Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vi um vídeo de 2014 ensinando a desativar o Turbo Boost do CPU (aparentemente não pode linká-lo aqui), o que foi basicamente dito é diminuir em 1% o "Estado de desempenho máximo" do processador no "Gerenciamento de energia do processador" nas "Opções de Energia", que está settado em 100% e deve ficar em 99%. O que eu quero saber é se isso pode prejudicar o CPU, se realmente é o caminho para desativar o Turbo Boost do CPU, ou não? De qualquer forma, quando eu fiz isso, realmente notei que as temperaturas deram uma melhorada, principalmente in game. Grato a quem responder.

Screenshot_1.png.761e7f05f5999d02f7b1fa2c9dbeb264.png

Postado

Boost você desativa pela BIOS.

Dito isso, se quer baixar a temperatura, não é isso que você tem que mexer, e sim a tensão. Baixando, você consegue o desempenho do boost e a temperatura dele desativado.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, Phoenyx disse:

Turbo boost não é desativado aí e sim no setup da motherboard.

Mas melhorou as temperaturas porque o processador não seria usado a 100%? Aliás, pode me ajudar com isso? Não consigo achar de jeito nenhum essa opção de Turbo Boost ou similar na BIOS da minha B450M Steel Legend.

Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

Dito isso, se quer baixar a temperatura, não é isso que você tem que mexer, e sim a tensão. Baixando, você consegue o desempenho do boost e a temperatura dele desativado.

Fiz a reversão da alteração, acho melhor eu só tentar fazer isso depois de refinar minha solução de refrigeração (um Gamaxx 400 V2/Gamaxx Pro para meu R7 2700X, além de mais 2 FANs no topo do gabinete), até lá eu só vou "consumir" aplicações leves pra não forçar tanto desse processador que esquenta demais. Processador em idle tá pegando máximas de 70 graus... Espero que esse cooler + 2 FANs no topo resolva isso.

Postado
2 minutos atrás, Revolker disse:

Processador em idle tá pegando máximas de 70 graus... Espero que esse cooler + 2 FANs no topo resolva isso.

Não, pera, isso não é normal, mesmo com o cooler padrão da AMD. Se estiver totalmente parado e está batendo 70c, é sinal de que seu PC tem um problema, que 90% das vezes é cooler mal montado. Tire e encaixe de novo.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Imakuni disse:

que 90% das vezes é cooler mal montado. Tire e encaixe de novo.

Tenho certeza que não foi o cooler mal montado e sim porque eu ***** a pasta térmica durante a aplicação da mesma no socket do processador (acabei tirando e colocando umas 3x a pasta que já vem pré-aplicada no cooler por ter errado a posição dos cabos, acho que deve ter ressecado o socket em alguns pontos, por isso essa temperatura). O jeito é esperar a nova pasta térmica que eu comprei e aplicá-la corretamente (um pouco no centro do socket do CPU é como eu faria), mas só quero fazer isso com o novo cooler que vou comprar.

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

2700X com o Wraith Prism e sem OC? O vcore tá muito alto, ou você fez lambança na instalação.

O primeiro não sei, mas o segundo tenho certeza que sim, aliás é a minha primeira vez montando. E sim, é o cooler box com o PC em stock, sem nenhum OC (única coisa que fiz foi colocar minhas memórias na frequência que comprei elas, 3000MHz, pois elas estavam settadas em 2666MHz, a tensão delas é 1.35v se não me falha a memória)

O VCore seria isto aqui? Está alto? Se sim, como resolver?

Screenshot_2.png.ea1d685c330a51c186ae0da65acc810c.png

11 minutos atrás, Phoenyx disse:

ou você fez lambança na instalação.

Eu literalmente tirei e coloquei o cooler com pasta pré-aplicada nele 3x do processador, isso deve ter desgastado bastante a pastá térmica e a ressecado em algumas áreas, por isso a temperatura alta. Isso foi por causa de que eu não estava conseguindo colocar o cooler naquelas presilhas pra cooler AMD.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...