Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tempo limite driver GPU AMD


Ir à solução Resolvido por Bruno S. Costa,

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Então... Recentemente estou com um probleminha com minha placa de vídeo, uma RX 560 de 4GB, que ao navegar na internet usando o navegador Google Chrome ou ao escolher um wallpaper usando o software Wallpaper Engine me acontece que a tela enche de quadradinhos (parecendo um tabuleiro de xadrez/dama) em azul ou vermelho (aleatório) e o display fica sem sinal por um tempo e depois retorna com uma janela para enviar um relatório de bug para a AMD falando que Detectaram tempo limite do driver em meu sistema. Em jogos a placa se comporta extremamente bem pelo que vejo no MSI Afterburner, temperaturas estáveis, boas taxas de frames / frametime, etc... Estressei o computador por uns 45 minutos com o AIDA64 para ver se tinha um problema de estabilidade mas nada ocorreu. Eu não tenho certeza, mas desconfio que seja problema de software, pois esse bug só acontece depois de um tempo navegando no Chrome ou mexendo em coisas básicas (como o Wallpaper Engine ou o explorer por exemplo). Se alguém já passou por isso e encontrou uma solução, eu peço humildemente que me ajude a encontra-lá pois esse bug está me dando nos nervos 🤣. Eu já tentei algumas coisas como alterar o valor do "TdrDelay" para 8 no registro do windows, mas nenhuma funcionou... Vou deixar anexado aqui duas imagens do problema, uma é o bug em si a outra é o que acontece depois do bug com o a janela de relatório da AMD. Enfim... Obrigado pela atenção e espero que seu dia seja ótimo!

Screenshot_9.png

IMG_20210108_021404_1.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo problema aqui. Aconteceu pela primeira vez ontem (08/01/2021) enquanto eu jogava um pouco de Jurassic World Evolution. Do nada a tela do jogo ficou preta e o jogo fechou aparecendo essa mesma mensagem de "tempo limite de driver". Agora tenho problemas em alguns jogos (Genshin Impact e RuneScape) que a tela fica piscando uns "raios" sei lá como dizer (tipo uns triângulos só que bem esticados). Hearthstone tá rodando normal... Só que vários jogos da Steam fecham (aparecendo essa mensagem de tempo limite) sempre quando saio do menu principal do jogo para iniciar a gameplay, por exemplo no Jurassic World Evolution.

De resto meu PC está normal com navegação na internet e outras funções do cotidiano.

 

Minha placa é uma Radeon RX 550 Red Dragon - 4gb da PowerColor, que nunca apresentou problemas nesses jogos antes. Uma coisa que to achando curiosa é que nas minhas pesquisas to vendo postagens desse bug em fóruns em datas muito próximas (entre o dia 01 de janeiro e hoje dia 09), será que foi alguma atualização automática do windows ou do software Radeon que causou esse problema?

 

Eu retrocedi a versão do software Radeon para uma de novembro de 2020 e melhorou minha situação, mas não resolveu o problema 100% porque o desempenho não está o mesmo e isso dói na minha alma kkkk 😕

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

atualização: depois de duas horas com a versão de novembro de 2020, abri alguns jogos e voltei a ver o problema da tela ficar piscando aqueles raios que parecem uns "triângulos esticados" kkkk como tinha falado acima.

 

(quando tinha retrocedido a versão esse problema estava resolvido, pelo menos num primeiro momento, embora ainda sentisse um desempenho um pouco inferior de como era antes. E mesmo tendo retrocedido o software Radeon alguns jogos da Steam ainda fechavam com a mensagem "detectamos tempo limite de driver no seu sistema").

