Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, peço que quem responder por favor entenda meu lado e não me julgue, sei que não fiz algo correto mas foi no desespero.

Há algumas semanas enviei emails aos vereadores de minha cidade por causa de barulhos na vizinhança com o endereço do local e tudo explicado, e ontem fui em grupos de facebook da cidade e fiz o mesmo. NÃO OFENDI NINGUEM nem acusei de crimes, só falei de barulhos num local comercial etc

Pois bem, eu fiz isso usando um facebook falso de um amigo e os emails tb nao foram o meu pessoal, e que eu saiba em lugar nenhum da internet deixei meu numero de whatsapp exposto

Quando foi umas 16.00 da tarde, o vizinho locatario do salao onde ouço barulhos veio em casa com meu NOME, FOTO, WHATSAPP me acusando de ser dono do perfil das denuncias e ameaçando de processo etc...

Antes disso por volta de 10.50 recebi uma mensagem de uma desconhecida no meu whatsapp, com uma conversa fiada pedindo pra amiga ir ao mercado etc... Depois soube que era a irmã do cara me sondando.

A confusão e mal entendido em si, aparentemente foi resolvido a noite com ajuda de um familiar que interviu, mas meu medo e duvida é sobre COMO DESCOBRIRAM MEU NOME E DADOS?

Um amigo disse que ele pode ter rastreado o IP dos emails e chegado a mim, ou seja entao ele era amigo de um dos vereadores dos quais mandei o email?

Será que ao responder a msg da moça hackearam meu celular ou whats?

Será que instalaram algo que pode ler o que escrevo na internet tipo no note e cel? no caso seria um keylogger né?

Será que hackearam meu face e email? Lembrando que no email e face e na maioria das coisas tenho AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES entao se supostamente um estranho tentar acessar meu cel avisaria acho

Depois a noite o familiar que interviu na confusão disse que o cara descobriu meus dados só pesquisando. Mesmo assim achomestranho pois meu perfil e email real nao tinham nenhuma conexao com os fakes e nao divulgo meu whats por ai

Enfim vcs acham que fui hackeado de algum modo ou só rastreado? Ou nada disso, simplesmente me descobriram com 'pesquisas'?

Desculpe se parece duvidas bobas mas ainda estou meio assustado desde ontem obrigado

Postado
8 minutos atrás, Russo_Sovietico disse:

Bom dia amigos, peço que quem responder por favor entenda meu lado e não me julgue, sei que não fiz algo correto mas foi no desespero.

Há algumas semanas enviei emails aos vereadores de minha cidade por causa de barulhos na vizinhança com o endereço do local e tudo explicado, e ontem fui em grupos de facebook da cidade e fiz o mesmo. NÃO OFENDI NINGUEM nem acusei de crimes, só falei de barulhos num local comercial etc

Pois bem, eu fiz isso usando um facebook falso de um amigo e os emails tb nao foram o meu pessoal, e que eu saiba em lugar nenhum da internet deixei meu numero de whatsapp exposto

Não entendi a dúvida, mesmo assim identificaram seu WhatsApp ?

Postado

@Átila Aleixo Então, eu editei a msg você leu td?

O vizinho descobriu meu nome e dados até numero do cel me ligando ao fake das denuncias e nao sei como, mais tarde disseram a um familiar que parece ter resolvido tudo, dizendo que descobriram só pesquisando mas sei la, os perfis nao eram amigos pra achar fácil a ligação entre eles

Postado

Verifique se não baixou  nenhuma coisa suspeita ou clicado em links suspeitos, links podem roubar ip, é difícil achar numero de pessoas assim na internet fácil, enquanto você estava na conta fake você clicou em algum link? O que ele pode ter feito é  simplesmente ter visto que era o mesmo endereço de ip, tipo assim: se você  clicou  em um link que rouba ip sem estar na conta fake e quando você estava na conta fake clicou em outro link  que roubava ip e era a mesma  pessoa que mandou os links ela vai ver que é o mesmo endereço de ip a não ser que você estivesse usando um VPN.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Acredito que foi jogado um verde pra colher maduro ou alguém que soube que você fez a denuncia falou para eles, segredo é a partir do momento que só você sabe.

Até da pra saber mas a pessoa teria que ter acesso a programas específicos e com conhecimento avançado, sabendo o ip de onde foi postado saberiam de onde veio a publicação por exemplo, se você ir agora e no google e escrever meu ip te levará a um site mostrando seu ip, assim saberiam de quem era a  operadora e ligando na operadora e poderiam sim conseguir de quem era o ip mas isso só a justiça.

@Lucas Pietro exatamente, isso não existe assim como o vizinho dele falou.

• Curtir 3
Postado
2 minutos atrás, Átila Aleixo disse:

Acredito que foi jogado um verde pra colher maduro ou alguém que soube que você fez a denuncia falou para eles, segredo é a partir do momento que só você sabe.

Até da pra saber mas a pessoa teria que ter acesso a programas específicos e com conhecimento avançado, sabendo o ip de onde foi postado saberiam de onde veio a publicação por exemplo, se você ir agora e no google e escrever meu ip te levará a um site mostrando seu ip, assim saberiam de quem era a  operadora e ligando na operadora e poderiam sim conseguir de quem era o ip mas isso só a justiça.

@Lucas Pietro isso não existe assim.

é mais provável que seja isso mesmo, mas para pegar ip existem sites que pegam ip como o https://grabify.link/

• Curtir 1
Postado

@Átila Aleixo enão no caso eu não teria sido hackeado nem rastreado, o cara pesquisou e especulou mesmo na vizinhança e me descobriu? seria isso?

