Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um iClamper com 5 tomadas e uma fonte CX550M (ambos com menos de 6 meses de uso), os dois estão fazendo um ruído agudo toda vez que meu ar condicionado está funcionando, e que para imediatamente assim que o ar é desligado. O ruído do filtro de linha é mais alto que o da fonte, que requer algum esforço para ser ouvido. Não entendo nada de elétrica, mas a casa é nova e a instalação elétrica também, e o ar condicionado está em um circuito separado do computador segundo o eletricista que montou toda a rede elétrica da casa. Também tenho aterramento.

Antes o ar havia sido erroneamente instalado no mesmo circuito do computador, e notei que havia um problema porque a fonte fazia um ruído semelhante à um zumbido ("bzzzz") toda vez que o computador e o ar estavam trabalhando simultaneamente. Até que o eletricista viesse colocar o ar no circuito que havia sido inicialmente separado para ele durante a construção da casa, o liguei provisoriamente em uma tomada distante que sabia se tratar de um circuito diferente do circuito do computador, e o zumbido que acontecia enquanto o ar funcionava parou de acontecer. O ruído agudo que acontece agora (diferente do "bzzz" que mencionei) não acontecia enquanto o ar estava ligado provisoriamente nesse outro circuito, e só começou a acontecer quando o ar foi ligado no circuito exclusivo há 2 dias atrás. Antes disso, nunca tinha escutado algo parecido.

O filtro de linha e fonte ainda apresenta o zumbido ("bzzz") quando qualquer chuveiro elétrico com triac da casa está ligado, o que até onde pesquisei parece ser normal, mas o zumbido aparece repetidas vezes ao longo do dia mesmo quando ninguém está tomando banho (e até quando não há mais nada na casa ligado). Não posso garantir que ninguém na rua esteja tomando banho, mas pela frequência que acontece seria meio estranho...

Isso é normal? Devo ficar preocupado?

Postado

é normal mesmo, pode ser coilwhine em alguma bobina do filtro de linha ou da fonte, ou pode ser um centelhador do conjunto de proteção contra surtos (tanto do dps como da fonte) atuando nos pequenos picos gerados pelas comutações do chuveiro ou do arcondicionado (principalmente se for do tipo "inverter").

estes picos são gerados pelas características da instalação que podem ser evitadas no seguimento à risca das normas ABNT durante a instalação, um eletricista "comum" não saberia identificar estas questões, e me arrisco a dizer que talvez uma parte dos engenheiros também não.

a impedância dos circuitos devido ao comprimento dos cabos gera um movimento residual de elétrons na fiação que provoca estes pequenos surtos que nem todos os equipamentos dispõe dos componentes necessários para filtrar.

Postado
2 minutos atrás, Eder Neumann disse:

é normal mesmo, pode ser coilwhine em alguma bobina do filtro de linha ou da fonte, ou pode ser um centelhador do conjunto de proteção contra surtos (tanto do dps como da fonte) atuando nos pequenos picos gerados pelas comutações do chuveiro ou do arcondicionado (principalmente se for do tipo "inverter").

estes picos são gerados pelas características da instalação que podem ser evitadas no seguimento à risca das normas ABNT durante a instalação, um eletricista "comum" não saberia identificar estas questões, e me arrisco a dizer que talvez uma parte dos engenheiros também não.

a impedância dos circuitos devido ao comprimento dos cabos gera um movimento residual de elétrons na fiação que provoca estes pequenos surtos que nem todos os equipamentos dispõe dos componentes necessários para filtrar.

Muito obrigado pela explicação esclarecedora, o ar condicionado é realmente inverter... isso não deve causar problemas na fonte no longo prazo, correto?

Saberia me dizer também porque o problema não ocorria quando eu ligava o ar diretamente na tomada de um cômodo mais distante? Tem a ver com a forma que o circuito exclusivo dele (onde está ligado agora) foi montado?

