Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo tranquilo com vocês? Espero que estejam todos bem e um Feliz Ano Novo adiantado já! 😁

Já vim solicitar a ajuda de vocês a 4 anos atrás mais ou menos para fazer um upgrade no meu PC e vocês me ajudaram muito sobre o que escolher para montar um PC melhor do que eu tinha com um valor acessível pra mim na época. 

Hoje venho solicitar a ajuda de vocês pra fazer um novo upgrade, voltado em: PROCESSADOR, PLACA-MÃE, MEMÓRIA RAM E PLACA DE VÍDEO (Placa de video posso trocar mais pra frente, depende dos valores)

O orçamento que eu possuo é de no máximo R$2500,00 (podendo passar em no máximo R$200,00 a mais disso) para trocar principalmente o processador, placa-mãe e memorias RAM.

Vamos lá, o que eu possuo hoje é o seguinte:

Processador: i7 4790 3.60GHZ

Placa de vídeo: GIGABYTE RADEON RX 460 2GB DDR5

Placa-mãe: ASUS H81M-C/BR

Memória: 12 GB RAM DDR 3 (8 GB KINGSTON HyperX 1600Mhz + 4 GB KINGSTON HyperX 1800Mhz)

HD: Seagate Barracuda 1tb

SSD: Kingston UV400 120GB

Fonte: Corsair CX450 450W

O que eu estava pensando era o seguinte:

Trocar o processador para um Ryzen 5 3600 ou 3600x (aceito outras opções também, inclusive da INTEL, mas gostaria de experimentar a linha AMD) nisso teria que trocar a placa-mãe, que eu não faço ideia qual seja a melhor em custo beneficio x qualidade. Quanto as memórias RAM, gostaria de colocar 16GB com 2 pentes de 3.000MHz, ou apenas 1 de 8GB 3.000MHz (DDR4)

Quanto a placa de vídeo, não faço ideia qual opção seria a ideal para esse setup novo, mas, como falei acima, posso continuar com a que eu possuo hoje e pegar uma nova mais pra frente.

Eu precisaria trocar a fonte também, ou não?

Qual é o objetivo com o upgrade?

Atualizar o SETUP, melhorar FPS em jogos para jogar em qualidades melhores e para jogar os jogos atuais e Multitasking, poder jogar e estar no Discord, Spotify, Chrome etc sem problemas.

Qualquer dica que vocês me derem será bem-vinda, eu entendo um pouco de hardware, mas sei que vocês entendem muito mais do que eu, por isso solicito a ajuda de vocês!

Muito obrigado desde já!

Postado

@Gabriel Dorfman , você tem problemas para acessar esses programas hoje? Porque com a pandemia, vai dar pra melhorar ou a GPU, ou o kit processador, memória e placa-mãe, mas sem opção de usar Ryzen 5 3600, que sozinho custa R$ 1500 o mais barato hoje

Uma opção seria um kit com I5 10400F, mas eu acho que o melhor aqui é só trocar de GPU mesmo.

GTX 1660 - R$ 1600 Terabyte

• Curtir 2
Postado

Esse i7 4770 ainda dá um caldo em jogos. Se ele ainda tem te atendido, pode-se pensar em mantê-lo e pegar uma GPU melhor que essa RX 460. Contudo, pensando em longevidade e no fato de que, por ser um quadcore, o teu CPU já deve te trazer limitações no multi-tarefas, o ideal é realmente migrar pra uma plataforma nova com um CPU hexacore. Sugiro que programe um upgrade de duas etapas. 

Com o orçamento que você tem agora, dá pra pegar: 

i5 10400F + B460 + 2x8 RAM DDR4 2666 MHz (deve custar em torno de 2.5k, escolhendo uma boa mobo).

Ryzen 5 3600 + B450 + 2x8 RAM DDR4 3000 MHz (deve custar em torno de 2.7k, escolhendo uma boa mobo).

O 3600 e o 10400F são CPUs de mesmo porte. O primeiro tem maior performance multi core, e o segundo maior desempenho single core. Infelizmente, o preço do 3600 está muito inflacionado, então o 10400F acaba sendo uma opção de maior custo-benefício. 

