Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, em 2017, se não me engano, minha senha de e-mail foi roubada e uma pessoa conseguiu roubar meus bitcoins e conseguiu entrar no site da corretora que eu tinha conta e fazer o saque. Fiquei assustado mas procurei ajuda aqui neste forum. Formatei o pc e mudei todas as minhas senhas de email e de todos os sites que eu acessava. Parei de mexer um pouco com os bitcoins, mas por acaso, fui olhar no email que foi hackeado e na pasta de spam tinha um e-mail do dia 17/01/2021 do hacker me ameaçando divulgar os meus dados e pedindo uma quantia em bitcoins. O mesmo disse que tinha instalado um keylogger no meu pc e que estava monitorando as minhas atividades. É possível eu estar sendo monitorado? Mesmo depois de ter formatado o pc e alterado as senhas? Existe alguns software que possa detectar se estou sendo monitorado? Agradeço se puderem ajudar

Postado

Provavelmente o hacker está mentindo, os programas que removem essas pragas são chamados de Antivírus geralmente eles fazem um bom trabalho mais é possível que eles não pegam alguns vírus que não estão no banco de dados deles.

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

Se você restaurou algum backup comprometido depois de formatar é sim possível que o PC tenha sido reinfectado, outra possibilidade é o DNS do roteador ter sido redirecionado pra algum DNS malicioso e ai é possível não só infectar seu PC, como também redirecionar você pra uma pagina falsa, e também infectar um smartphone que se conecte na rede da sua casa...

Agora o que não faz sentido é que se o hacker realmente tem um keyloger e provavelmente um trojan e consegue acesso total ao seu PC e a tudo que voce digita nele, porque ele perderia tempo lhe enviando ameaças? ele poderia simplesmente roubar novamente seu e-mail, conta steam, redes sociais, ou mesmo sua carteira bitcoin ao invés de pedir resgate, parece mais uma isca pra lhe fazer clickar em link, ou quem sabe ganhar uns BTCs.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

@F4b10 @ricardo_br Obrigado pelas respostas, me tranquilizou bastante. Apenas acrescentando uma informação, no email do hacker, que estava em inglês, ele dizia que tinha instalado este keylogger através de um site que eu baixei vídeos (conteúdo adulto, ok eu aprendi nunca mais acesso estes site) na minha ingenuidade acreditava que baixar os vídeos era mais seguro do que ficar assistindo on-line, daí vcs podem ver o nível da minha ignorância em relação à internet. Mas depois de me acalmar pensei, como ele poderia saber qual vídeo eu iria baixar? Ele conseguiria entrar no servidor do site e colocar um keylogger em todos os vídeos que eu acessasse? Agradeço de novo a ajuda, MUITO OBRIGADO

• Moderador
Postado
21 horas atrás, Lincoln_Haruo disse:

ele dizia que tinha instalado este keylogger através de um site que eu baixei vídeos

Ninguém "instala malwares" no seu PC. É você mesmo quem os instala (seja conectando um pendrive infectado, baixando um jogo pirata ou de sites de conteúdo adulto) 😉

Mas depois de me acalmar pensei, como ele poderia saber qual vídeo eu iria baixar?

Simples. Ele não sabia. O vídeo que você baixou já estava infectado.

Ele conseguiria entrar no servidor do site e colocar um keylogger em todos os vídeos que eu acessasse? Agradeço de novo a ajuda, MUITO OBRIGADO

Se ele invadisse o servidor do site, ele provavelmente teria infectado o computador de todo mundo que baixou o vídeo.

Entenda que "hackers" no mundo real não são igual aos filmes. Esse "hacker" não sabia que você ia baixar um vídeo X ou Y, e mesmo que soubesse, ele não iria, em uma questão de segundos, invadir o servidor onde o site está hospedado e colocar somente UM malware visando infectar APENAS você. O que deve ter acontecido é o site inteiro estar infectado (com os famosos anúncios que aparecem aos montes nesse tipo de site), ou seja, qualquer um que fosse baixar ali iria baixar o mesmo malware que você baixou.

Hackers não estão monitorando as vítimas (a menos que ele seja extremamente desocupado). O que eles fazem é desenvolver um software malicioso (malware) que irá coletar todas as informações necessárias para seja lá o que esse malware tenha sido programado pra fazer, e enviar todas essas informações para o servidor desse hacker. Mesmo que ele estivesse monitorando, tenha certeza de que os usuários infectados por ele estariam na casa dos milhares (dependendo do caso, milhões), então obviamente que ele não iria monitorar um por um, mesmo que quisesse.

Leia a cartilha de segurança e aprenda a se manter seguro na internet:

https://cartilha.cert.br/computadores/

Em 03/02/2021 às 18:34, Lincoln_Haruo disse:

Mesmo depois de ter formatado o pc e alterado as senhas? Existe alguns software que possa detectar se estou sendo monitorado? Agradeço se puderem ajudar

99,99% dos malwares são removidos com uma formatação (e um bom antivírus irá dar conta da imensa maioria dos casos de infecção por malwares). Mesmo que ele estivesse monitorando tudo o que você fizesse, isso seria através de uma nova infecção ou talvez seu modem esteja infectado (o que é improvável, visto que isso daria acesso a até mesmo seus outros computadores, celulares, TVs, etc.). Dificilmente você seria infectado com um malware tão sofisticado.

Utilize SEMPRE um bom antivírus. Recomendo o Kaspersky Security Cloud Free: https://www.kaspersky.com.br/free-cloud-antivirus

Veja como configura-lo aqui: https://www.baboo.com.br/segurança-digital/conteudo-essencial-segurança-digital/kaspersky-security-cloud-free-2021-instalacao-e-configuração/

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@ricardo_br Podem, veja aqui, não à toa existem malwares que exploram falhas de segurança no VLC, dentre outros players de vídeo como o Windows Media Player 😉 

Malwares são programas maliciosos no geral. Vírus são uma categoria de malware específica que se autorreplica, injetando código adicional em todos os arquivos comuns do usuário, fazendo com que ao abrir um arquivo comum, ele seja infectado.

https://cartilha.cert.br/malware/

Leia o item 4.1.

E também, pegando de exemplo os famosos sites de download pirata, sempre existem aqueles que colocam toneladas de anúncios em cada pixel da página, até mesmo por cima dos botões de Download 👍

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!