Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caríssimos, uma vez mais recorro a vocês pedindo orientações.

Tenho um computador já antigo que, ultimamente, quando eu ligo, ele acende todas as luzinhas e, em princípio, começa a funcionar tudo (os cooler, a fonte...) mas, na verdade, ele não consegue ligar efetivamente, e nada acontece.

O principal inicativo de problema, que eu consegui identificar, é que ele faz um barulho como se estivesse fazendo força pra tentar ligar, tipo carro "pedindo marcha", sabe? Daí dá uma "acelerada" e depois "reduzia", e fica nesse ciclo. Esse barulho parce vir do cooler do processador.

Inicialmente, pensei que fosse a fonte (pois a minha era daquelas genéricas vagabundas) e comprei uma nova. Tudo funcionou perfeitamente durante umas semanas, mas agora voltou o mesmo problema.

É um problema intermitente, às vezes ele consegue ligar e outras vezes não. Não há um períiodo determinado. Quando acontece isso, eu deixo ele lá parado e depois de algumas horas ele liga nornal, ou então fica dias sem conseguir ligar e depois consegue. Acontece também de eu abrir, mexer em algumas coisas (tipo titar e colocar a memória ou a placa de video, desconectar e reconectar os cabos de energia ou de video, etc) e daí ele liga como se nada tivesse acontecido.

Alguma ideia de qual pode ser o problema?

Grato. 

• Membro VIP
Postado

@fermton Boa noite

Qual a configuração desse computador e qual modelo de fonte comprou.

Se o computador é antigo então recomendo desmontar ele inteirinho e aproveitar e fazer um boa limpeza interna, e pegar um limpa contato e uma borracha e jogar um pouco nos slots de memória, no soquete do processador, nos contatos do processador, nos contatos da memória passar uma borracha .

E monte apenas com o basico, processador, placa-mãe, um pente de memória e se se o processador ou placa-mãe, não tiver vídeo integrado conecte a placa de vídeo.

Deu vídeo coloque outro pente de memória e vá ligando outros hardware.

• Curtir 1
Postado

Obrigado, @Edvaldo J. Frederico! Então, eu fiz exatamente isso quando comprei a fonte ( Atx 300w Seasonic 80 Plus Pfc Ativo Bivolt, esta aqui). Limpei ele todo, com borracha e alcool isopropilico (só não passei limpa contato), e também troquei a pasta térmica (que estava normal). Ele funcionou umas duas semanas e voltou a ter o mesmo problema. 

Também fiz esse teste de ir conectando as coisas aos poucos. Quando desligo e ligo com o básico ele funciona. Daí ligo todas as outras coisas e ele continua funcionando, mas depois de um tempo volta o problema. 

Não há nenhum capacitor estufado, nada aparentemente quebrado, ou algo do tipo. Quando ele liga, funciona normalmente, não fica reiniciando nem desligando. A única coisa que me chamou atenção, que consegui identificar, foi esse barulho diferente, que estou caracterizando como se ele estivesse "se esforçando" pra ligar. Por isso eu havia pensado inicialmente que era a fonte e a troquei. 

Minha configuração é esta aqui:

Windows XP service pack3
Processador Core 2 quad Q8400 2.66MHz
4GB RAM (2 x DDR3 1333Mz)
Placa-mãe Mega G41T-M7 LGT (versão 1.0)
Placa de video Zogis - nvidia GeForce 9500 GT 1GB

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico e demais colegas, uma atualização:

Já havia acontecido antes, e eu testei de novo: simplesmente desconectei os cabos de trás do PC (cabo de energia, cabo vga, mouse, teclado, wifi-usb e impressora). Também mudei alguns usb de lugar e ele voltou a ligar e funcionar.

Mas ocorreu uma outra coisa, que já havia acontecido antes também e eu esqueci de mencionar: as configurações de video se alteraram para as configurações mais baixas (apareceu inclusive uma mensagem do windows avisando isso, sobre a resolução e a intensidade de cor). 

Quando ocorreu isso anteriormente, eu acertei as resoluções e ele continuou funcionando normalmente.

Isso ajuda a entender melhor qual poderia ser o problema? Alguém teria algum "insight" a partir desse relato?

Muitíssimo grato a tod@s!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!