Na segunda etapa do seu upgrade, você reúne um dinheiro a mais, vende o kit i7 4770 + H81 + 12 GB RAM DDR3 e troca a GPU e, de quebra, a fonte. Eu imagino que algo na linha de uma RX 5600 XT ou RTX 2060 ficaria ideal com o teu novo kit. 

• Curtir 1
Postado

@dudaskank Então, não é que eu esteja tendo problemas, mas eu queria atualizar as peças porque querendo ou não ainda utilizo as RAM DDR3.

Queria dar uma atualizada no momento porque eu guardei uma graninha pra isso, saca? E pra uma futura atualização ficaria mais tranquilo tambem pois ja teria a "base"

Mas eu gostei do preço dessa placa de video, eu vou salvar ela aqui e pensar em pega-la mais pra frente

@L. Ribeiro

As duas opções que você me passou foi mais ou menos o que eu tinha visto e calculado, só não sei qual placa-mãe pegar, você pode me ajudar a escolher a ideal pra esse setup? E que tenha o fator longevidade também. 

Uma outra duvida, nas especificações de placa-mãe aparece que rodam em 3000MHz (OC), isso quer dizer que elas aguentam as memorias em frequencia 3000MHz numa boa, ou só se fizer OC? Sabe me informar isso?

-----------------------------------------------------------------------------------------

Teria muita diferença de performance pegar o Ryzen 5 3600x ao invés do Ryzen 5 3600?

Postado
10 horas atrás, Gabriel Dorfman disse:

Então, não é que eu esteja tendo problemas, mas eu queria atualizar as peças porque querendo ou não ainda utilizo as RAM DDR3.

Queria dar uma atualizada no momento porque eu guardei uma graninha pra isso

Entendo perfeitamente. Eu usava um Ryzen 5 2400G (4/8) numa A320, troquei para Ryzen 5 1600AF e B350 (6/12). Precisava? Não rs. Melhora uns números aqui e ali, mas eu não precisava tanto assim rs.

10 horas atrás, Gabriel Dorfman disse:

só não sei qual placa-mãe pegar, você pode me ajudar a escolher a ideal pra esse setup? E que tenha o fator longevidade também. 

Acho que longevidade, nenhuma das opções vai mudar muito. O socket AM4 já recebeu a 4ª geração de processadores, que é esperado ser a última, e a Intel toda hora ainda muda o socket. Se for pensar no futuro, acaba não comprando nada. Mas daria pra pegar até uma placa-mãe bacana, já que o orçamento subiu pra R$ 2500 (era menos né?)

I5 10400F - R$ 1100 Terabyte

Memória DDR4 OLOy Owl Black, 8GB, 3000MHZ - R$ 250 x 2 = R$ 500 Terabyte

Placa-Mãe Asus EX-B460M-V5 - R$ 600 Kabum

ou

KIT UPGRADE, AMD RYZEN 5 3600, BIOSTAR A320MH - R$ 1848 Pichau

e mantém os 16 GB acima

ou

Kit Upgrade placa-mãe ASRock B450M Steel Legend AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória Geil Super Luce DDR4 8GB 3000MHz - R$ 2517 Terabyte

R$ 2200 total Intel 16 GB, R$ 2348 total AMD 16 GB, R$ 2517 AMD 8 GB com placa intermediária

Mas eu ainda só na GPU rs

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Gabriel Dorfman disse:

@L. Ribeiro

As duas opções que você me passou foi mais ou menos o que eu tinha visto e calculado, só não sei qual placa-mãe pegar, você pode me ajudar a escolher a ideal pra esse setup? E que tenha o fator longevidade também. 

Se for pegar um 10400F, vá de ASUS TUF GAMING B460M PLUS (estava custando R$ 720,00 até ontem, na Gigantec e na Terabyte) ou ASRock B460 Phantom Gaming 4 (esta sai a R$650,00 com aquele cupom de influenciador). A primeira é mais parruda, mas ambas são boas. Inclusive, a ASRock confirmou recentemente que todas as suas mobos com chipset 400 terão suporte à 11ª geração da Intel, que deve chegar no próximo mês. Acredito que a Asus também terá, mas ainda não foi confirmado.