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@veef Também estou usando a versão de Novembro (20.11.2), ela está um pouco mais estável que a atualização de Dezembro (20.12.1) mas mesmo assim ainda aconteceu o problema desses quadradinhos azuis/vermelhos comigo... Porém esses quadradinhos nunca aparecem em games, só quando estou mexendo no Google Chrome ou no Wallpaper Engine, foi então que desativei a aceleração por hardware nesses dois programas, e desde que desativei essa opção nos dois programas, o bug não apareceu até o momento. Se quiser te passo o tutorial de alterar o TdrDelay no registro, comigo não funcionou, mas vai que contigo funcione... 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno S. Costa eu já tentei isso e infelizmente não deu... cara, já estou pesquisando preços de outras placas de vídeo kkkkkkk essa é a primeira vez que tenho radeon e a primeira vez que tenho problemas desse tipo, não quero nunca mais. Vou voltar pra nvidia assim que tiver condição. Minha última ação hoje foi retirar a placa e limpar todas as entradas, mas nada mudou. Tinham me falado pra mexer nas voltagens, mas não manjo muito... você tem algum conhecimento de que tipo de alteração nas tensões da placa, pelo software radeon, podem ser feitas? aumentar ou diminuir? na real, nem sei se isso ajudaria ;-;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@veef Infelizmente não. 🙁 Depois de formatar o PC instalar várias versões de drivers, ainda não resolveu. A placa está super estável em games... Temperatura não passa do 77º em Full Load, rodando os jogos rodando de boas, mas daí abro um programinha mais leve tipo o Chrome e me dá esse bug ou seja lá que for. Eu vi num fórum um cara falando que isso pode ser as tensões, mas o tutorial está super desatualizado e as imagens que ele colocou lá para seguir os passos estão indisponíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sei que faz um tempinho, mas vou compartilhar aqui caso alguém visite este tópico... Meu problema era simplesmente um pino mal encaixado na GPU, bastou apenas eu plugar adequadamente que diminuiu e muito o problema. Ele ainda aconteceu, só que com menos frequência... Com os ajustes que fiz pelo regedit com o "TdrDelay" (basta procurar no Google como fazer isso) depois que encaixei o plug e fiz uma instalação limpa dos drivers Adrenalin 20.11.2 me parece que houve contribuição significativa na redução da ocorrência desses bugs chegando a ser quase "raro".

 

Edit: esse "pino" que eu falo é aquele conector PCI-E 6x que tem função de enviar energia adicional para a GPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema desde sábado e ja tentei varias coisas mas nenhuma delas resultou, nunca pensei que a AMD seria assim estão má.

 

o meu pc tem :

 

Ryzen 5 2600

tuf gaming b450m

asus rog RTX5500XT

memoria 2x8 3200Mhz

ssd m.2 wd blue 

corsair cv650W 80plus bronze 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Radeon™ Pro Software for Enterprise

Revision Number

20.Q4

 

Instala essa versão que resolve. Se não funcionar começa a fazer teste na memoria e na GPU para ver se tem alguma falha no hardware. Aqui instalando esse drive resolveu. 

AMD está vacilando com a galera que tem placa mais antigas com esses novos drives. 

as versões a seguir são as que estão apresentando essas falhas.  

 

Adrenalin 2020 Edition 21.3.1 Optional

 

Adrenalin 2020 Edition 20.11.2 Recommended (WHQL)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 7 meses depois...
  • Solução

 Fala galera, tinha postado uma solução aqui mas comigo ela só funcionou por uns dias e depois os erros voltaram novamente sem contar também que nem todas RX 560 / 560D tem conector de energia extra. Depois de meses fazendo testes e mais testes nela procurando por uma solução decente, recentemente descobri algo que pode funcionar com vocês que nem comigo.

 Eu fiz o seguinte: baixei o MSI Afterburner instalei os drivers estáveis mais recentes da AMD versão 22.6.1 e no MSI Afterburner limitei os clocks de GPU e VRAM em -10% do seu valor total em stock que era 1196 MHz e 1500 MHz respectivamente. Os valores resultantes foram de 1076 MHz para a GPU e 1350 MHz para a VRAM, depois disso ativei a curva de fans personalizada na guia "Ventoinha" das configurações e na guia "Geral" ativei o "Desbloquear controle de tensão" selecionando "MSI Avançado" depois ativei "Desbloquear monitoramento de tensão" e por fim ativei a opção "Forçar tensão constante".

 

 Sobre a os valores que você terá que definir na sua eu não sei exatamente, vai depender da sua placa. Mas faz que nem eu vai diminuindo ambos os clocks de 5% em 5% até chegar num ponto em que sua placa estabilize. Pode ser que de vez em quando os quadradinhos apareçam mas aqui ficou bem mais estável, quando desconfigurado o erro dos quadradinhos acontecia de 5 em 5 segundos e era impossível usar o computador e as vezes a tela ficava preta e para conseguir usar novamente só reiniciando, agora consigo jogar e navegar na internet normalmente.

 

 Mas lembrando, eu não garanto que o método que ensinei aqui vai funcionar para você, só testando para saber. Uma outra dica que posso dar se não funcionar é alterar a curva de frequência / tensão na opção chamada "Curve Editor" definindo frequências de GPU menores nos estágios, mas também não é garantido que vai funcionar. Em todo o caso lembre que é um método paliativo e sim isso vai diminuir um pouco o desempenho da sua placa que muito provavelmente já está com seus dias contados, pode funcionar por 1 semana, 1 mês ou 1 ano, só o tempo dirá. O ideal mesmo seria comprar uma nova, mas pra quem está apertado que nem eu pode ser um alívio. (Não recomendo alterar as tensões da placa isso pode ocasionar na inutilização da sua placa de vídeo e eu não me responsabilizarei por isso. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!).

 

Espero que tenha ajudado!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!