Ir ao conteúdo

Cabo de rede - ordem das cores

Ir à solução Resolvido por GrandMasterTiyu,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Possuo este cabo de rede de 20 metros cat5e, a minha internet é de 120mb porém com esse cabo chega "apenas" 95mb. A ordem das cores está correta? Se estiver errada é o motivo dessa perde de velocidade?

*As duas pontas estão iguais

20210209_104653.jpg

Postado

@RenanJus eu utilizo o padrão "T 568-B"

RJ45-Pinout-T568B.jpg.5b0331559d8c0c14342c1e9e241e6b7c.jpgEste para mim é o melhor esquema de cores para conexões. 

Na foto parece que você deixou Branco-Verde e o Verde Juntos, atente-se ao diagrama para que não haja erros. 

Tenho conexão de 300Mbps e utilizo toda a velocidade contratada no PC via Cabo. Verifique se sua rede é Gigabit (Roteador/Switch/PC) isso é fundamental para que consigas alcançar a velocidade contratada sem erros. 

• Obrigado 1
  • Solução
Postado
agora, RenanJus disse:

@GrandMasterTiyu Realmente, o branco verde e verde estão juntos como você disse, o modem é da vivo fibra, a placa-mãe do meu pc é gigabit, acho que nesse ponto esta certo.

Então nesse caso já sabemos onde está o problema. Tendo resolvido sua dúvida, basta fechar o tópico e dar como resolvido. Caso o problema continue basta reabrir o tópico. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

"A ordem dos tratores não afeta o viaduto" 

Não se trata de do cabo de rede estar no padrão A ou B.  Aliás esses 2 padrões foram criados com o foco de se fazer cabos cross over, numa época em que as placas de rede não tinha sistema de auto negociação e comutadores de TX e RX.

O problema está no fato de que o cabo ou outro fator como interferência de algum equipamento estão afetando a capacidade de transmissão. Mesmo sendo gigabit as 2 pontas de rede, se houver ruido na rede, as placas fecham a navegação em 100Mbps em vez de 1000. Antes de trocar o cabo, tente fixar manualmente no seu pc nas configurações da placa de rede para aceitar somente conexão gigabit. Como sua rede não vai passar dos 120Mb, pode ser que funcione sem problemas.

Caso contrario, terá de comprar um cabo de maior qualidade ou ainda descobrir o que pode estar causando interferência no sinal

Postado

@GrandMasterTiyu Estou num prédio com mais de 1000 ativos de rede, tudo em Gigabit, Cat 6, e é padrão A. Tem um Engenheiro de Redes na área de TI nossa. Segundo ele, não faz diferença entre um e outro, podendo inclusive ser utilizado ambos na mesma rede. Só é recomendado, para efeito de documentação e certificação, usar somente um ou outro. A confusão do pessoal achar que o B é melhor que o A é que o B surgiu em 2001 quando houve a padronização. 

image.png

• Curtir 1
Postado

Eu não sou expert em redes (longe disso, aliás), mas acho que a sequência não causa problema, desde que seja a mesma nas duas pontas. Se você numerar os "pinos" de uma das postas do seu cabo (de 1 a 8), imagine que o pino 1 da ponta A tem que estar conectado ao pino 1 da ponta B e assim sucessivamente até o pino número 8. Portanto, as cores só existem para sabermos que estamos usando o mesmo "fio" unindo os pinos correspondentes. Antigamente havia diferença pois você podia fazer um cabo "direto" ou "crossed" (que troca o TX com o RX fazendo com que o TX de uma ponta do cabo estivesse conectado ao RX da outra ponta).

Não usei termos técnicos (como disse, não sou nem de perto um expert no assunto), mas acho que a ideia geral é essa...

No mais, invista em cabos, conectores e crimpadores de boa qualidade.

Abs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!