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whea_uncorrectable_error em jogos específicos


Ir à solução Resolvido por Jairo Mazini Fontes,

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Olá, venho enfrentando esse problema de tela azul em alguns jogos específicos, até agora(Quase um ano com esse pc) aconteceu com os seguintes jogos:

-PUGB Lite
-Ragnarok
-Bloons TD 6
-Dead Cells

Não sei o motivo, mas aparentemente só acontece com jogos que não exigem tanto do hardware. Jogos com Battlefield V, Valorant, Battlefront II ou Fallen Order nunca deram esse problema.

 

Meu pc:

 

Ryzen 5 3600 (cooler padrão)

GTX 1660 Super

16gb Ram dual channel (HyperX)

Fonte Riotoro Builder Edition 600W 80 Plus White PFC Ativo

SSD Adata SU650 120GB Sata III 

HD Toshiba 1TB 

placa-mãe ASRock A320M-HD, mATX, AMD AM4

 

Já fiz teste de Stress no GPC e CPU, acompanho o desempenho com o Afterburner enquanto jogo, nunca deu pico de temperatura muito alto. Enfim, fiz vários testes mas não descobri onde está o problema.

 

 

5835576_Histricodeconfiabilidadfe.PNG.9f343f7867572710459d9d2725e57d37.PNG

Arquivo DMP.rar

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  • Membro VIP

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, não é para salvar arquivo por arquivo) e anexa-la na sua próxima resposta.

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

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@GabrielLV

Uso no filtro de linha há alguns meses, porém o problema acontece a bem mais tempo.

Nenhum periférico além de mouse e teclado e headset

Não faço OC

Não uso nenhum programa de atualização de driver, todos os drivers foram baixados diretamente do fabricante das peças/windows

Todos os drivers estão atualizados

 

Speccy.PNG

Drivers.PNG

LogsColetados.rar

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  • Membro VIP

@Jairo Mazini Fontes Os logs não foram coletados corretamente. Você me enviou apenas os arquivos .dmp com a pasta renomeada. Faça o procedimento que pedi que fizesse no post anterior e envie TODOS os logs que foram coletados.

 

Certifique-se de que existem 6 arquivos e 1 pasta dentro da pasta LogsColetados.

image.png

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  • Membro VIP

@Jairo Mazini Fontes A pasta "LogsColetados" é gerada na área de trabalho. Os erros que estavam sendo emitidos no CMD indicam que ela está na área de trabalho.

 

Pressione Windows + E > Abra a pasta Área de trabalho > Veja se localiza a pasta e delete-a. Após isso, execute o script novamente.

 

Se mesmo assim não der certo, me envie os logs manualmente:

 

1- Vá em C:\Windows\Minidump > Copie-os e cole-os na área de trabalho.
 
2- Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole o comando abaixo (com os parênteses), cole no CMD.
 

Citação

(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic bios get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state && wmic nic get name) >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" && wevtutil epl system C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx && wevtutil epl application C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx

  
Três arquivos serão gerados na área de trabalho: "Listappta.txt", "logssystem.evtx" e "logapplication.evtx".
 
Então vá na pasta do arquivos LogsCdH que você baixou anteriormente:
 
3- Vá em "Autoruns" > Execute o "Autoruns64.exe" > Espere carregar > Quando carregar, clique no ícone do disquete para salvar um log completo. Salve-o na área de trabalho.
 
4- Vá na pasta "Driverview-x64", execute o "DriverView.exe", espere carregar > Clique em "View" > Clique em "HTML Report - All Items" > Um será gerado tanto na pasta do Driverview. 
 
5- Vá na pasta "uninstalview-x64", execute o "UninstallView.exe", espere carregar > Clique em "View" > Clique em "HTML Report - All Items" > Um será gerado tanto na pasta do Uninstallview.

Feito esses cinco procedimentos, pegue todos os arquivos que foram gerados, salve-os como .zip ou .rar e anexe-os na sua próxima resposta.

