Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, boa tarde. Estou com um problema: hoje após jogar Resident Evil 2 (em DirectX11) eu saí do game e estranhamente ele ficou numa tela preta salvando, porém demorava demais. Então eu dei um Alt+Tab para acessar outras funções do PC, mas aí o PC congelou e 1 minuto depois deu a famigerada tela azul, com código de parada: MEMORY MANAGEMENT.

Quando o PC voltou, loguei na Steam e joguei Just Cause 3 por umas 3 horas pra saber se o PC aguentava de boa e depois mais uns 20 minutos de Resident Evil 2 (só que dessa vez em DirectX12). Após terminar de jogar comecei a usar normalmente o PC e fui atrás do erro em fóruns - talvez fosse os novos drivers da NVidia  na minha GTX 970 - e aí pronto: OUTRA TELA AZUL COM O MESMO ERRO (MEMORY MAGEMENT)!

Antes de voltar a usar o PC, iniciei o Reparo Automático e lá desinstalei as atualizações opcionais da Intel que instalei ontem (08/02/2021), mudei para UEFI: PNY SSD 120 GB no boot e iniciou normalmente. 

No fim, fiz o Diagnóstico de Memória do Windows, mas não apontou erro algum e agora estou muito confuso. Onde pode ser o erro?

Faz quatro dias que troquei de HD para SSD e uso um outro HD de 500 GB para jogos. Meu SSD está funcionando maravilhosamente bem e não são apontados erros no CrystalDiskInfo.

Será que meu SSD novo está com problemas (meu HD anterior ao SSD em 6 meses nunca deu tela azul)? Ou a memória RAM, porém não está sendo detectado pelo Windows? 

Agradeço à quem ler este texto enorme (queria ser bem específico) e me ajudar à resolver.

eo2.png

eo3.png

• Moderador
Postado

A tela azul ocorre com frequência ou ocorreu somente aquela vez? Pois se foi apenas uma vez, simplesmente ignore. É perfeitamente possível uma única tela azul ser gerada em uma raríssima ocasião, mas isso não indica que o PC/Windows está com defeito, indicaria somente se as telas azuis fossem constantes.

• Curtir 1
Postado

Aconteceu duas vezes.

Na primeira, quando saí do RE2. Ficou numa tela preta salvando muito demoradamente (eu tava com o MSI Afterburner + DS4 Windows ligado) e as temperaturas estavam ótimas, com a placa de vídeo entre 54° C e 60° C.

O processador não passava dos 57° C.

Depois joguei por mais 3 h e 20 min (Just Cause 3 e RE2). 

Saí normalmente do RE2 e fui acessar à internet. De repente a segunda tela azul.

O Windows foi sozinho pro Reparo Automático. Lá desinstalei os drivers opcionais da Intel que vieram no Windows Update. Em seguida mudei a ordem de noite do meu SSD de Sata SM para UEFI (não sei se fiz bem).

Usei o PC por duas horas sem jogar. Apenas internet (YouTube, Netflix...) e desliguei sem problemas. Não joguei pois eu já tava estressado com o que aconteceu.

Como tinha dito, fiz o diagnóstico de memória e o Windows não viu nada de errado.

Vou fazer o teste com o Memtest86 pra verificar melhor.

O erro que apareceu nas duas telas era: MEMORY MANAGEMENT.

Se forem as memórias eu as mando pra garantia. 

O SSD é novinho, não tem nem uma semana ainda.

• Moderador
Postado

Ok. Poste resultados.

PS: O diagnóstico de memória RAM do Windows precisa ser configurado para rodar um teste completo, do contrário, ele rodará somente um teste de poucos minutos que muitas vezes não detecta nada. E mesmo assim, eu o considero bastante ineficiente, portanto, nem se preocupe em utiliza-lo novamente.

Defeitos em memórias RAM fazem com que telas azuis sejam geradas em momentos aleatórios. O seu caso, se tiver de fato algo de errado com seu PC, já sabemos qual é o padrão.

