Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos ! Essa semana chegou meu R7 3700X , para substituir meu R5 2600, e percebi que ele esquenta consideravelmente mais que o 2600 (máx. 65ºC), R7 3700X em benchmarks chegou a alcançar 82ºC . Não sei se o calor influenciou diretamente isso, já que fazia em média 33ºC aqui em Osasco-SP. Uso pasta térmica Artic MX-4 (um ponto central) bem espalhada, e um CPU Cooler CM Hyper 212 Led Turbo. Li em outros fóruns que isso é normal para essa CPU devido ao Turbo Boost ser bem agressivo, está correto? Devo me preocupar e tentar alguma alteração na Bios ou mesmo outra pasta térmica (já que a MX-4 acabou) ? Agradeço a quem puder ajudar.

Postado

normal ,essa temperatura , para de fazer benchmarks joga seus jogos caseta ,não pira em fazer hoverclock pra diminuir vida util do processador , poe ele joga seus jogos faz suas tarefas diarias no pc deu . 

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, wagner.30 disse:

Olá a todos ! Essa semana chegou meu R7 3700X , para substituir meu R5 2600, e percebi que ele esquenta consideravelmente mais que o 2600 (máx. 65ºC), R7 3700X em benchmarks chegou a alcançar 82ºC . Não sei se o calor influenciou diretamente isso, já que fazia em média 33ºC aqui em Osasco-SP. Uso pasta térmica Artic MX-4 (um ponto central) bem espalhada, e um CPU Cooler CM Hyper 212 Led Turbo. Li em outros fóruns que isso é normal para essa CPU devido ao Turbo Boost ser bem agressivo, está correto? Devo me preocupar e tentar alguma alteração na Bios ou mesmo outra pasta térmica (já que a MX-4 acabou) ? Agradeço a quem puder ajudar.

Tente fazer uma curva nos fans do processador mais agressiva , no geral , o ideal é abaixo de 80 graus. 

Postado

@wagner.30 82 graus em benchmarks pesados é tranquilo, é um 8/16 afinal.

Veja se em jogos a temperatura dele fica OK, mas no geral se estiver incomodado com isso você pode fazer undervolt, mas recomendo que pesquise sobre o assunto antes de fazer qualquer coisa.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, SandroB disse:

normal ,essa temperatura , para de fazer benchmarks joga seus jogos caseta ,não pira em fazer hoverclock pra diminuir vida util do processador , poe ele joga seus jogos faz suas tarefas diarias no pc deu . 

Então, nem estou fazendo over, parei com esse vicio aí rsrs, mas costumo testar os novos componentes que instalo para saber o que esperar deles.

14 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Tente fazer uma curva nos fans do processador mais agressiva , no geral , o ideal é abaixo de 80 graus. 

Já fiz, deixei todos em Performance, mas deu na mesma.

7 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@wagner.30 82 graus em benchmarks pesados é tranquilo, é um 8/16 afinal.

Veja se em jogos a temperatura dele fica OK, mas no geral se estiver incomodado com isso você pode fazer undervolt, mas recomendo que pesquise sobre o assunto antes de fazer qualquer coisa.

Em AC Odyssey com configurações em "Muito Altas", ficou pouca coisa abaixo disso, bateu uns 79~80ºC. Pelo o que disseram parece que é isso o que devo esperar dessa CPU correto? Sobre Undervolt, conheço o conceito mas é algo que prefiro evitar, ao menos por enquanto.

Postado

@wagner.30 Na verdade ta alto, 

Nesse teste o cara está usando o stock cooler e não passa de 70 graus em quase momento nenhum.

Poderia dizer qual o seu gabinete e quantos coolers está usando ? Além de qual a orientação deles.

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@wagner.30 Na verdade ta alto, 

Nesse teste o cara está usando o stock cooler e não passa de 70 graus em quase momento nenhum.

Poderia dizer qual o seu gabinete e quantos coolers está usando ? Além de qual a orientação deles.