Se for de Ryzen 5 3600, pegue uma Gigabyte Aorus B450 Aorus M ou uma Gigabyte B450M DS3H. Ambas tem suporte aos Ryzen 5000.

13 horas atrás, Gabriel Dorfman disse:

Uma outra duvida, nas especificações de placa-mãe aparece que rodam em 3000MHz (OC), isso quer dizer que elas aguentam as memorias em frequencia 3000MHz numa boa, ou só se fizer OC? Sabe me informar isso?

-----------------------------------------------------------------------------------------

Teria muita diferença de performance pegar o Ryzen 5 3600x ao invés do Ryzen 5 3600?

1- Quer dizer que essa não é a frequência nativa dela, mas, em tese, se você fizer overclock nas memórias ou ativar o perfil XMP pra subir essa frequência, a mobo vai suportar.

2- A diferença maior é no clock, que é maior no 3600X. Tem uma certa diferença de performance entre eles, mas que em circunstâncias normais, não justifica a diferença de preços. O 3600X já chegou a custar R$300,00 mais caro que o 3600, e não valia a pena. Mas eu já vi uma diferença de cerca de R$150,00 entre ambos (por causa do aumento absurdo do preço do 3600), e neste caso, valeria. 

• Curtir 1
Postado

Primeiramente, feliz 2021 pra todo mundo, e em especial para vocês que me ajudaram @dudaskank@L. Ribeiro que 2021 seja maravilhoso pra vocês!

Vamos lá @dudaskank

Em 31/12/2020 às 13:04, dudaskank disse:

Entendo perfeitamente. Eu usava um Ryzen 5 2400G (4/8) numa A320, troquei para Ryzen 5 1600AF e B350 (6/12). Precisava? Não rs. Melhora uns números aqui e ali, mas eu não precisava tanto assim rs.

Você entende como é essa vontade de atualizar os componentes kkk

Eu gostei muito do que você me indicou, muito obrigado!

Eu até pensei em manter o que eu tenho e pegar somente a placa de video no momento, mas não seria o upgrade que eu iria gostar, vi vários videos de performance em jogos e tudo mais, e vale mais a pena trocar tudo agora e continuar com o PC novo por mais 5 ou 6 anos e trocar um coisa ou outra la na frente.

Em 31/12/2020 às 13:04, dudaskank disse:

Kit Upgrade placa-mãe ASRock B450M Steel Legend AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória Geil Super Luce DDR4 8GB 3000MHz - R$ 2517 Terabyte

Eu gostei desse KIT, tinha ficado meio assim por ser 8gb, mas da pra pegar mais 8gb e fica mais barato do que comprar todas as peças separadas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Respondendo voce, @L. Ribeiro :

Em 31/12/2020 às 14:50, L. Ribeiro disse:

Se for de Ryzen 5 3600, pegue uma Gigabyte Aorus B450 Aorus M ou uma Gigabyte B450M DS3H. Ambas tem suporte aos Ryzen 5000.

Entre essas 2 placas mãe que você me indicou, e essa aqui: Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend 

Qual é a melhor? Tirando a Gigabyte B450M DS3H, os valores são praticamente os mesmos, qual seria a melhor?

Em 31/12/2020 às 14:50, L. Ribeiro disse:

1- Quer dizer que essa não é a frequência nativa dela, mas, em tese, se você fizer overclock nas memórias ou ativar o perfil XMP pra subir essa frequência, a mobo vai suportar.

Obrigado por me tirar essa dúvida! Dei uma pesquisada e vi certinho como faz.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

@L. Ribeiro @dudaskank

Pessoal, dando uma analisada nos preços, percebi que provavelmente eu irei gastar um pouco a mais do que tinha pensado, porém se for valer a pena, não terá problema!