Postado
4 horas atrás, GabrielLV disse:

Ok. Poste resultados.

PS: O diagnóstico de memória RAM do Windows precisa ser configurado para rodar um teste completo, do contrário, ele rodará somente um teste de poucos minutos que muitas vezes não detecta nada. E mesmo assim, eu o considero bastante ineficiente, portanto, nem se preocupe em utiliza-lo novamente.

Defeitos em memórias RAM fazem com que telas azuis sejam geradas em momentos aleatórios. O seu caso, se tiver de fato algo de errado com seu PC, já sabemos qual é o padrão

Eu fiz uma limpeza geral nas memórias e contatos da placa-mãe. Liguei o PC e tô passando o Memtest86. Em breve posto os resultados.

IMG_20210210_135602.jpg

IMG_20210210_121223.jpg

Postado

Depois de 2 horas o Memtest não apontou um erro sequer.

Aparentemente em ralação às memórias está tudo bem, o que me faz pensar que a tela azul do Windows é uma fonte de informação ruim.

Como eu tinha dito antes tirei os drivers opcionais do PC que vinham no Windows Update.

Vou mandar a foto do resultado do teste e perguntar qual a opção de boot adequada na BIOS.

IMG_20210210_171617.jpg

Qual seria melhor para o SSD?

IMG_20210210_171739.jpg

• Moderador
Postado

Se as telas azuis continuarem aparecendo, faça o seguinte:

---

Prezado usuário,

De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

• Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?
  • Você faz overclock no seu PC?

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dela para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, não é para salvar arquivo por arquivo) e anexa-la na sua próxima resposta.

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

----

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelo auxílio, @GabrielLV . Eu baixei o programa BlueScreenView e ele me exibiu que o erro foi causado pelo driver FLTMGR.SYS.

Também olhei o Visualizador de Eventos e encontrei a hora que ocorreu a segunda tela azul.

Eu uso um controle Dualshock 4 para jogar e mais um adaptador bluetooth na porta usb. Diversas vezes o led do controle piscava em vermelho indicando mau contato, mas voltava ao normal em poucos segundos.

Diversas vezes encontrei "O driver detectou um erro de controlador em \Device\Ide\IdePort 3", como deixarei nas imagens. Queria saber se isso se trata do meu controle de videogame ou se é do meu HD (lembrando que eu não tenho drive de CD/DVD instalado).

Estou usando o PC há umas 3 horas e não tive problemas, porém hoje decidi não jogar e vou deixar pra amanhã. Quero testá-lo em uso normal (sites como YouTube e Netflix, por exemplo) Amanhã vou testar jogos pra ver se está tudo ok.

imagem_2021-02-11_202623.png

despejo.png

despejo2.png

• Moderador
Postado

@jjevil Eu solicitei que você me enviasse os logs que pedi no outro post, e você não me enviou nenhum deles. Leia minha mensagem no post anterior.

O BlueScreenView não é confiável. Cansei de ver ele apontar para os drivers incorretos na análise de telas azuis.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Analisando os logs:

1-

image.png

Você possuo o K-Lite Codec Pack, software que já vi vários relatos de causar problemas no Windows. Recomendo que remova-o do seu PC e instale o excelente VLC Media Player no lugar. Ele é um reprodutor de vídeos muito mais completo do que o do Windows e possui todos os codecs nativamente.

2- 

image.png

Existem alguns erros relacionados ao Bluetooth nos logs, provavelmente por conta do mau contato descrito por você.

3- 

image.png

Existem 203 erros apontando para as unidades de armazenamento (SSDs).

1- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html

Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. 

Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. (Faça isso com todas as unidades)

2- Vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui. (Faça isso com todas as unidades)

3- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)

4- Não encontrei um software específico para análise de SSDs da PNY, portanto, baixe o HD Sentinel Pro: https://www.harddisksentinel.com/hdsentinel_pro_setup.zip

Instale-o, após isso, selecione seu SSD vá em Disk > Short Self-test > Selected Disk Only. O teste poderá levar até 2 minutos. Tire uma print do resultado e poste aqui.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV então, tentei fazer o teste com o HD Tune. Não encontrei a caixa "Read" e quando pus pra realizar o teste ele começou, terminou muito rapidamente e deu erro (isso no SSD, no HD nem tentei). Nunca gostei muito do HD Tune pra falar a verdade. Se tiver outra forma de testar é só me dizer.

Mandarei os prints da aba Health do HD Tune e do Crystal Disk Info.

Desinstalei o KLite, apesar de achar ele ótimo, mas tudo bem.

imagem_2021-02-12_110631.png

imagem_2021-02-12_110653.png

Crystal SSD.png

Crystal HDD.png

Crystal HDD2.png

hd sentinel ssd.png

• Moderador
Postado
21 minutos atrás, jjevil disse:

@GabrielLV então, tentei fazer o teste com o HD Tune. Não encontrei a caixa "Read" e quando pus pra realizar o teste ele começou, terminou muito rapidamente e deu erro (isso no SSD, no HD nem tentei). 

Qual foi o erro que apareceu? Me envie uma print.

E porque não o testou no HD? Esse teste é somente para medir a velocidade do HD/SSD (e detectar possíveis problemas de mau-contato)...

22 minutos atrás, jjevil disse:

Nunca gostei muito do HD Tune pra falar a verdade.

A questão não é gostar ou desgostar, a questão é se ele funciona ou não (já testei vários programas de testes de HDs e a conclusão que cheguei é que nenhum é 100% confiável). Mais detalhes aqui:

23 minutos atrás, jjevil disse:

Se tiver outra forma de testar é só me dizer.

Por isso recomendei 3 programas diferentes 😉

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Ok. Aparentemente tudo certo com o HD e o SSD.

Tente atualizar o firmware do SSD.

https://www.pny.com/company/support/internal-ssd-firmware-updates

PS: Analisei todos os logs e as únicas pistas que encontrei apontam para o SSD. Caso o problema persista após isso, será necessário uma nova coleta de logs.

image.png

Todos os logs de "aviso" apontam para o "disco 1", provavelmente é o seu HD.

O que exatamente você deixa salvo no SSD e no HD?

Em 10/02/2021 às 03:36, jjevil disse:

O erro que apareceu nas duas telas era: MEMORY MANAGEMENT.

Se forem as memórias eu as mando pra garantia. 

Você chegou a utilizar o Memtest? Se sim, por quanto tempo deixou-o rodando? O executou em todos os módulos de uma vez ou em um de cada vez?

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Então, no HD eu deixo salvo principalmente os jogos da Steam, vídeos, músicas, documentos.

Como meu SSD só tem 120 gb só há arquivos do Windows mesmo. Vou mandar um print da situação dele.

Tenho uma foto em baixa qualidade do Memtest86. Vou subi-la. 

O Memtest86 levou 2 horas e 4 minutos pra terminar e não encontrou erros.

hd ssd.png

IMG_20210210_171617.jpg.0527f3fc5893591ba1dffa90e568d1bb.jpg

Postado

Hoje eu loguei na Steam e quase que instantaneamente esse erro surgiu: 

device.png

Eu tenho um fan e o led do meu gabinete conectados em dois conectores IDE do meu PC. Será que a Steam está tentando encontrar dados nestes dois (pensando que se trata de HDDs IDE) para encontrar arquivos?

De alguma forma usar os conectores IDE par fans e para leds do gabinete pode dar problemas no PC?

• Moderador
Postado
1 hora atrás, jjevil disse:

Eu tenho um fan e o led do meu gabinete conectados em dois conectores IDE do meu PC. Será que a Steam está tentando encontrar dados nestes dois (pensando que se trata de HDDs IDE) para encontrar arquivos?

Não consigo enxergar uma lógica para que isso aconteça, então irei dizer que não.

