Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caiu um raio no vizinho - VGA tem salvação?


Posts recomendados

Meus caros, 

Tive a infelicidade de receber uma descarga de raio que caiu no meu vizinho.

Varias coisas na minha casa queimaram ou ficaram parcialmente funcionando, já acionamos a operadora de energia da cidade ( Enel)

A placa de vídeo em particular me preocupa bastante, é uma GTX 970 windforce. A placa liga e aparentemente funciona, inclusive consegue botar o windows mas todas as saidas de video queimaram. (Hdmi,dvi e display)

HDMI estava ligado na TV e o display em um monitor, a TV queimou e o monitor não reconhece mais o display port.

Consigo saber que a placa esta funcionando, pois eu consigo desligar o windows pelo teclado.

 

Sabem se ainda da para salvar a placa? Seria complexo e muito caro? Dependendo posso solicitar reembolso na operadora de energia.

 

Obrigado

OBS: O PC não estava em uso! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ricardov disse:

Peça reembolso. Os raios geralmente causam danos extensos.

 

È importante ter aterramento e um bom filtro de linha para proteção (Clamper).

Olá Ricardo, eu tenho um Clamper dos mais caros, mas ele não segurou.

Não sei se o raio entrou pela corrente elétrica mesmo ou por alguma antena.
Achei curioso o clamper e o disjuntor da casa nao segurarem a bronca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disjuntor não protege de raios, apenas de curto-circuito ou sobrecarga. Pode ter vindo por cabo de antena ou da internet. Tem que proteger esses pontos também.

 

Quando se tem equipamentos interligados como TV com computador ou home theater é importante que sejam ligadas no mesmo filtro de linha para equipotencialização.

@Gustavo Cardi disjuntor não protege de raios, apenas de curto-circuito e sobrecarga. A descarga pode ter vindo pela antena ou cabo coaxial ou cabo de internet caso seja metálico (fibra óptica não tem problema). É preciso proteger esses pontos também.

 

É importante que os equipamentos interligados como TV e PC ou home theater sejam ligados no mesmo filtro de linha para equipotencialização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!