Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, estou com o 3o e novo PC, irei fazer várias perguntas para esclarecer 100% tudo.

Specs: 

A320m-k (futura b450 com dissipadores)

8gb single (futuro dual de 2x8) 3000mhz

R3 3200g (futura r5 1600)

Sem gpu (futuramente uma Gtx 16, rx550, 580 e etc)

Nidus 500 (Pichau) fixa 

Troca de gabinete também não está nos planos

Aviso: farei o topico mobile (via celular) então nao sei como ficará a apresentação de imagens

A principal questão, sobre o gabinete. Mancer Argon ( https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-mancer-argon-lateral-acrilico-preto-mcr-ag01-fl ) tem suporte para 3 ventoinhas, porém há um HD grudado bem na parte frontal, na grade, atrapalhando provavelmente a colocação de fans ali e também da ventilação que seria feita mesmo se conseguisse colocar (1a foto), aparentemente esse encaixe (2a foto) seja para destranca a frontal, não desejo tirar fios da frontal do LED e etc, apenas o suficiente para tirar o HD dali e botar 2 fans (120mm) com um hub de fans (já que o a320m só suporta 1) e 1 fan traseira que já está livre, com 80mm

Eu poderia deitar esse HD na base do gabinete? Proteger com folha de papel ou papelão partes metálicas ou usar algum case? Como seria q posição que eu colocaria exatamente? Virado de qual lado? 

Como ficaria um hub de fans nesse gabinete? Posição e etc, já que teria ali um HD e futura GPU? Teria problemas com esse gabinete para passar cabos do hub?

Outra dúvida, nessa foto (3 foto) da pra ver que é bem próximo a entrada de ram e o cooler da pcie, mesmo em modelos mais parrudos de gpu, teria risco de não caber? (O gabinete apesar de matx ele é bem largo então caberia horizontalmente no gabinete creio eu)

Outra dúvida, a a320m tem encaixe de ram direto? (Sem abrir as travas)? Aparentemente nessa 4 foto a trava parece ser "fixa" visualmente ou é apenas impressão? As travas sao em ambas pontas ou em usa só? Se apenas 1, qual das?

Uma dúvida cruel que nunca testei, posso encostar na mobo sem dar problema? Preciso desligar a fonte pelo interruptor para fazer isso e mexer no hardware ou apenas desconectar da energia?

Além disso, já que essa placa não tem VRM com dissipador e sem exaustor na parte de cima, mesmo que ele não chegue a passar de 70 graus jogando gta 5, o sistema de 2 cooler frontais jogando ar para dentro nesse gabinete e jogando para fora pela traseira funcionaria bem? Mesmo com gpu?

Outra dúvida, aparentemente meu cabo 6+2 (para energia extra de gpus atuais) está escondido na frontal (já que não o achei enquanto mexia apenas nessa parte casual, possivelmente ela está lá na frente, certo?

Poderiam também fazer um plano de layout de como ficaria +/- o setup mais organizado com 2 pentes de ram, 1 hub de fan, 3 fans, 1 espaço para futuras gpu e o HD em alguma posição? Apenas para eu me guiar, pois não vejo outro lugar fora o chão dele

Se quiserem pedir mais fotos ou explicações e até mesmo dicas eu ficaria agradecida (e talvez lembrarem coisas que talvez eu tenha esquecido e que vocês acham importante que eu fique ciente sobre)

Para resultados melhores nesse gabinete, acham que um casemod seja necessário? Como aumentar os furos frontais de entrada de ar para as fans e etc?

Outra coisa, aparentemente mesmo em valorant no alto, fortnite com render alta, csgo alto, pubg lite médio/alto, gta 5 com textura alta e etc, ele só chega no máximo a pegar 70 graus (e atualmente aqui está calor do inferno), e o gabinete fica quente, isso me incomoda, mas é normal? Com as fans que planejo e reposição do hd, refrigeração ficará suficiente e minimizará isso?

