Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizei a BIOS da minha placa ASUS e ela não dá vídeo


Posts recomendados

Tenho uma placa B450M - gaming/br da Asus e fui atualizar a bios para a versão 2409. Após atualizar, o computador não dá mais o vídeo ao ligar, mas o computador aparentemente está ligando normalmente (coolers funcionando, placa ligada...) 

Att: tentei resetar a BIOS tirando o CMOS, mas o computador continua do mesmo jeito 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá@rafaqmont , Pode ser que o arquivo da BIOS baixado estivesse corrompido ou ocorreu algum erro ou falha durante o processo de atualização. No caso você teria que regravar a BIOS novamente com o backup da original ou um outro arquivo de BIOS do modelo de sua placa-mãe. Com a placa não está dando vídeo, somente com uma gravadora de EPROM para resolver o problema.  Este problema é simples de resolver se você tem as ferramentas e conhecimento necessário, caso contrário leve a placa a uma assistência especializada para fazer o reparo, o serviço não é tão caro se for só a BIOS o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, rafaqmont disse:

@ederlap boa tarde, eu tentei fazer o reset da BIOS removendo o CMOS para reiniciar o sistema, mas continuou da mesma forma 

Se o problema for BIOS corrompida, isso não vai adiantar.

porque você atualizou a BIOS? Qual a sua configuração?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi se a bios estiver corrompida, ainda é possível fazer o reset? 

A configuração é placa-mãe asus b450m pro gaming, processador amd ryzen 5 3400g, 16gb de ram e placa integrada.

 

atualizei a bios pois comprei o computador com as peças separadas e contratei uma pessoa pra fazer a montagem, a mesma disse pra eu baixar os drivers pra atualizar no site da asus e não me especificou que não era necessário baixar a atualização da bios também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rafaqmont  Essa BIOS dá suporte a processadores Ryzen 5000 (Zen 3). O seu processador por ser um Zen+, algumas placas perdem suporte a essa arquitetura, suportando somente Zen 2 e Zen 3. No site da Asus não menciona essa perda de suporte, mas é bom saber.

Só se atualiza a BIOS por algum problema de compatibilidade, bug em algum componente ou por segurança.

 

4 minutos atrás, rafaqmont disse:

@Math.Pi se a bios estiver corrompida, ainda é possível fazer o reset? 

 

 

Você pode tentar o ASUS CrashFree BIOS 3 pra recuperar sua BIOS, mas não sei se esse recurso funcionará se não está dando vídeo. Você vai gravar a BIOS em um pendrive, conectar na porta USB (às vezes só funciona em uma porta específica, tem que ver no manual), e esperar a recuperação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas bios mais novas adicionam compatibilidade com Ryzen 5000 e podem dar problema em compatibilidade com gerações anteriores. Chuto que foi isso que ocorreu...

 

Unica solução é tentar reescrever a bios, ou trocar pra Ryzen 5000 ou pegar uma mobo nova. Se eu não me engano essas bios novas não são passíveis de downgrade de modo convencional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rafaqmont

Página 19: https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_B450M-GAMING_BR/BP14923_PRIME_B450M-GAMING_BR_UM_WEB.PDF

 

Baixe a BIOS Versão 2202, extraia o arquivo e coloque em um pendrive, renomeando para PB450MGB.CAP. 

Sugiro desconectar seus HDs antes do processo.

Ligue o pc, coloque o pendrive na placa-mãe (porta traseira), e aguarde. Não desligue nem reinicie o sistema durante o processo.

 

O procedimento está em um outro manual que você acessa pelo QR Code da pagina 19.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc

5 horas atrás, Brc disse:

Algumas bios mais novas adicionam compatibilidade com Ryzen 5000 e podem dar problema em compatibilidade com gerações anteriores. Chuto que foi isso que ocorreu...