Postado
21 minutos atrás, Arkeido disse:

Muito obrigado pela explicação esclarecedora, o ar condicionado é realmente inverter... isso não deve causar problemas na fonte no longo prazo, correto?

não. o ruido da fonte deve ser só o coil-whine mesmo.

21 minutos atrás, Arkeido disse:

Saberia me dizer também porque o problema não ocorria quando eu ligava o ar diretamente na tomada de um cômodo mais distante? Tem a ver com a forma que o circuito exclusivo dele (onde está ligado agora) foi montado?

provavelmente a impedância do circuito que gera os picos, ou a indutância dos circuitos que passam próximos (ambas as situações geram pequenos picos que não são prejudiciais em instalações domesticas).

em uma instalação industrial os cabos passam em trifólios (ou quadrifólios) para anular o campo magnético que gera a indutância nos circuitos adjacentes e ainda assim mantêm-se um espaçamento entre os conjuntos para que nenhum campo magnético residual oriundo de desequilíbrio de fases possa interferir no circuito adjacente.

image.png.8b153ba38488c320a64f99104d687b3d.png

Postado
48 minutos atrás, Eder Neumann disse:

não. o ruido da fonte deve ser só o coil-whine mesmo.

Mas para ser considerado coil whine, o "bzzz" não precisaria acontecer o tempo todo? O zumbido aparece ocasionalmente durante o dia, fica por algum tempo, vai embora e depois volta. Mas eu suspeito que possa ser alguém ligando o chuveiro elétrico na região, vi em outros tópicos gente dizendo que presenciavam o ruído até com pessoas de outra rua ligando o chuveiro com triac.

E eu entendi pela sua 1ª explicação que o filtro de linha também pode apresentar o coil whine, mas no caso em questão os 2 ruídos mencionados sempre acontecem simultaneamente nos dois equipamentos, o coil whine não deveria ser um fenômeno individual? A fonte fazendo o ruído sozinha enquanto o filtro de linha trabalha em silêncio, por exemplo. Porque quando estou ouvindo algum ruído, se eu desligo tudo e ligo a fonte na tomada sem o filtro de linha, ela faz ruído. Se eu ligo o filtro de linha sozinho na tomada sem a fonte, ele faz o mesmo ruído que ela estava fazendo. Se eu ligo o filtro de linha na tomada e ligo a fonte no filtro de linha, os dois fazem o mesmo ruído (embora a intensidade de cada um seja diferente). Se o ruído for o zumbido do chuveiro enquanto ele funciona, o zumbido aparece nos dois. Se for o ruído agudo do ar condicionado que surgiu há 2 dias, o ruído agudo aparece nos dois. Enfim, nunca é individual...

Faria sentido se tratar de coil whine acontecendo simultaneamente desta forma, ou é mais provável portanto que seja sua 2ª hipótese do centelhador do conjunto de proteção contra surtos?

Desculpe por tantas perguntas, é que a fonte é novinha e estou bem preocupado kkk

Edit:

Eu consegui gravar o ruído agudo acontecendo enquanto o ar funcionava, só para referência.

Filtro de linha: https://voca.ro/16AgW6M6peUW

Fonte: https://voca.ro/1dShOEMOAKrk

O microfone parece conseguir captar muito mais alto do que realmente é, eu não consigo escutar nessa altura nem chegando muito perto. A fonte é quase imperceptível, como eu disse, mas gravando parece tão alto quanto o filtro de linha.

Postado
1 hora atrás, Arkeido disse:

Mas para ser considerado coil whine, o "bzzz" não precisaria acontecer o tempo todo?

não necessariamente. em alguns casos acontece pela simples ressonância de algum indutor com a frequência da rede.