IMG_20210129_015119365~3.jpg

IMG_20210129_015133321~2.jpg

IMG_20210129_015105448~2.jpg

IMG_20210129_015307098~2.jpg

• Solução
Postado
9 minutos atrás, ArielBeaul disse:

Eu poderia deitar esse HD na base do gabinete? Proteger com folha de papel ou papelão partes metálicas ou usar algum case? Como seria q posição que eu colocaria exatamente? Virado de qual lado?

A proposta do gabinete é que o HD fique dessa forma na frente para pegar refrigeração, eu acho isso meio ruim, assim como também o fato de deixar a fonte em cima.

Se o gabinete tiver furação no chão do mesmo, sim, você pode colocar o HD no chão parafusado sem nada embaixo dele.

10 minutos atrás, ArielBeaul disse:

Como ficaria um hub de fans nesse gabinete? Posição e etc, já que teria ali um HD e futura GPU? Teria problemas com esse gabinete para passar cabos do hub?

Se a proposta é pegar um HUB daqueles para 10 fans e sincronizar a rotação de todos, você pode colocar a placa do hub na parte de trás onde fica escondido os cabos e ele ficará bem discreto.

Ou então colocar ele no chão do gabinete, mais perto da região frontal.

12 minutos atrás, ArielBeaul disse:

Outra dúvida, a a320m tem encaixe de ram direto? (Sem abrir as travas)? Aparentemente nessa 4 foto a trava parece ser "fixa" visualmente ou é apenas impressão? As travas sao em ambas pontas ou em usa só? Se apenas 1, qual das?

A trava do slot de memória para abrir é a de cima apenas.

Ao inserir a memória, comece pela parte de baixo e depois em cima, pressione embaixo e depois sobre para fechar a trava que foi aberta.

13 minutos atrás, ArielBeaul disse:

Uma dúvida cruel que nunca testei, posso encostar na mobo sem dar problema? Preciso desligar a fonte pelo interruptor para fazer isso e mexer no hardware ou apenas desconectar da energia?

Contanto que não pegue em pontos de solda, não tem problema.

Pode sim encostar na placa-mãe, antigamente tinha muita ocorrência de placa-mãe queimar com energia estática, hoje em dia nem tanto.

Se ainda ficar com medo, coloque os pés direto no chão e ai pode mexer sem preocupação, pois a energia estática não vai se acumular.

E claro, sempre desligue a fonte, até mesmo da tomada, embora as tensões que a fonte envia para a placa seja de no máximo 12V, não queremos ter ocorrência de usuários queimando os dedos.

15 minutos atrás, ArielBeaul disse:

Outra dúvida, aparentemente meu cabo 6+2 (para energia extra de gpus atuais) está escondido na frontal (já que não o achei enquanto mexia apenas nessa parte casual, possivelmente ela está lá na frente, certo?

O cabo PCI-E fica do outro lado, você precisa abrir a tampa que fecha o gabinete do outro lado.

Seu gabinete tem uma tampa de vidro, abra essa, mas também vire o gabinete do outro lado, e abra aquela tampa de metal que fica na região traseira da placa-mãe, lá vai ter acesso a área onde deve ficar os cabos escondidos, para que a parte realmente interna de onde fica as peças, fique com aspecto clean.

A trava da foto que tem uma seta vermelha é referente a tampa frontal do gabinete, você deve apertar ela e puxar a tampa frontal ao mesmo tempo.

GPUs de até 2 fans, ao meu ver dá pra colocar ai tranquilamente sem mexer em nada, até mesmo sem trocar o HD de lugar.

E creio que se não pegar uma gpu com backplate grande, não vai atrapalhar nada na hora de colocar.

mcr-ag01-fl2.jpg.4bd8e6528049d0c64cff4aa77211490b.jpg

Marcações onde dá certo colocar um HUB de fans, a primeira marcação em amarelo vale para fixar o hub de ambos os lados.

