Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Master Blizzard T2 fazendo um barulho muito alto ao ligar o PC


Posts recomendados

Eu estou com um problema na minha Blizzard T2. Quando eu ligo o PC, ela faz um barulho bem alto, tipo carro quando arranca até o fim. O barulho dura um ou dois minutos até voltar ao normal. No entanto, isso não acontece sempre. Tem alguns dias que tem esse barulho e tem outros dias que não tem. Estou preocupado porque eu tive duas ventoinhas de gabinete (umas de 120mm) que começaram a fazer o mesmo barulho quando começaram a dar problema.

 

Sei que tem como trocar a ventoinha do cooler (embora o site e o manual não terem explicado isso), será que eu tenho que trocar? Eu limpo ele sempre quando eu faço uma limpeza geral no PC. Se sim, esse aqui da Noctua serve?

https://www.waz.com.br/cooler-gabinete-9cm-noctua-nf-a9x14-pwm-html/p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@StephanFS  3 possibilidades.

  • Poeira, tufos de poeira estão obstruindo e atrapalhando o Fan a girar.
  • Ao colocar o Fan, fazendo pressão deformastes o plástico em volta do mesmo, isso já aconteceu comigo, basta faze-lo voltar a posição ideal.
  • Fanta de lubrificação, mas isso só acontece em 2 cenários, poeira entrou no rolamento na hora da limpeza ou tem mais de 3 anos de uso.

 

OBS: tenho um ventilador de teto que uso 15 horas por dia, com mais de 20 anos funcionado bem, basta manter limpo sempre e bem lubrificado que essas coisas duram para sempre.

O que mata rolamentos de motores é o calor, e quando falta lubrificação ou as hélices travam, o rolamento do motor só esquenta até consumir o verniz que recobre o cobre, ai nesse ponto é lixo, não tem manutenção que resolva, só trocando o rolamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique PP disse:

@StephanFS  3 possibilidades.

  • Poeira, tufos de poeira estão obstruindo e atrapalhando o Fan a girar.
  • Ao colocar o Fan, fazendo pressão deformastes o plástico em volta do mesmo, isso já aconteceu comigo, basta faze-lo voltar a posição ideal.
  • Fanta de lubrificação, mas isso só acontece em 2 cenários, poeira entrou no rolamento na hora da limpeza ou tem mais de 3 anos de uso.

 

OBS: tenho um ventilador de teto que uso 15 horas por dia, com mais de 20 anos funcionado bem, basta manter limpo sempre e bem lubrificado que essas coisas duram para sempre.

O que mata rolamentos de motores é o calor, e quando falta lubrificação ou as hélices travam, o rolamento do motor só esquenta até consumir o verniz que recobre o cobre, ai nesse ponto é lixo, não tem manutenção que resolva, só trocando o rolamento.

Eu cheguei a tirar a ventoinha e passar o pincel nela e no dissipador no começo da semana. Não cheguei a ver o plástico e nem pingar o Singer nele, vou tentar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, StephanFS disse:

Eu cheguei a tirar a ventoinha e passar o pincel nela e no dissipador no começo da semana. Não cheguei a ver o plástico e nem pingar o Singer nele, vou tentar isso.

Não faça isso, vamos tentar algo melhor antes.

 

Passa o dedo nas hélices faz ela girar com a mão e vê se onde está agarrando se é nela ou ela esbarra em algo, se a hélice estiver dura e sem encostar em nada então ai sim hora de lubrificar mas antes...

 

Suga a ventoinha com um aspirador de pó, incluindo as fendas que podem ter entrado poeira. Depois coloca o óleo de máquina filtrado (singer, king e etc) desde que seja bem filtrado. Ai suga novamente com o aspirado, mas desta vez é para fazer o cooler girar em alta velocidade, só colocar o cano do aspirador de forma que acelere as hélices, assim espalha o óleo e libera qualquer travamento interno.

 

OBS: Não esquece pode ser deformação do plástico na remontagem, cheque se as pás da hélice não estão batendo no canto do próprio fan.

OBS2: Pode lubrificar também com WD40, dar um jato de WD40 nas ranhuras, eu sempre lubrifique e continuo lubrificando com óleo de máquina filtrado mas a moça de manutenção do meu circulador de ar disse para usar WD40, qual é o melhor eu não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, StephanFS disse:

Bem, eu fiz tudo dito acima, mas na hora de pingar o óleo, descobri que o fan é um daqueles que a tampa do rolamento é aquelas de plástico duro que você nem consegue tirar. Eu nem cheguei a arriscar a quebrar a tampa para não dar problema.

@StephanFS tem 2 jeitos foi o que fiz num cooler que agarrou.

 

num eu fiz assim, peguei uma seringa com agulha, enfiei no vão do rolamento com as pás das hélices. Meio difícil explicar com palavras, mas joguei em excesso nesse vão ai e coloquei para rodar e remover o excesso com aspirador de pó.

 

Outro jeito é ir nesse mesmo vão, ao in vez de agulha de seringa com óleo, usei o bastão vermelho do WD40, e dei um jato forte na fenda do cooler. Deixa o WD40 agir por 2 minutos e coloca para girar rapidão com o aspirador de pó.

 

Todos esses métodos eu já fiz, o de abrir o cooler e desmontar, esse nunca fiz, até porque todos eles são selados. Se mão funcionar fazendo isso tudo que disse. ia usa até parar de vez, mas mesmo assim já vai comprando outro igual. Natureza e o bolso agradecem pela tentativa. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!