoinhas kabum

Lembrando, tem várias versões do Hyper 212, sendo que a Turbo e a Black Edition são mais altas e não cabem em qualquer gabinete. O seu suporta coolers de até 160 mm, então fique atento a isso na hora de escolher.

Postado

@WOZ Dods encontrei esse que ja vem com 2  ventoinhas,

https://www.kabum.com.br/produto/97091/cooler-para-processador-cooler-master-hyper-212-turbo-com-led-vermelho-amd-intel-red-cover-rr-212tr-16pr-r1-?gclid=CjwKCAiAirb_BRBNEiwALHlnDyds9Tj5RyqPSJtvHcQCR0hH3zopGixPcjE7SL1wh-MHqDVpJK7UPhoCM9MQAvD_BwE

queria uma sugestão de um cpu cooler de qualidade nao se limitando tanto em faixas de preços

sobre a temperatura consegui controlar reduzindo a tensão para 1.2v não mexi na frequência, porém agora ele reinicia sozinho quando jogo as vezes

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Telker Reiniciar sozinho é sinal de instabilidade. Par compensar isso você pode reduzir a frequência para compatibilizar com a tensão ou testar uma tensão um pouco maior.

Sobre o modelo de cooler, eu citei que o modelo Hyper 212 Turbo não cabe em qualquer gabinete, pois tem uma carenagem sobre ele que aumenta sua altura. Se tiver comprado, tente remover a carenagem (ela é removível) para ver se cabe no seu gabinete. 

Sobre outros modelos, tem vários, mas este é o de melhor custo benefício e não vai deixar sua CPU superaquecer se seu gabinete estiver bem ventilado. Acima dele tem os Scythe, os Noctua, que são mais caros, mais pesados e um pouco mais eficientes. No final só valerão a pena em cenários de OC ou se quiser um PC extremamente silencioso.

Postado

@WOZ Dods estou usando o cooler box prismatic ainda, ele parou de reiniciar sozinho, mas agora de vez em quando ele simplesmente desliga, quando estou usando eu estou acompanhando a temperatura, esta boa, não passa de 80°C, mesmo jogando com o youtube aberto e outras coisas do navegador,

mas ai por exemplo, eu deixo tudo parado e vou jantar ou tomar um banho ai quando voltou as vezes ele esta desligado

• Curtir 1
Postado

@Telker Acho 80° uma temperatura alta. A maioria das CPUs e GPUs fará thermal throttling aos 80º, desligará pouco acima dos 90°, especialmente se o sistema todo estiver nessa temperatura. Insisto que deveria melhorar seu arrefecimento e revisar a sua instalação para evitar desgaste prematuro de seus componentes. Lembre-se de que componentes que rodam quente duram menos, mesmo que não morram imediatamente.

Postado

@WOZ Dods eu tinha mexido novamente no downclock, deixei com 1,15v e 3900Hz fixo, em 1,125v ele estava reiniciando, entao voltei para 1,15v,aparentemente esta tudo normal agora, fiz testes no blender durante as mudanças e não tive perda de desempenho,
os 60°C mencionados são jogando the witcher 3, tudo no máximo, é meu jogo mais pesado no momento,
faz 3 dias que ele não desliga nem reinicia mais

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods não comprei nada, estou usando o coolerbox padrão e o mesmo forninho como gabinete kkkk
somente fui alterando a tensão e depois a frequência, por enquanto não esta desligando nem reiniciando mas preciso de mais tempo para confirmar,

agora se caso por algum motivo eu precise do cpu com mais potencia, terei que mexer novamente na tensão e frequencia, ai vou ter q olhar um novo cooler box e gabinete, creio eu

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!