Ir ao conteúdo

Reduzir frequência do perfil XMP

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, tentei pesquisar sobre o assunto mas ainda não me sinto seguro e como meu computador acabou de voltar da garantia (provavelmente) por frequência do XMP acima do oficialmente suportado pelo processador achei melhor perguntar.

Gostaria de saber se posso ativar o XMP e em seguida reduzir um pouco a frequência para evitar este problema (mantendo as configurações de timing e tensão do XMP).

Frequência ram suportada pelo processador (r5 3400g): limite de 2933MHz

Frequência ram suportada pela placa-mãe (asus a320): 3200(O.C.)/3000(O.C.)/2933(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133

Perfil XMP de minhas memórias: 3000MHz (15-17-17-35) 1.35V

Em resumo: posso ativar o XMP e em seguida mudar somente a frequência de 3000MHz para 2933MHz?

Gostaria de aproveitar os benefícios de uma frequência de ram maior em minha iGPU mas trabalho com o computador e preciso evitar precisar da garantia novamente, por isso gostaria de usar a RAM exatamente no valor suportado pelo processador.

Grato pela atenção e paciência.

• Solução
Postado
13 minutos atrás, vsr90 disse:

Em resumo: posso ativar o XMP e em seguida mudar somente a frequência de 3000MHz para 2933MHz?

Pode, mas se o PC está funcionando normalmente, não faça isso. Você pagou por um produto e está deliberadamente reduzindo o desempenho sem motivo nenhum; se estivesse tendo problemas, tudo bem, mas caso contrário, você quer sempre aumentar a frequência para ganhar mais desempenho, não diminuir.

Sobre "máximo suportado", você não entendeu o que o site da AMD realmente quer dizer. O número que está lá não é um máximo no sentido de ser um valor limitante. Aliás, é justamente o contrário: é o mínimo que a AMD garante que o processador aguenta e, caso contrário te dá direito a acionar a garatia. Quase sempre, o processador consegue fazer bem mais que isso.

13 minutos atrás, vsr90 disse:

Gostaria de aproveitar os benefícios de uma frequência de ram maior em minha iGPU mas trabalho com o computador e preciso evitar precisar da garantia novamente, por isso gostaria de usar a RAM exatamente no valor suportado pelo processador.

Ative o XMP e depois tente fazer o overclock dos pentes manualmente. Coloque a tensão da RAM em 1.4v e vá ajustando os timings para ver se você consegue rodar a valores maiores, se possível na casa dos 3400+.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!