1 hora atrás, Arkeido disse:

o coil whine não deveria ser um fenômeno individual?

costuma ser, se causado pelos motivos mais comuns como um núcleo de indutor solto ou com uma lasquinha quebrada no interior. mas quando se trata de alguma ressonância entre bobinas com a frequência da rede (ou da oscilação (os picos)) pode acontecer em todo equipamento com fonte chaveada conectado à mesma rede.

os motivos que levam à coilwhine são muitos e alguns ainda abrangem um universo não muito explorado por alguns fabricantes que é a compatibilidade eletromagnética (dos outros equipamentos, não dos filtros e fontes) que leva os indutores a vibrarem feito loucos dentro da resina. Em alguns (raros) casos podem levar a problemas futuros à médio/longo prazo, mas é quase impossível de se identificar a severidade de quaisquer situações deste tipo.

apos ouvir:

é um ruido de alta frequencia mesmo, talvez muitas pessoas nem consigam escutar esta frequência...

o barulho começou recentemente ou é existente desde que o ar-condicionado foi instalado?

Postado
1 hora atrás, Eder Neumann disse:

o barulho começou recentemente ou é existente desde que o ar-condicionado foi instalado?

O barulho começou há 2 dias, quando o ar foi ligado no circuito separado para ele onde deveria ter sido ligado desde o começo e está agora causando o ruído.

O ar condicionado em si foi instalado na casa há algumas semanas. Inicialmente, foi instalado incorretamente no mesmo circuito onde está o PC, onde causava este zumbido na fonte, que é o mesmo que ocorre com o chuveiro ligado: https://youtu.be/xGPqK6y1hUA (o vídeo não é meu, mas é o mesmo som). Não havia ruído de alta frequência neste caso, somente o zumbido.

Depois, por receio de prejudicar a fonte até que o eletricista viesse, o ar foi provisoriamente ligado em outro circuito que não era o do PC, onde não causava ruído nenhum no filtro/fonte. Nem zumbido, nem ruído de alta frequência.

Por último, há dois dias atrás ele foi instalado no circuito exclusivo para o ar condicionado que foi separado durante a construção da casa. E aí começou a causar ruído de alta frequência, o que ele não tinha causado antes em nenhum dos outros 2 circuitos onde havia sido ligado.

Resumindo, começou quando o ar foi ligado no "lugar certo".

1 hora atrás, Eder Neumann disse:

é um ruido de alta frequencia mesmo, talvez muitas pessoas nem consigam escutar esta frequência...

Pois é, eu nem teria notado se já não estivesse preocupado em ficar procurando por esses ruídos desde que comecei a ter esses problemas. O áudio ficou muito valorizado, ao vivo não me incomoda em nada porque só dá para ouvir se colocar a cabeça perto, só me preocupa que seja algum problema de instalação elétrica e esteja aos poucos forçando/estragando a minha fonte. O eletricista disse que não há nada de errado na instalação e até sugeriu puxar um fio direto do poste sem intermediários só para ligar o PC e testar, mas só do cabo daria quase uns R$500.

Minha fonte anterior (muito antes de comprar o ar condicionado) queimou nessa casa algum tempo depois que me mudei. Mas ela estava com quase 9 anos de uso, então talvez seja apenas coincidência.

Edit: Consegui confirmar uma suspeita. O meu headphone também faz o mesmo ruído de alta frequência enquanto o ar está ligado. Só consegui confirmar aproximando o microfone de uma das caixas de som do fone. É difícil ouvir.

Postado

@Arkeido Isso não é Coil Whine.

Até porque a bobina da CX550 é blindada.. baixa chance de coil whine.

Esse ruido vem da rede mesmo.. o Ar condicionado libera ondas harmônicas, essas ondas de alta frequência .. o que você pode fazer? Se acostumar.. ou desligar o ar.

• Curtir 2
Postado
15 minutos atrás, Shanks. disse:

@Arkeido Isso não é Coil Whine.

Até porque a bobina da CX550 é blindada.. baixa chance de coil whine.

