Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bad Block Count - 10


Posts recomendados

Criystal-Disk-Mark.png.322efc941e4f87b1b20b113319581e4c.png

Eu não entendo muito dessas coisas, recentemente eu fiz a compra de um SSD (Kingston A400 240GB) eu baixei o Cristal Disk Info para confirmar se tudo estava OK e apareceu algo ali que me chamou a atenção, "Bad Block Count  | 100 | 100 | 10 | 000000000018|".

 

Eu achei (ou pode estar) que meu SSD estava com setores defeituosos, então eu decidi baixar o programa Data LifeGuard Wastern Digital pra verificar a integridade dele, e quando o programa terminou de fazer a verificação, ele não encontrou absolutamente nenhum problema no SSD

 

o que pode ser isso?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bad block em SSD é bem mais comum que nos HDs, é praticamente um processo natural do SSD, porém eles não são problema como eram nos HDs mecanicos, basicamente um SSD trabalha com memoria flash e o processo de gravação na memoria flash é estressante e meio que cada gravação estraga a célula um pouco, ate que após 300 a 600 ciclos a célula de memoria flash não seja mais capaz de manter os dados com exatidão.

 

Nesse ponto a controladora mapeia a pagina com as células defeituosas como um "bad block" e substitui ela por uma nova na area de reserva do SSD, um SSD de 240GB na verdade tem 256GB porém a diferença fica guardada como reserva, já pra substituir as células que estragarem, como o SSD trabalha com memoria flash não tem perda de desempenho ao remapear alguns blocos, ao contrario do HD que com alguma dezena de bad blocks aleatórios já começava com o "tec" "tec" seguido de lentidão ou pequenos travamentos.

 

Portanto teu SSD ta 99% saudável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente, o software está indicando diversos "Vendor Unique", indicando que ele não foi capaz de detectar e analisar corretamente os atributos do S.M.A.R.T. e nesse caso você deverá recorrer a outro software (preferêncialmente o do fabricante).

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

 

Não tente ler os valores indicados pelo S.M.A.R.T., do contrário, você ficará bem confuso pois a regra aplicada aos atributos além de por si só ser confusa, cada fabricante pode definir um meio diferente de calcular quando determinado parâmetro irá indicar um alerta ou uma falha.

 

A sua imagem é um perfeito exemplo disso. Observe que a aba "threshold" (limite, indicando o valor limite antes de indicar uma falha critica) possui o valor 10, mas o "Raw Value" (valores atuais) indica o valor 18 (ou seja, MUITO próximo ao limite), ao mesmo tempo a aba "Value" indica 100 (0 falhas)... Ou seja, é uma sala de números que é muito fácil de se confundir e muito difícil de entender o que esses valores realmente querem dizer só de observar.

 

Caso entenda um pouco de inglês, leia esse excelente artigo que explica o porquê do S.M.A.R.T. ser um sistema que muitas vezes não se pode confiar:

https://www.hdsentinel.com/smart/index.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
39 minutos atrás, Beidlblax disse:

@GabrielLV Então esses números apenas indicam o valor limite e o valor próximo?

Os números indicam os valores atuais, os últimos valores registrados, o valor limite (se atingir esse limite, uma falha será iminente) e o valor bruto de cada atributo.

 

40 minutos atrás, Beidlblax disse:

Enquanto no Kingston SSD Manager, também apareceu "Vendor Unique" provavelmente pode ser um bug?

Estranho... Baixe o HD Sentinel e veja se o mesmo está ocorrendo: https://www.hdsentinel.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, como mais de um software está exibindo a mesma característica, só nos resta a crer que a programação do S.M.A.R.T. nessa unidade é diferente das outras (é o primeiro SSD Kingston que eu vejo cujo software do fabricante não identifica os atributos corretamente), por tanto, o que podemos fazer é verificar o número do atributo para descobrirmos o que ele se refere.

https://www.micromat.com/product_manuals/drive_scope_manual_01.pdf

 

Em todo caso, todos aparentemente estão OK, então não precisa se preocupar com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!