 

Unica solução é tentar reescrever a bios, ou trocar pra Ryzen 5000 ou pegar uma mobo nova. Se eu não me engano essas bios novas não são passíveis de downgrade de modo convencional

 

Trocar o processador ou a mobo estão fora de questão para mim no momento, pois acabei de comprar os componentes. 

É possível realizar o downgrade ou resetar a bios? 

5 horas atrás, Math.Pi disse:

@rafaqmont

Página 19: https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_B450M-GAMING_BR/BP14923_PRIME_B450M-GAMING_BR_UM_WEB.PDF

 

Baixe a BIOS Versão 2202, extraia o arquivo e coloque em um pendrive, renomeando para PB450MGB.CAP. 

Sugiro desconectar seus HDs antes do processo.

Ligue o pc, coloque o pendrive na placa-mãe (porta traseira), e aguarde. Não desligue nem reinicie o sistema durante o processo.

 

O procedimento está em um outro manual que você acessa pelo QR Code da pagina 19.

 

Tentei fazer esse procedimento e a minha tela seguiu sem resposta. É possível fazer o downgrade ou o reset para a bios original? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, rafaqmont disse:

Tentei fazer esse procedimento e a minha tela seguiu sem resposta. É possível fazer o downgrade ou o reset para a bios original? 

É pra isso que serve o recover. Se não deu certo, leve numa assistência para regravação da BIOS, como foi sugerido anteriormente.

 

8 horas atrás, ederlap disse:

Olá@rafaqmont , Pode ser que o arquivo da BIOS baixado estivesse corrompido ou ocorreu algum erro ou falha durante o processo de atualização. No caso você teria que regravar a BIOS novamente com o backup da original ou um outro arquivo de BIOS do modelo de sua placa-mãe. Com a placa não está dando vídeo, somente com uma gravadora de EPROM para resolver o problema.  Este problema é simples de resolver se você tem as ferramentas e conhecimento necessário, caso contrário leve a placa a uma assistência especializada para fazer o reparo, o serviço não é tão caro se for só a BIOS o problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 03/01/2021 às 14:21, Math.Pi disse:

@rafaqmont

Página 19: https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/SocketAM4/PRIME_B450M-GAMING_BR/BP14923_PRIME_B450M-GAMING_BR_UM_WEB.PDF

 

Baixe a BIOS Versão 2202, extraia o arquivo e coloque em um pendrive, renomeando para PB450MGB.CAP. 

Sugiro desconectar seus HDs antes do processo.

Ligue o pc, coloque o pendrive na placa-mãe (porta traseira), e aguarde. Não desligue nem reinicie o sistema durante o processo.

 

O procedimento está em um outro manual que você acessa pelo QR Code da pagina 19.

 

 

boa noite amigo !

desculpas estar subindo nesse tópico porém preferi te pedir ajuda aqui do que no privado

 

vi que você entende do assunto e queria te perguntar, as assistência técnicas (RMA) aceitam essa placas mãe com BIOS ruim para fazerem o processo de troca de placa ou devolução do dinheiro pago ?

 

um amigo meu esta com uma placa-mãe b450m b da msi e teve o mesmo problema da BIOS, será que ela acionando msi eles consertam a placa ou vão alegar que o usuário fez mal uso e vão recusar o pedido ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@kapiel10 Bom dia. Não sei se entendi certo a pergunta. Se o problema foi causado pelo usuário, a loja pode recusar o reparo/troca.

Mas um processo de falha na atualização, acredito que a assistência fará a regravação da BIOS e cobrará o serviço feito (se eles puderem comprovar que foi erro do usuário).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/05/2022 às 11:52, Math.Pi disse:

@kapiel10 Bom dia. Não sei se entendi certo a pergunta. Se o problema foi causado pelo usuário, a loja pode recusar o reparo/troca.

Mas um processo de falha na atualização, acredito que a assistência fará a regravação da BIOS e cobrará o serviço feito (se eles puderem comprovar que foi erro do usuário).

 

e qual o valor que costumam cobrar nesse caso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!