Esse ruido vem da rede mesmo.. o Ar condicionado libera ondas harmônicas, essas ondas de alta frequência .. o que você pode fazer? Se acostumar.. ou desligar o ar.

Se for só me acostumar eu já fico muito satisfeito, contanto que não tenha que trocar de fonte a cada 6 meses por causa disso kkk

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, Shanks. disse:

baixa chance de coil whine

baixa chance não quer dizer que não exista, dependendo da intensidade do ruído harmônico as bobinas vibram entre si ou contra o chassis da fonte...

Postado

Tem que conferir como foi feita essa iinstalação para o ar.condicionado. Foram passados 3 cabos novos e exclusivos? O ar está na mesma fase do PC? A instalação tem mais de uma fase? A tomada do PC não tem motores ligados no mesmo circuito?

Também confira se a ligação das tomadas foi feita corretamente.

tomada.png

• Curtir 1
Postado

é simples: se o circuito do ar tem um fase e um neutro exclusivo pro ar derivado corretamente do QDC (fase disjuntor e a derivação do neutro por barramento ou no QDC ou no forro da casa) não era para dar ruído se o aterramento estiver bem feito.

Nota: o disjuntor do ar deve ser de 16A curva C, o barramento deve estar bem apertado e preferencialmente ligado aos outros disjuntors no QDC(por barramento tipo pente na parte superior). 

Em alguns casos ocorre barulhos de mini curto e zumbidos quando há lambança de derivação do neutro misturado com falta de aterramento, onde capacitores Y da fonte e do filtro jogam uma corrente no neutro, problema que pode piorar se a polarização não estiver correta e a derivação feita do poste do padrão (relógio) até sua casa for feita de forma incorreta

Veja os vídeos:

A maioria dos problemas começam a ser resolvidos com as etapas acima. Depois é averiguar os circuitos da sua casa. Lembrando que chuveiros eletronicos jogam ruído na rede em alguns casos, infelizmente. Mas quando ele está desligado é para sumir qualquer barulho

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Ricardov disse:

Foram passados 3 cabos novos e exclusivos?

Foi sim.

O ar está na mesma fase do PC?

Não está.

A tomada do PC não tem motores ligados no mesmo circuito?

Nenhum motor ligado no mesmo circuito.

Também confira se a ligação das tomadas foi feita corretamente.

Aparentemente, a ligação das tomadas foi feita corretamente.

2 horas atrás, donzmaker disse:

é simples: se o circuito do ar tem um fase e um neutro exclusivo pro ar derivado corretamente do QDC (fase disjuntor e a derivação do neutro por barramento ou no QDC ou no forro da casa) não era para dar ruído se o aterramento estiver bem feito.

Nota: o disjuntor do ar deve ser de 16A curva C, o barramento deve estar bem apertado e preferencialmente ligado aos outros disjuntors no QDC(por barramento tipo pente na parte superior). 

Em alguns casos ocorre barulhos de mini curto e zumbidos quando há lambança de derivação do neutro misturado com falta de aterramento, onde capacitores Y da fonte e do filtro jogam uma corrente no neutro, problema que pode piorar se a polarização não estiver correta e a derivação feita do poste do padrão (relógio) até sua casa for feita de forma incorreta

Eu sou realmente muito leigo nesse assunto e tive dificuldade até para entender o que você quis dizer, mas mencionei todos os tópicos questionados por você à alguém que acompanhou parte da instalação elétrica e tem um pouco mais de noção do que eu, e ele confirmou que todos os pontos estão em ordem (embora eu não possa dizer quão confiável realmente é essa resposta).

Mas ficam as perguntas:

1. Acha que, seja lá onde for este problema, pode ser perigoso para algum dos equipamentos continuar usando o computador com o ar condicionado, ou o único problema será o ruído irritante?

2. Há alguma chance de ser somente o ar condicionado liberando ondas harmônicas na rede, como foi sugerido acima?

3. Considerando que sou leigo demais para verificar por conta própria o que sugeriu, recomenda que eu chame algum profissional para me ajudar com este problema? Se sim, qual seria o mais indicado? Estava pensando em um engenheiro eletricista.

