Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desempenhando muito abaixo do esperado! - Ryzen 5 3400g - RX Vega 11


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Olá pessoal, sou novato aqui, não sei se estou no campo certo, se estiver, por favor me perdoem.

Comprei um computador há mais ou menos uma semana depois de ver reviews sobre ele em alguns jogos que seriam do meu interesse. (Vou deixar as especificações abaixo)

Esse computador tem o processador Ryzen 5 3400g que tem a GPU integrada da Vega 11 Grapichs. Eu sabia que era uma APU, não entendo muito do assunto mas já vi alguns vídeos, sabia que o desempenho não seria parecido com uma placa de vídeo dedica, porém o desempenho nem chega perto dos que vi nos reviews e isso é mais gritante quando o jogo CS:GO entra em campo.

A diferença que percebi entre os reviews e meu setup está na parte da memória. Tenho apenas um pente de 16gb e nos vídeos eles usavam 2 pentes de 8gb trabalhando em dual Channel e numa frequência maior que as minhas. Isso faz tanta diferença assim?

Nos reviews os computadores rodavam tudo beirando o máximo e ainda assim com uma taxa de quadros bastante alta, beirando 79-80 fps. No meu isso permanece 35-40 mesmo com todo o gráfico no mínimo. Trocando a resolução é possível ter um ganho de fps, porém deixa o jogo um pouco disforme.

Estou com o AMD Radeon Software instalado e ele atualizou o driver da GPU para versão mais recente. A única dúvida que tenho é a respeito do processador, não sei se esse aplicativo também atualiza os drivers do mesmo, pois o meu está com uma versão de 2009 ainda. Já rodei o Driver Booster mas ele não identificou nenhuma atualização disponível.

Peço que me ajudem a pelo menos identificar o que devo fazer para melhorar isso, tirando a opção de comprar uma placa de vídeo. Posso oferecer mais informações se necessitarem.

 

OBS: Esses resultados são depois de dedicar 4gb de memória especialmente para GPU. Antes disso, eram até piores.

 

Características:

- Marca: NTC

- Modelo: VULCANO II 7135

Especificações:

Gabinete:

- Gabinete Gamer Liketec Streamer RGB

Fonte:

- 500W 80 Plus Bronze C/PFC Ativo

placa-mãe:

- Gigabyte A320M-S2H

Processador:

- AMD Ryzen 5 3400G - AM4

- Clock base: 3.7GHz

- Clock max. 4.20Ghz 

Memória RAM:

- Capacidade: 16GB

- Tipo: DDR4

- Velocidade: 2666 Mhz (1 x 16GB)

Armazenamento:

- SSD: 480GB

- Tipo: Sata 3 (2.5")

Placa de Vídeo:

- Onboard - Radeon RX Vega 11 Graphics

Sistema Operacional:

- Windows 10 Pro - 64 Bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 minutos atrás, Betulz disse:

Olá pessoal, sou novato aqui, não sei se estou no campo certo, se estiver, por favor me perdoem.

Comprei um computador há mais ou menos uma semana depois de ver reviews sobre ele em alguns jogos que seriam do meu interesse. (Vou deixar as especificações abaixo)

Esse computador tem o processador Ryzen 5 3400g que tem a GPU integrada da Vega 11 Grapichs. Eu sabia que era uma APU, não entendo muito do assunto mas já vi alguns vídeos, sabia que o desempenho não seria parecido com uma placa de vídeo dedica, porém o desempenho nem chega perto dos que vi nos reviews e isso é mais gritante quando o jogo CS:GO entra em campo.

A diferença que percebi entre os reviews e meu setup está na parte da memória. Tenho apenas um pente de 16gb e nos vídeos eles usavam 2 pentes de 8gb trabalhando em dual Channel e numa frequência maior que as minhas. Isso faz tanta diferença assim?

Nos reviews os computadores rodavam tudo beirando o máximo e ainda assim com uma taxa de quadros bastante alta, beirando 79-80 fps. No meu isso permanece 35-40 mesmo com todo o gráfico no mínimo. Trocando a resolução é possível ter um ganho de fps, porém deixa o jogo um pouco disforme.

Estou com o AMD Radeon Software instalado e ele atualizou o driver da GPU para versão mais recente. A única dúvida que tenho é a respeito do processador, não sei se esse aplicativo também atualiza os drivers do mesmo, pois o meu está com uma versão de 2009 ainda. Já rodei o Driver Booster mas ele não identificou nenhuma atualização disponível.

Peço que me ajudem a pelo menos identificar o que devo fazer para melhorar isso, tirando a opção de comprar uma placa de vídeo. Posso oferecer mais informações se necessitarem.

 

OBS: Esses resultados são depois de dedicar 4gb de memória especialmente para GPU. Antes disso, eram até piores.

 

Características:

- Marca: NTC

- Modelo: VULCANO II 7135

Especificações:

Gabinete:

- Gabinete Gamer Liketec Streamer RGB

Fonte:

- 500W 80 Plus Bronze C/PFC Ativo

placa-mãe:

- Gigabyte A320M-S2H

Processador:

- AMD Ryzen 5 3400G - AM4

- Clock base: 3.7GHz

- Clock max. 4.20Ghz 

Memória RAM:

- Capacidade: 16GB

- Tipo: DDR4

- Velocidade: 2666 Mhz (1 x 16GB)

Armazenamento:

- SSD: 480GB

- Tipo: Sata 3 (2.5")

Placa de Vídeo:

- Onboard - Radeon RX Vega 11 Graphics

Sistema Operacional:

- Windows 10 Pro - 64 Bits

É , infelizmente o Dual Channel , FAZ MUITA diferença para processadores com APU , ele seria o causador do problema na minha opinião , se possível compre um pente só de 2gb pra ativar o dual channel pelo menos , frequências altas fazem bastante diferença também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

É , infelizmente o Dual Channel , FAZ MUITA diferença para processadores com APU , ele seria o causador do problema na minha opinião , se possível compre um pente só de 2gb pra ativar o dual channel pelo menos , frequências altas fazem bastante diferença também. 

Só pra reforçar o comentado pelo colega. Com certeza é o fato de você estar usando single channel. No caso de gráficos integrados, o dual channel faz completa diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!