1 hora atrás, jjevil disse:

De alguma forma usar os conectores IDE par fans e para leds do gabinete pode dar problemas no PC?

Se eles estiverem com defeito, sim.

Pressione Windows + R > Digite "diskmgmt.msc" (sem aspas) e tecle Enter > tire uma print e poste aqui.

Eu não sei o que esse evento no visualizador de eventos quer dizer, portanto, vamos por eliminação.

Vá no HDTune > Error Scan > Selecione seu HD > Desmarque a opção "quick test" e clique em start para rodar um teste completo atrás de setores defeituosos (pode levar cerca de 2 horas). Faça o mesmo com seu SSD (por ser mais rápido que o HD, pode levar até 30 minutos), veja se existirá algum quadrado em vermelho.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, GabrielLV disse:

Não consigo enxergar uma lógica para que isso aconteça, então irei dizer que não.

Se eles estiverem com defeito, sim.

Pressione Windows + R > Digite "diskmgmt.msc" (sem aspas) e tecle Enter > tire uma print e poste aqui.

Eu não sei o que esse evento no visualizador de eventos quer dizer, portanto, vamos por eliminação.

Vá no HDTune > Error Scan > Selecione seu HD > Desmarque a opção "quick test" e clique em start para rodar um teste completo atrás de setores defeituosos (pode levar cerca de 2 horas). Faça o mesmo com seu SSD (por ser mais rápido que o HD, pode levar até 30 minutos), veja se existirá algum quadrado em vermelho.

Farei isso. Mas agora surgiu outro problema: os jogos da Steam não iniciam. Já desinstalei e reinstalei, mas nenhum game quer entrar, e quando algum entra funciona muito mal.

Não tive ocorrência de telas azuis até o momento.

Testei meu emulador de GameCube e está funcionando normalmente.

Vou baixar o Origin e verificar se acontece o mesmo problema (tenho alguns games lá também).

Encontrei uma pasta que só aparece quando vou salvar algo nela. Veio em alguns dos programas que você me recomendou instalar?

ty.png

imagem_2021-02-13_234811.png

• Moderador
Postado
2 horas atrás, jjevil disse:

Encontrei uma pasta que só aparece quando vou salvar algo nela. Veio em alguns dos programas que você me recomendou instalar?

Não. A pasta $SysReset é uma pasta do sistema que aparece automaticamente quando você reinicia o computador ou atualiza o sistema. Apenas ignore-a.

O seu HD é apenas para dados, correto? Ele por algum motivo possui as partições EFI e de recuperação, partições essas que são criadas apenas na unidade do Windows (uma possui os arquivos importantes do sistema, a outra possui o ambiente de recuperação para caso de falhas). Essas partições deveriam existir apenas no Disco 0 (SSD), que é onde o disco está instalado, não no Disco 1.

Eu recomendaria apaga-las, porém, por eu não saber o porquê delas estarem ai, recomendo que deixe uma mídia de instalação do Windows preparada, além de fazer um backup dos seus arquivos apenas por precaução. Mas, deixe para fazer isso após a conclusão da análise do HD Tune que sugeri no outro post (e, claro, se quiser).

Postado

iutl.png

Então, tenho que contar uma historinha. Quando eu instalei o Windows segui as dicas de otimização de sites como Tecmundo, Techtudo e Geekzilla. No meio dessas dicas, eles recomendavam desativar o pagefile e mandá-lo ser feito apenas no HDD (pra quem como eu tem sistema híbrido), então fui lá e fiz. Mas eu fiquei receoso e busquei mais informações e encontrei um tal de Aurélio "Baboo" que disse que isso era besteira. 

https://www.baboo.com.br/windows-10/conteudo-essencial-windows/otimizacao-de-ssd-parte-2/2/

Achei as dicas dele interessantes e desfiz o que tinha feito. Então imagino que aquelas pastas teimosas surgiram ali. E aparentemente não adiantou voltar o pagefile somente ao SSD. 