Postado
20 minutos atrás, Arkeido disse:

Foi sim.

Não está.

Nenhum motor ligado no mesmo circuito.

Aparentemente, a ligação das tomadas foi feita corretamente.

Eu sou realmente muito leigo nesse assunto e tive dificuldade até para entender o que você quis dizer, mas mencionei todos os tópicos questionados por você à alguém que acompanhou parte da instalação elétrica e tem um pouco mais de noção do que eu, e ele confirmou que todos os pontos estão em ordem (embora eu não possa dizer quão confiável realmente é essa resposta).

Mas ficam as perguntas:

1. Acha que, seja lá onde for este problema, pode ser perigoso para algum dos equipamentos continuar usando o computador com o ar condicionado, ou o único problema será o ruído irritante?

2. Há alguma chance de ser somente o ar condicionado liberando ondas harmônicas na rede, como foi sugerido acima?

3. Considerando que sou leigo demais para verificar por conta própria o que sugeriu, recomenda que eu chame algum profissional para me ajudar com este problema? Se sim, qual seria o mais indicado? Estava pensando em um engenheiro eletricista.

O que eu faria no seu lugar: usaria uma extensão comum provisória sem o filtro Clamper para ligar o PC e verificar se quando ar está ligado o barulho ocorre. 

Segundo: após isso, se continuar, verificar com eletricista de preferência engenheiro eletricista como estão feita todas as derivações, as emendas da caixa de passagem, o aperto dos disjuntores, etc.

Terceiro: quando esse eletricista chegar aí, você pede para ele verificar qual sistema de aterramento é (TT ou TN-S) e verificar se o problema pode ser o aterramento caso seja descartado derivações, emendas do neutro, disjuntores, etc.

As vezes pode ser um problema simples: na hora de fazer a conexão elétrica do ar condicionado foi mal feito lá dentro da parte elétrica do ar. As vezes pode ser outro tipo de problema, se for bifásico aí precisa ver se o cidadão que instalou o ar não usou um neutro já existente. Enfim, eu não acho comum ar condicionado jogar ruído na fonte e no filtro se você tem aterramento e se a instalação está dentro da norma

você está descrevendo um sintoma, pela internet é impossível verificar se há perigo ou não. É bom você se certificar com alguém qualificado se há perigo ou não. Infelizmente só chamando um técnico ou engenheiro mesmo

• Curtir 2
Postado

Correto, à distância impossível diagnosticar. O que pode fazer é com uma chave-teste verificar a polaridade das tomadas (fio fase). É um indicador se o instalador foi cuidadoso ou não.

E se possível uma foto interna do quadro de disjuntores para ver se tem algo estranho.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, donzmaker disse:

O que eu faria no seu lugar: usaria uma extensão comum provisória sem o filtro Clamper para ligar o PC e verificar se quando ar está ligado o barulho ocorre. 

Segundo: após isso, se continuar, verificar com eletricista de preferência engenheiro eletricista como estão feita todas as derivações, as emendas da caixa de passagem, o aperto dos disjuntores, etc.

Terceiro: quando esse eletricista chegar aí, você pede para ele verificar qual sistema de aterramento é (TT ou TN-S) e verificar se o problema pode ser o aterramento caso seja descartado derivações, emendas do neutro, disjuntores, etc.

