Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Adquiri um novo SSD PNY Cs3030 de 500GB e pensei nas possibilidades:

Particionar meu SSD de 120GB CS900 em dois:

70GB - Windows

40GB - StorageMI

E juntar esses 40GB com o HDD e deixar o NVMe sozinho ou juntar todos os discos em 1, ou seja:

CS900 - 40GB

HDD - 2000GB

CS3030 - 500GB

E nisso seria formado um disco só, o qual eu particionaria em dois:

50GB - Arquivos

E o resto - Aplicativos

O que acham? Estou equivocado em relação ao funcionamento do StorageMI? Ele realmente dobra o desempenho do HDD?

• Moderador
Postado

O StoreMI funciona da mesma forma que o Intel RST: Ele usa uma unidade secundária como cachê para acelerar determinadas aplicações.

https://www.amd.com/pt/technologies/store-mi

Ou seja, não faz o menor sentido todo seus esquemas de partição, afinal ele não "dobra" desempenho do HD, mas sim utiliza uma unidade secundária (SSD) para acelerar aplicações. Mas, se você já utiliza um SSD como unidade primária, essa tecnologia é totalmente irrelevante (pois a combinação SSD Cache + HD é mais lenta do que um SSD "dedicado").

Veja o vídeo acima para entender melhor, mas de maneira resumida, a ordem será essa (do mais rápido para o mais lento):

SSD NVMe > SSD SATA > HD + SSD (Intel RST ou StoreMI) > SSHD > HD.

• Moderador
Postado

SSD de 120GB = Você irá usar somente o Windows, ok.

SSD de 500GB = Você irá usar "qualquer coisa", ok.

HD de 2TB = Você também irá usar para guardar "qualquer coisa", ok.

Lembre-se que o ideal é que o Windows e os programas estejam sempre no SSD para se beneficiarem da maior velocidade, enquanto que seus arquivos você deve deixa-los salvos no HD caso haja necessidade (em caso de trabalhos como design ou edição de vídeo por exemplo, que geram arquivos relativamente grandes), sendo que usar a tecnologia StoreMI apenas para salvar arquivos é algo que não faz muito sentido...

Eu não entendi muito bem qual é o seu propósito com isso tudo, visto que você possui um SSD de 500GB que creio eu ser um espaço mais do que o suficiente para os programas que você utiliza, e o HD de 2TB possui armazenamento bruto o bastante para seus arquivos... usar esse SSD de 500GB para "acelerar" o seu HD não faz muito sentido visto que o SSD é muito mais rápido do que o conjunto HD + SSD(cache) utilizado pelo StoreMI...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!