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  • Membro VIP

@Jairo Mazini Fontes

 

Citação

 

Bugcheck code 00000124
Arguments 00000000`00000004 ffffe188`fe789048 00000000`00000000 00000000`00000000
0: kd> !errrec ffffe188`fe789048
 

Section 0     : PCI Express
-------------------------------------------------------------------------------
Descriptor    @ ffffe188fe7890c8
Section       @ ffffe188fe789158
Offset        : 272
Length        : 208
Flags         : 0x00000001 Primary
Severity      : Recoverable

Port Type     : Endpoint
Version       : 1.1
Command/Status: 0x0018/0x0006
Device Id     :
  VenId:DevId : 10de:1aeb
  Class code  : 020300
  Function No : 0x01
  Device No   : 0x00
  Segment     : 0x0000
  Primary Bus : 0x06
  Second. Bus : 0x00
  Slot        : 0x0000
Dev. Serial # : 0000000000000000
Express Capability Information @ ffffe188fe78918c
  Device Caps : 00008de1 Role-Based Error Reporting: 1
  Device Ctl  : 2117 ur FE NF CE
  Dev Status  : 000b UR fe NF CE
   Root Ctl   : 0000 fs nfs cs

 


 

Todos os arquivos de telas azuis, incluindo os logs do visualizador de eventos, apontam que a falha está sendo "localizada" pelo PCI-Express:

 

image.png

 

Os logs também apontam para o "10de:1aeb", que é um código de dispositivo relacionado ao controlador de áudio.

 

image.png

 

image.png

 

nvhda = Nvidia HD Audio.

 

image.png

HDAudBus.sys = Driver do próprio Windows relacionado ao controle de áudio.

 

image.png

 

Outros logs estão apontando para o driver "nvlddmkm.sys", que é um driver de vídeo, sendo que todos os logs estão apontando para o código de para 0x124 (Whea_uncorrectable_error), que indica uma falha grave de hardware.

 

Conclusão: Sua placa de áudio integrada na placa de vídeo está defeituosa.

 

Pergunta: Você utiliza uma placa de áudio offboard?

 

---

 

Recomendações:

1- É perfeitamente possível uma falha no BIOS gerar um erro 0x124, visto que ela controla funcionalidades importantes do hardware.

 

image.png

 

Você está utilizando a BIOS versão P5.40. Recomendo que atualize para uma das três versões mais novas:

https://www.asrock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp#BIOS

 

2- Tente atualizar o driver, tanto de vídeo quanto de áudio (vá no site da sua placa-mãe baixar o de áudio e no da placa de vídeo baixar o de vídeo).

https://www.nvidia.com/Download/driverResults.aspx/143231/en-us

https://www.asrock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp#Download

 

3- Sua placa de vídeo possui um conector DVI-D, que não passa áudio. Tente utiliza-lo caso seu monitor também possua essa entrada.

 

4- Se não tiver como fazer o passo 3, então tente desativar totalmente o áudio do seu computador para testar:

Vá em painel de controle > Hardware e Sons > Som > Selecione o dispositivo que você utiliza para escutar > Propriedades > Na parte inferior da janela, "Uso do dispositivo", selecione "não utilizar este dispositivo" > OK > Reinicie o computador.

 

Sei que não dá para usar o PC sem áudio, mas é importante fazer este teste para ter certeza de que o culpado é realmente a placa de áudio.

 

Se você tiver um cabo P2 e seu monitor dá suporte a ele, tente utiliza-lo. Dessa forma, a placa de áudio integrada a placa-mãe será utilizada no lugar do áudio do HDMI da placa de vídeo.

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  • Solução

@GabrielLV Eu testei o Dead Cells por 2 horas ininterruptas, nunca havia passado de 40/50 minutos de jogatina sem dar tela azul. Aparentemente resolveu o problema, muito obrigado pelo seu tempo e ajuda. ❤️

 

Resolveu quando eu atualizei o Bios.

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