Estou pensando em formatar, mas acho que preciso tirar aquelas partições do HDD antes. O problema é que elas não querem sair.

situ.png

• Moderador
Postado
20 minutos atrás, jjevil disse:

Então, tenho que contar uma historinha. Quando eu instalei o Windows segui as dicas de otimização de sites como Tecmundo, Techtudo e Geekzilla. No meio dessas dicas, eles recomendavam desativar o pagefile e mandá-lo ser feito apenas no HDD (pra quem como eu tem sistema híbrido), então fui lá e fiz. Mas eu fiquei receoso e busquei mais informações e encontrei um tal de Aurélio "Baboo" que disse que isso era besteira. 

Esqueça todas essas dicas de "otimização" que falam por ai pois muitos dos criadores dessas páginas de dicas/tutoriais não fazem a menor ideia do que estão falando. O arquivo de paginação deve estar na mesma unidade onde o Windows se encontra para permitir que algumas funcionalidades funcionem. Como por exemplo, a criação dos logs das telas azuis. Fora que, por ele ser uma extensão da memória RAM (os arquivos serão movidos para lá caso falte RAM), você deixa-lo no HD fará com que as atividades fiquem mais lentas do que seriam no SSD (apesar de tanto o HD quanto o SSD serem absurdamente lentos comparado a RAM, é melhor deixa-lo no SSD para aproveitar a pouca melhoria de velocidade).

PS: Repare que ao mover o arquivo de paginação do SSD para o HD, você teve o resultado exatamente oposto de "otimizar" 😉

22 minutos atrás, jjevil disse:

Estou pensando em formatar, mas acho que preciso tirar aquelas partições do HDD antes. O problema é que elas não querem sair.

Caso seja mais conveniente para você, formate, mas tenha em mente de que ainda não sabemos quem são os culpados pelas telas azuis e talvez ela não resolva o problema, mas fica a seu critério tentar ou não.

Não é necessário retirar as partições do HD para formatar. Isso você faz durante a instalação do Windows pois ele te dará opções para apagar as partições e recria-las. Apenas recomendo, novamente, que faça um backup de todos os seus dados antes de fazer isso.

Caso for formatar, recomendo, também, que você utilize a mídia de instalação do Windows para apagar todas as partições tanto do seu HD quanto do SSD. Após fazer isso, desligue o PC, remova seu HD e inicie novamente a instalação do Windows. Faça isso para garantir que não haverá nenhum erro durante a instalação que faça com que os arquivos do Windows sejam salvos no HD ao invés do SSD.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV Vacilo meu e do Tecmundo também. Muita gente faz o que eles recomendam. Não vou tirar minha culpa, mas essa informação não devia estar ali. 

No meu caso é impossível apagar essas partições do HDD?

iutl.png

• Moderador
Postado

@jjevil Essas partições estão protegidas, portanto, você deve apaga-las utilizando comandos específicos no prompt de comando ou apaga-las offline (fora do Windows, ou seja, por uma mídia de instalação do Windows, Linux, Hirens boot ou através de programas como o Minitool Partition Wizard). Não precisa se preocupar em apaga-las agora. Se você pretende formatar o computador, você irá apaga-las durante a reinstalação do Windows.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLV então. Eu apaguei todos os dados do HDD que eu uso junto com o SSD.

Eu liguei meu outro HD (que tem o Windows instalado) pra verificar a situação, e a Steam tá funcionando de boa.

Agora tô querendo formatar o SSD e começar tudo de novo (sem fazer a besteirada do pagefile dessa vez).

Só queria que você visualizasse a situação do HD pra mim e verificar se está tudo bem. 

Minha intenção é já pôr os games nele na pasta SteamLibrary e na hora de formatar o SSD desconectá-lo até terminar o processo e depois reconectá-lo novamente.

O HDD é da letra "E".

imagem_2021-02-15_160648.png

Pra não criar confusão, o Disco 1 é o do Windows mesmo. Acho que inverti os cabos SATA e tá dando essa numeração confusa.

imagem_2021-02-15_162015.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...