O que eu "decidi" (estou aberto a sugestões) foi o seguinte:

KIT QUE O DUDASKANK indicou:  placa-mãe ASRock B450M Steel Legend + Processador AMD Ryzen 5 3600 + Memória Geil Super Luce DDR4 8GB 3000MHz - R$2.517,01

MEMÓRIA RAM: 1 X Memória DDR4 Geil Super Luce RGB, 8GB 3000MHZ - R$269,00

TOTAL: R$2786,01 - Valores no BOLETO A VISTA

E mais pra frente pegar essa placa de vídeo: Placa de Vídeo PCyes NVIDIA Geforce GTX 1660 OC - R$1599,00

O que vocês acharam? Aceito sugestões

E minhas ultimas duvidas são as seguintes:

eu possuo essa fonte: Corsair CX450 450W, trocando os 4 componentes (placa-mãe, processador, RAM e Placa de video) vou precisar pegar outra fonte, ou essa vai dar conta?

E eu possuo 2 monitores também, o Ryzen 5 3600 não possui video integrado, eu vou poder ligar 1 monitor na placa de video e 1 na placa-mãe ou terei que ligar os 2 na placa de video? O meu segundo monitor possui entrada VGA apenas, e na placa de video tem apenas HDMI e DVI-D

Muito obrigado por estarem me ajudando ❤️

Postado

@Gabriel Dorfman quando q você vai comprar a sua gpu? porque se for papo de vários meses, eu preferiria guardar o dinheiro e comprar tudo de uma vez do q comprar esse kit e n tirar praticamente nenhum proveito dele. você tá sendo, na minha opinião, muito ansioso caso você for comprar essa VGA depois de vários meses. 

Os produtos estão caros, principalmente porque são produtos pós Black fraude. Ou seja, estão muito inflacionados. Principalmente o ryzen 3600. 

Postado

@andrezin2020

Então, eu estava pensando em pegar agora em Janeiro esse KIT de processador, placa-mãe e memorias. E em Fevereiro/Março pegar a placa de vídeo.

Porém não teria como eu comprar o kit + placa de vídeo de uma vez só, terá que ser por partes, infelizmente.

Mas concordo contigo, é um pouco de ansiedade também kkk

Postado
5 horas atrás, Gabriel Dorfman disse:

Respondendo voce, @L. Ribeiro :

Entre essas 2 placas mãe que você me indicou, e essa aqui: Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend 

Qual é a melhor? Tirando a Gigabyte B450M DS3H, os valores são praticamente os mesmos, qual seria a melhor?

A B450 Gigabyte Aorus M e a ASRock B450m Steel Legend são duas placas de mesmo porte, equiparáveis tanto em VRM, quanto em recursos. Qualquer uma delas seria uma boa opção, então te diria pra ir na mais barata.

@L. Ribeiro @dudaskank

Pessoal, dando uma analisada nos preços, percebi que provavelmente eu irei gastar um pouco a mais do que tinha pensado, porém se for valer a pena, não terá problema!

KIT QUE O DUDASKANK indicou:  placa-mãe ASRock B450M Steel Legend + Processador AMD Ryzen 5 3600 + Memória Geil Super Luce DDR4 8GB 3000MHz - R$2.517,01

MEMÓRIA RAM: 1 X Memória DDR4 Geil Super Luce RGB, 8GB 3000MHZ - R$269,00

TOTAL: R$2786,01 - Valores no BOLETO A VISTA

Está dentro daquele valor que mencionei no primeiro post. É um ótimo kit, que infelizmente está perdendo um pouco no critério custo-benefício em razão do preço elevado do processador. Mas em termos de qualidade, não há o que discutir.

E mais pra frente pegar essa placa de vídeo: Placa de Vídeo PCyes NVIDIA Geforce GTX 1660 OC - R$1599,00

Acho que você já deve considerar partir pra GPUs no porte de RX 5600 XT ou RTX 2060, que casariam muito bem com o teu novo kit. A 1660 é uma boa placa de vídeo, mas já posso vê-la capengando pra levar jogos em Full HD Alto 60 FPS em pouco tempo. Acredito que daqui a alguns meses, as duas GPUs que mencionei incialmente estarão em preços mais palatáveis.

