Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinhas da parte de cima, qual a melhor posição quando se tem uma mesa baixa?


Ir à solução Resolvido por ArielBeaul,

Posts recomendados

Primeira boa tarde senhores ou senhoras, recentemente venho tentando melhorar a temperatura do meu pc, adquiri varias ventoinhas e um cpu cooler parrudo, bom, os resultados na temperatura do cpu foram realmente agradaveis porém a placa de video parece não ter mudado em nada de temperatura, por ter uma mesa realmente baixa onde deixo o meu pc acabei optando por deixar as ventoinhas de cima jogando ar para dentro, vim aqui perguntar se teria um resultado muito diferente colocando elas para cima, esse gabinete é realmente fragil devido algumas modificações que fiz, não gosto de mover ele sem necessidade para n correr o risco de quebrar o vidro temperado, segue alguns prints e os resultados que tive em temperatura tanto jogando quanto em stress.

 

https://prnt.sc/yk5gkg

https://prnt.sc/yk5hrs

 

Temperatura ambiente de ambos os testes: 31c

CPU Gabinete aberto: 57c em estresse.

GPU Gabinete aberto: 74c Red dead 2 ventoinhas a 85%

CPU Gabinete Fechado: 59c em estresse

GPU Gabinete Fechado: 80c Red Dead 2 Ventoinhas a 100%

 

Então, deu pra perceber que a minha rx570 da msi não está muito fria kk, agora o motivo que vim aqui postar isso, colocar as ventoinhas de cima jogando o ar pra fora melhoraria em alguma coisa com o gabinete fechado? sabendo obviamente que tem uma mesa logo acima? (As ventoinhas da frente estão jogando o ar para dentro, as de cima tambem para dentro, e a de tras para fora.) Não estou muito contente com esses 80c e realmente queria deixar o meu gabinete fechado, limpar ele toda semana é muito desgastante. PS: A frente está modificada para que as ventoinhas frontais consigam puxar bem o ar, o vidro não está encostado nelas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu arrisco dizer que esses coolers aí tem um péssimo CFM. Pode colocar umas duzentas fans no gabinete. Mas se não tiver um bom CFM não vai mudar nada. Digo isso porque coolers RGB com bom CFM e RPM custam na faixa dos R$70~R$100 em diante e é raro as pessoas pagarem isso hoje em dia, principalmente na pandemia que estamos.

 

Perguntinhas rápida:

1. Qual a marca e modelo dos coolers instalado no gabinete?

2. Qual a marca e modelo do seu gabinete?

3. Como as FANS estão instalada? Especifique quais estão mandando ar gelado para dentro e quais estão mandando ar gelado para fora por gentileza.

4. Se seu gabinete for o da descrição em MEU PC, seu gabinete é bem ruim. Não tem quase nada de passagem de ar. Experimente remover o vidro frontal e veja como a temperatura se comporte.

 

 

Se todas as questões acima estiver ok (exceto do gabinete de forno a lenha), irei recomendar fazer um undervolt na sua GPU. Ela não perde a garantia com undervolt e é totalmente seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gabinete é modificado, todas as ventoinhas pichau feather, a diferença que deu no cpu com apenas as ventoinhas sem o cpu cooler foi de 88c em estresse para 75c, acredito ter tido resultado, só queria saber se algo mudaria mudando as posições das ventoinhas superiores, a ordem das mesmas é:

 

Atras soltando ar

Na frente puxando o ar

Em cima puxando o ar

 

Lembrando que minha mesa é baixa, por isso fico em duvida se caso eu coloque as ventoinhas de cima jogando ar para fora a temperatura vai melhorar o não.

PS: Todas as informações estavam no meu texto.. Obrigado por responder mesmo assim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Exaustão é superior e traseira, já para entrada é pela frente.
O calor tende a subir, então a exaustão para cima é a melhor forma de tirar calor do gabinete
Já que é baixa, não terá circulação quente acima do PC. O kit da Feather tem um CFM que eu diria ser baixo, 33CFM se não estou enganada, um de 50-70CFM é cerca de 30-40 reais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Roosta disse:

O gabinete é modificado, todas as ventoinhas pichau feather, a diferença que deu no cpu com apenas as ventoinhas sem o cpu cooler foi de 88c em estresse para 75c, acredito ter tido resultado, só queria saber se algo mudaria mudando as posições das ventoinhas superiores, a ordem das mesmas é:

 

Atras soltando ar

Na frente puxando o ar

Em cima puxando o ar

CFM dessa Feather é de 36. É horrível. O preço é somente pelo RGB porque ela não tem custo/benefício algum.

Se seu gabinete é pequeno o ideal é você manter um bom cable management além de ter coolers decente.

 

A parte traseira (exaustora) é jogando o ar de dentro para fora junto com a parte superior.  Apenas a parte da frente deve jogar ar gelado de fora para dentro.

Como já falei, seu gabinete é um forno, ele é muito ruim quanto o assunto é airflow. Remova o vidro frontal e faça o teste para ver como a temperatura se comporta.

 

27 minutos atrás, Roosta disse:

Lembrando que minha mesa é baixa, por isso fico em duvida se caso eu coloque as ventoinhas de cima jogando ar para fora a temperatura vai melhorar o não.

Especifique o que você quer dizer com sua mesa ser baixa. Você acredita que esteja interferindo na ventilação do seu gabinete? Porque eu não compreendi ainda essa coisa da mesa. E se possível, anexe uma imagem de como o gabinete fica na sua mesa.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Roosta disse:

só espero não ficar um bolsão de ar quente em baixo da mesa, esse era meu medo

Como assim? ta falando embaixo do PC? Provavelmente vai ser a parte mais fria do seu PC a não ser que tenha algum componente nele (HD e etc) mas mesmo assim, vai ser a que menos vai esquentar, sempre vai ser sua parte superior (isso inclue a parte superior das laterais) Já sua mesa, só se o PC estiver embaixo da mesa, e mesmo assim, o calor iria querer sair e iria meter o pé pelas laterais, se não tiver vai ser como uma pia de calor, que iria transbordar e alguma hora ele iria vazar para cima, creio que não seria o suficiente para esquentar a madeira/material que sua mesa é feita.
image.png.e119c360d26448efc94b2e638499a016.png Um esquema feito na pior qualidade, mas suficiente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!