Uso 04 Fans. São 02 de 14mm puxando ar frontal para dentro, e 02 de 12mm puxando o ar de dentro para fora na parte de trás/cima. O CPU cooler está bem instalado, me certifiquei disso. Comprei outra pasta térmica, uma Deepcool Nano G15. Sei que é inferior a MX-4, mas como não encontrei ela em fontes confiáveis para comprar (apenas ML) e a grana está curta, foi o que deu para fazer. Quando apliquei a MX-4 coloquei menos do que de costume, pois era o resto que havia na bisnaga, deu apenas um pequeno ponto que consegui espalhar bem, mas fiquei com o pé atrás...quando a G15 chegar, aplicarei e veremos como ficará. Você tem alguma sugestão diferente ?

Postado

@wagner.30 Esse caso é com quase 100% de certeza tensão alta, tenta monitorar a tensão do CPU enquanto joga e com o benchmark, pois vi um teste do seu gabinete (só que com um 6700K que acredito ser mais quente que o 3700X) e ele foi super bem e a única diferença era o cooler e os fans que eram 4 de 140mm.

Se não for tensão pode ser a pasta térmica mesmo.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, PlayerUzumaki disse:

@wagner.30 Esse caso é com quase 100% de certeza tensão alta, tenta monitorar a tensão do CPU enquanto joga e com o benchmark, pois vi um teste do seu gabinete (só que com um 6700K que acredito ser mais quente que o 3700X) e ele foi super bem e a única diferença era o cooler e os fans que eram 4 de 140mm.

Se não for tensão pode ser a pasta térmica mesmo.

Já monitorei, no bench do CPU-Z por exemplo, fica ali nos 1.3XX mas não passa disso. Cara, não curto muito ficar mexendo na tensão mas talvez venha a fazer isso, farei o teste com a nova pasta térmica assim que chegar e com o Eco Mode após isso, se nada funcionar partirei para o undervolt mesmo.

Postado

@wagner.30 undervolt se feito da maneira certa só vai ser bom para o PC, menos consumo e menos calor, muitas vezes a placa-mãe envia mais tensão porque sim sem motivo e direto se vê gente reclamando de calor nos Ryzen 3000 e o motivo era tensão.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@wagner.30 undervolt se feito da maneira certa só vai ser bom para o PC, menos consumo e menos calor, muitas vezes a placa-mãe envia mais tensão porque sim sem motivo e direto se vê gente reclamando de calor nos Ryzen 3000 e o motivo era tensão.

Pode ser, vi relatos sobre isso mesmo net afora, vou pesquisar mais e tentar um ajuste bom para o 3700X, depois postarei os resultados aqui, por ora, muito obrigado a você e aos demais !

Postado
10 minutos atrás, wagner.30 disse:

Já monitorei, no bench do CPU-Z por exemplo, fica ali nos 1.3XX mas não passa disso. Cara, não curto muito ficar mexendo na tensão mas talvez venha a fazer isso, farei o teste com a nova pasta térmica assim que chegar e com o Eco Mode após isso, se nada funcionar partirei para o undervolt mesmo.

Undervoltage no geral é seguro , pois se caso o ajuste for menos do que o processador precisa , basta reiniciar o PC e começar de novo , eu sugiro fazer esse ajuste pela bios.

Postado
4 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@wagner.30 Recomendo ir diminuindo de poucos em poucos usando o Ryzen Master enquanto faz benchmarks de 5 a 10 minutos no AIDA 64 (CPU, Cache e FPU).

Alias use o HWInfo para ver as temperaturas.

1 minuto atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

eu sugiro fazer esse ajuste pela bios.

O Ryzen Master faz o mesmo que a BIOS, a diferença é que não precisa desligar o PC toda hora.

Postado
37 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Alias use o HWInfo para ver as temperaturas.

O Ryzen Master faz o mesmo que a BIOS, a diferença é que não precisa desligar o PC toda hora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...