Ir ao conteúdo

PC não liga mais e cheiro de queimado na fonte Aerocool KCAS 500W

Ir à solução Resolvido por donzmaker,

Posts recomendados

Postado

Fala galera, a dois dias de terminar o ano fui ligar o pc assim q eu acordei e ele não deu sinal de vida. Não fazia barulho, as ventoinhas não saiam do canto e nem o leds acenderam. Fiz uma limpeza nele e nada. Depois de insistir um pouco e trocar de tomada, quando fui ligar ele ligou os leds e as ventoinhas giraram por cerca de 1 segundo, até que fez um barulho estranho e desligou. Senti um cheiro de queimado vindo do gabinete e não liguei mais. Gostaria da ajuda de vocês pra tentar entender o que pode ter acontecido, o meu PC é ligado num filtro de linha indicado pelos membros do clube e nada adverso parece ter acontecido com ele durante a noite. A fonte simplesmente morreu? Tem risco de eu precisar trocar mais do que so a fonte/?

Fonte: 500W 80Plus e PFC Ativo

Postado
12 minutos atrás, Lucasga disse:

Fala galera, a dois dias de terminar o ano fui ligar o pc assim q eu acordei e ele não deu sinal de vida. Não fazia barulho, as ventoinhas não saiam do canto e nem o leds acenderam. Fiz uma limpeza nele e nada. Depois de insistir um pouco e trocar de tomada, quando fui ligar ele ligou os leds e as ventoinhas giraram por cerca de 1 segundo, até que fez um barulho estranho e desligou. Senti um cheiro de queimado vindo do gabinete e não liguei mais. Gostaria da ajuda de vocês pra tentar entender o que pode ter acontecido, o meu PC é ligado num filtro de linha indicado pelos membros do clube e nada adverso parece ter acontecido com ele durante a noite. A fonte simplesmente morreu? Tem risco de eu precisar trocar mais do que so a fonte/?

Fonte: 500W 80Plus e PFC Ativo

QUal modelo da fonte ? qual modelo do filtro de linha?

havia sinais de explosao na tomada? a fiação está boa e bem dimensionada?

• Solução
Postado
28 minutos atrás, Lucasga disse:

@donzomaker Vou tentar.

Se eu fizer mais um teste em outra tomada tem risco de danificar ainda mais? no caso de ja estar danificado? ou é melhor deixar quieto?

o ideal é não ligar mais essa fonte

Postado

@donzomaker Fiz um teste com ela desconectada do PC. Aquele do clip de papel. Vi uma faisca saindo de dentro, e o barulho como se estivesse fritando algo, e o cheiro de queimado subiu de novo. Pelo menos agora tenho certeza de que é a fonte, será que pode ser um inseto como uma formiga que acabou queimando dentro da fonte?

Postado
4 horas atrás, Lucasga disse:

@donzomaker Fiz um teste com ela desconectada do PC. Aquele do clip de papel. Vi uma faisca saindo de dentro, e o barulho como se estivesse fritando algo, e o cheiro de queimado subiu de novo. Pelo menos agora tenho certeza de que é a fonte, será que pode ser um inseto como uma formiga que acabou queimando dentro da fonte?

difícil saber. Provavelmente a fonte foi pro saco

Geralmente eu aconselharia não mexer nela

Postado

@donzomaker Fiz o teste com a fonte de um amigo e o pc inicializou, não sei se houve danos a placa-mãe porque apenas inicializei. Você acha que vale a pena tentar arrumar alguem para tentar consertar ou já comprar outra fonte? Alguma recomendação até 500 reais?

Postado
2 horas atrás, Lucasga disse:

@donzomaker Fiz o teste com a fonte de um amigo e o pc inicializou, não sei se houve danos a placa-mãe porque apenas inicializei. Você acha que vale a pena tentar arrumar alguem para tentar consertar ou já comprar outra fonte? Alguma recomendação até 500 reais?

Qual teu setup?

Postado
13 minutos atrás, Lucasga disse:

@donzomaker Ryzen 5 3600/ A320M/ 16gb de ram/ RX 580 8gb. Tenho 2 hds e 1 ssd

Olha se você quer uma fonte de ótima qualidade eu te indicaria essa mesmo seu PC não precisando de uma fonte de 550W

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15873/fonte-super-flower-550w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-550f14hg

Ao que tudo indica o preço das fontes em 2021 continuarão altos em relação ao pré-COVID19 então tem essa outra boa opção

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=113586

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!