Já a segunda, considere também mover mais para a parte do painel frontal ou pra trás, vai depender do tamanho do cabo dos fans.

Normalmente eu recomendo esse hub <link.

Ele vem com um cabinho, esse cabinho você liga em uma conexão especifica do hub e o mesmo vai lá conectado no CHA_FAN da placa-mãe(perto da bateria da BIOS) esse cabo é o que vai fazer as fans sincronizar a rotação, a alimentação deve vir diretamente da fonte através de um cabo molex, e os fans vai conectado no hub, ignore o conector vermelho, esse é para colocar o cooler do processador.

• Obrigado 1
Postado
14 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Se o gabinete tiver furação no chão do mesmo, sim, você pode colocar o HD no chão parafusado sem nada embaixo dele.

Aparentemente tem sim marcações no fundo, seria então possível botar com suporte nativo do gabinete né? Colocar a fan frontal 1 em cima para chegar em ram/cpu/vrm e levemente a gpu e a outra para gpu/hd e outras peças de baixo (os 2 120mm) talvez ajudem a resfriar o hd também né? Aparentemente o calor geralmente sobe para cima, usando o cooler para fazer a transição de ar fresco right-left ele não vá esquentar fonte, gabinete (parte superior especialmente) e raramente irá aquecer o hub e hd se ficarem na base, correto?

Amanhã posso trazer updates de fotos da base para você olhar melhor

Postado
5 horas atrás, ArielBeaul disse:

HDs vibram enquanto trabalham. Todo HD precisa estar bem fixado para que ele não seja danificado pelas próprias vibrações. HDs falham prematuramente se não estiverem fixados corretamente ou se forem movidos durante o uso. Por isso HDs de notebooks duram tão pouco.

Observei bem o layout desse gabinete e estou realmente impressionado com o quanto ele é ruim. Eu recomendaria a troca dele imediata se fosse possível, pois mesmo com ajustes não acredito que ele ficaria bom. A longo prazo a falta de ventilação adequada pode encurtar a vida útil de seus componentes. Tem gabinetes na Pichau que custam a partir de 170 reais que tem o perfil interno bem melhor do que este, fora o tampo frontal em mesh que é importantíssimo. Exemplo: GABINETE GAMER PICHAU DARTH VIDRO TEMP PRETO, PG-DA01-FL

Postado
6 horas atrás, ArielBeaul disse:

Aparentemente tem sim marcações no fundo, seria então possível botar com suporte nativo do gabinete né?

Se ele ficar bem fixo não terá problema na parte de baixo, desde que tenha de fato todas as furações para fixar ele claro, ai sim pode mover ele de lugar e não terá problemas.

Colocar a fan frontal 1 em cima para chegar em ram/cpu/vrm e levemente a gpu e a outra para gpu/hd e outras peças de baixo (os 2 120mm) talvez ajudem a resfriar o hd também né?

Sim, como a proposta dos fans é jogar ar para todo o interno do gabinete, consequentemente iria pegar no HD também, assim como as demais peças.

Aparentemente o calor geralmente sobe para cima, usando o cooler para fazer a transição de ar fresco right-left ele não vá esquentar fonte, gabinete (parte superior especialmente) e raramente irá aquecer o hub e hd se ficarem na base, correto?

O ar quente sempre irá subir mesmo, mas o HD já esquenta sozinho por si só visto que ele tem peças mecânicas.

Já o hub é capaz de nem esquentar.

Postado
2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Se ele ficar bem fixo não terá problema na parte de baixo, desde que tenha de fato todas as furações para fixar ele claro, ai sim pode mover ele de lugar e não terá problemas.

Quando for de noite (que é quando desligo as coisas para ir p/ cama irei mandar a foto para ti da base do PC, eu me lembrava de ter tirado porém não achei no SD da câmera

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...