E minhas ultimas duvidas são as seguintes:

eu possuo essa fonte: Corsair CX450 450W, trocando os 4 componentes (placa-mãe, processador, RAM e Placa de video) vou precisar pegar outra fonte, ou essa vai dar conta?

E eu possuo 2 monitores também, o Ryzen 5 3600 não possui video integrado, eu vou poder ligar 1 monitor na placa de video e 1 na placa-mãe ou terei que ligar os 2 na placa de video? O meu segundo monitor possui entrada VGA apenas, e na placa de video tem apenas HDMI e DVI-D

Muito obrigado por estarem me ajudando ❤️

Se você optar por pegar uma RX 5600 XT ou uma RTX 2060, sugiro que pegue uma fonte de maior potência. Neste caso, eu recomendaria a Super Flower Leadex III 550W ou 650W (overkill, mas está em um ótimo valor, então compensa). Se for pegar a 1660, pode ficar com a CX 450 mesmo.

Os dois monitores deverão ser conectados à placa de vídeo. Como você bem observou, como o R5 3600 não tem vídeo integrado, a saída de vídeo da placa-mãe ficará inutilizável. Se o seu monitor tem apenas entrada VGA, você pode tentar usar um adaptador HDMI-VGA, mas o ideal é pegar um monitor que já tenha uma porta HDMI, porque esses adaptadores nem sempre funcionam, ou costumam dar defeito com certa facilidade.

Que seja um 21 abençoado pra todos nós. Felicidades, amigo!

Postado

Opa, só vim contribuir com mais uma opinião, e como já disseram, por 2,5k ou é uma GPU, ou o kit processador mobo e memória... Infelizmente kkk

Acredito que o melhor que você pode fazer é realmente:

Ryzen 5 3600 - R$1499

B450M Steel Legend - R$750

Memória XPG 8GB 3000mhz (o ideal do ideal mesmo seria um kit 2x8, mas sem problemas) - R$300

Total: R$2549 s/ frete.

Kit pra muitos anos, amigo! Tenho praticamente o mesmo, mudando a placa-mãe e um kit 2x8 dessas memórias só que 3200mhz

**Aliás, na aliexpress um 3600 tá custando na casa dos R$1000 hein, só a dica pra estudar melhor o caso, dificilmente seria taxado pois viria numa caixa minúscula.

Postado
19 horas atrás, Gabriel Dorfman disse:

Se você procurar por "kit 3600" na Terabyte, encontrará várias opções, inclusive uma delas é vir com as 2 memórias, não muda nada o preço, só por comodidade mesmo rs. Inclusive, há uma opção com a Gigabyte Aorus M no mesmo preço da AsRock Steel Legend, ambas sem memória.

vou precisar pegar outra fonte, ou essa vai dar conta?

Vai dar conta sim. Como o colega disse, se trocar a GPU pode ser que precise trocar, não pela potência, é que sua fonte só possui um cabo PCI-e de 8 pinos, e aí teria que usar um adaptador, o que não é proibido mas também não é interessante.

terei que ligar os 2 na placa de video?

Sim, usando um adaptador (como este de displayport para VGA do Submarino).

18 horas atrás, andrezin2020 disse:

compre tudo lá pra março. Até lá muita coisa vai diminuir. N sei quanto vai, mas vai. 

Gosto desse otimismo rs.

Então, eu estava pensando em pegar agora em Janeiro esse KIT de processador, placa-mãe e memorias. E em Fevereiro/Março pegar a placa de vídeo.

Até lá, possivelmente já teremos RTX 3060 e RTX 3050, fique atento nos lançamentos e preços.

12 horas atrás, _Gabriel V disse:

**Aliás, na aliexpress um 3600 tá custando na casa dos R$1000 hein, só a dica pra estudar melhor o caso, dificilmente seria taxado pois viria numa caixa minúscula.

Opção excelente, mas já acho na casa perto dos R$ 1200 na verdade (versão box). Mas daria pra pegar tudo por R$ 2230, com uma MSI B550M Mortar. Mas corre o risco (mesmo sendo só o processador) de taxar sim.

feliz 2021 pra todo mundo

Feliz 2021 pra todos, que seja melhor que 2020!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...