Mesmo assim não entendo quem poderia ter passado meu numero de cel nem os vizinhos sabem, mas se nao foi hackeamento beleza

24 minutos atrás, Lucas Pietro disse:

Verifique se não baixou  nenhuma coisa suspeita ou clicado em links suspeitos, links podem roubar ip, é difícil achar numero de pessoas assim na internet fácil, enquanto você estava na conta fake você clicou em algum link? O que ele pode ter feito é  simplesmente ter visto que era o mesmo endereço de ip, tipo assim: se você  clicou  em um link que rouba ip sem estar na conta fake e quando você estava na conta fake clicou em outro link  que roubava ip e era a mesma  pessoa que mandou os links ela vai ver que é o mesmo endereço de ip a não ser que você estivesse usando um VPN.

Não lembro de ter clicado em nenhum link estranho nem abro email de estranhos nem aceito links, tipo de eu ter respondido pra moça no whats nao tem como ser hackeado né?

ela tb nao mandou link só perguntou da amiga e eu disse nao conheço deve ser engano...

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Lucas Pietro disse:

@Russo_Sovietico não, não tem como,  isso parece mais com o que o Atila disse faz muito mais sentido.

Obrigado pela ajuda de todos e desculpe se as duvidas parecem bobas mas realmente me assustei por ter sido descoberto, ou seja denuncia anônima não existe mesmo... bom saber

Meu medo era se alguém estaria conseguindo ter acesso a meu e-mail, face, redes sociais em geral e se estaria vendo o que escrevo no pc ou cel como esse texto agora

Mas como tenho VERIFICAÇÃO DE DUAS ETAPAS em praticamente tudo, e não encontrei keylogger com malwarebytes nem entrei em links, sites estranhos ou instalei algo de desconhecido, acho que ta safe

Valeu

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, Russo_Sovietico disse:

Um amigo disse que ele pode ter rastreado o IP dos emails e chegado a mim, ou seja entao ele era amigo de um dos vereadores dos quais mandei o email?

Quando um e-mail é enviado, metadados dele são enviados juntos. As pessoas para quem você enviou os e-mails devem simplesmente ter pego o endereço IP de origem e entrado em contato com a operadora de internet para saber quem é você. Mesmo que eu descubra seu endereço IP, o máximo que eu posso fazer é descobrir a localização aproximada, somente a operadora irá saber me dar a localização exata, e ela só fornece essa informação á justiça.

Será que ao responder a msg da moça hackearam meu celular ou whats?

Não. Isso não existe.

Será que instalaram algo que pode ler o que escrevo na internet tipo no note e cel? no caso seria um keylogger né?

Ninguém "Instala" keylogger no seu computador nem qualquer outro tipo de malware/vírus. É você mesmo quem os instala (seja através de downloads piratas, conectar pendrives infectados no computador, etc). Entenda que hackers no mundo real estão MUITO longe de serem iguais aos filmes. Na vida real, um hacker não é capaz de hackear qualquer um a hora que quiser e fazer o que quiser, o mundo não funciona dessa forma.

Enfim vcs acham que fui hackeado de algum modo ou só rastreado? Ou nada disso, simplesmente me descobriram com 'pesquisas'?

Leia a cartilha de segurança e aprenda a se manter seguro na Internet: https://cartilha.cert.br/computadores/

Assista esse vídeo do Gabriel Pato:

• Curtir 2
Postado

Precisa de determicao judicial para operadora expor seu dados e tambem envolve uma enorme burocracia. E muitas vezes ela precisa fazer o rastreamento do ip porque poucos serviços entregam seu endereço real. E ainda tem a LGPD. Ou seja, duvido que um vereador de pequeno município tenha descoberto isso de uma hora para outra.

É mais provável alguem ter cruzado informaçoes coletadas no Google e chegado até você.

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, GabrielLV disse:

Quando um e-mail é enviado, metadados dele são enviados juntos. As pessoas para quem você enviou os e-mails devem simplesmente ter pego o endereço IP de origem e entrado em contato com a operadora de internet para saber quem é você. Mesmo que eu descubra seu endereço IP, o máximo que eu posso fazer é descobrir a localização aproximada, somente a operadora irá saber me dar a localização exata, e ela só fornece essa informação á justiça.

Não. Isso não existe.

Ninguém "Instala" keylogger no seu computador nem qualquer outro tipo de malware/vírus. É você mesmo quem os instala (seja através de downloads piratas, conectar pendrives infectados no computador, etc). Entenda que hackers no mundo real estão MUITO longe de serem iguais aos filmes. Na vida real, um hacker não é capaz de hackear qualquer um a hora que quiser e fazer o que quiser, o mundo não funciona dessa forma.

Leia a cartilha de segurança e aprenda a se manter seguro na Internet: https://cartilha.cert.br/computadores/

Assista esse vídeo do Gabriel Pato:

Obrigado

Sei que são duvidas 'bobas' mas eu ja tenho paranóias com essas coisas, por isso mesmo nem entro em sites duvidosos ou instalo qualquer coisa, links nem de conhecidos clico piorou de estranhos...

Mas pelo fato da pessoa que me descobriu ser alguem com raiva por causa das denuncias temi que pudesse querer me prejudicar mais do que um hacker comum, que só tem motivação financeira, e nao vai querer destruir suas redes sociais, emails ou ler tudo que voce escreve à toa

Mas como a maioria disse, inclusive a propria pessoa mais tarde em conversa com um familiar que parece ter apaziguado as coisas, parece que foi mesmo pesquisando e especulando na internet e com vizinhos que fui descoberto, vai ver alguem soltou meu telefone ou em algo que fiz na internet o telefone tb apareceu sei la dados de compras etc

Obrigado a todos valeu

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...