As vezes pode ser um problema simples: na hora de fazer a conexão elétrica do ar condicionado foi mal feito lá dentro da parte elétrica do ar. As vezes pode ser outro tipo de problema, se for bifásico aí precisa ver se o cidadão que instalou o ar não usou um neutro já existente. Enfim, eu não acho comum ar condicionado jogar ruído na fonte e no filtro se você tem aterramento e se a instalação está dentro da norma

você está descrevendo um sintoma, pela internet é impossível verificar se há perigo ou não. É bom você se certificar com alguém qualificado se há perigo ou não. Infelizmente só chamando um técnico ou engenheiro mesmo

Passei a tarde fazendo alguns testes, inclusive o que você sugeriu, e percebi que o ruído de alta frequência com o ar ligado só acontece em equipamentos que têm o terceiro pino (que é o caso do meu filtro iClamper). Liguei o PC em uma extensão de somente 2 pinos e o ruído sumiu completamente. Liguei a fonte (3 pinos) direto na tomada, o ruído voltou. Liguei o meu segundo monitor (3 pinos) na tomada, e mesmo com o PC ligado na extensão de 2 pinos, o ruído se espalhou por tudo ao plugar o monitor. Cessou imediatamente assim que o desliguei da tomada.

Fiz um último teste para confirmar, onde liguei o monitor de 3 pinos em uma extensão antiga também de 3 pinos, e o ruído começou. Despluguei a extensão, quebrei o terceiro pino dela, liguei de novo e o ruído desapareceu completamente. Você tem alguma ideia do que pode ser? Resolveria o problema simplesmente quebrar o terceiro pino da fonte/filtro de linha/monitor? Eu fiz com a extensão porque é antiga, não sei se é o mais indicado.

Postado
4 horas atrás, Arkeido disse:

Passei a tarde fazendo alguns testes, inclusive o que você sugeriu, e percebi que o ruído de alta frequência com o ar ligado só acontece em equipamentos que têm o terceiro pino (que é o caso do meu filtro iClamper). Liguei o PC em uma extensão de somente 2 pinos e o ruído sumiu completamente. Liguei a fonte (3 pinos) direto na tomada, o ruído voltou. Liguei o meu segundo monitor (3 pinos) na tomada, e mesmo com o PC ligado na extensão de 2 pinos, o ruído se espalhou por tudo ao plugar o monitor. Cessou imediatamente assim que o desliguei da tomada.

Fiz um último teste para confirmar, onde liguei o monitor de 3 pinos em uma extensão antiga também de 3 pinos, e o ruído começou. Despluguei a extensão, quebrei o terceiro pino dela, liguei de novo e o ruído desapareceu completamente. Você tem alguma ideia do que pode ser? Resolveria o problema simplesmente quebrar o terceiro pino da fonte/filtro de linha/monitor? Eu fiz com a extensão porque é antiga, não sei se é o mais indicado.

Não se deve retirar o terceiro pino quebrando. É melhor utilizar algum tipo de adaptador bom tipo esse

9592_1_20150714102021.jpg

Só que isso é uma solução provisória. Provavelmente você está sem aterramento ou o aterramento foi instalado de forma incorreta

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, donzmaker disse:

É melhor utilizar algum tipo de adaptador bom tipo esse

9592_1_20150714102021.jpg

Vou providenciar o adaptador até que o engenheiro eletricista venha... Há alguma maneira de saber se o adaptador é bom ou ruim antes de comprá-lo? Eu pensei que eram todos iguais. 

11 minutos atrás, donzmaker disse:

Provavelmente você está sem aterramento ou o aterramento foi instalado de forma incorreta

Mas agora com este novo "sintoma" já tem como bater o martelo e dizer que é no aterramento, ou ainda seria plausível ser alguma das outras coisas que você mencionou antes causando este sintoma também?

Também testei há pouco ligar o filtro de linha em uma tomada do outro lado da casa (outro circuito, no mesmo lugar em que o ar foi ligado provisoriamente na semana passada e onde esse ruído não existia), e o ruído apareceu lá também. A tomada que era usada para ligar provisoriamente o ar neste circuito em que testei o filtro agora, até que o eletricista viesse ligá-lo onde está atualmente, também só tinha 2 pinos. Isso pode significar que ele não pegava o terra e é por isso que não causava esse ruído antes?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...