Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quando jogo Red Dead Redemption 2 minha GPU fica em máximas de 75 graus, gostaria de saber se está no limite do aceitável, normalmente as pessoas dizem que é pra só se preocupar quando passar dos 80 graus, isso se aplica à GPU?

Postado
2 minutos atrás, Revolker disse:

Quando jogo Red Dead Redemption 2 minha GPU fica em máximas de 75 graus, gostaria de saber se está no limite do aceitável, normalmente as pessoas dizem que é pra só se preocupar quando passar dos 80 graus, isso se aplica à GPU?

Quanto menor a temperatura, mais desempenho você ganha. Mas sim, está dentro da faixa normal.

Postado
7 minutos atrás, Revolker disse:

Na verdade depende da construção da placa de vídeo e da performance dela , qual a sua placa de vídeo? mas sim , no geral , abaixo de 80 Graus está aceitável ainda , claro , quanto menor , melhor. 

Postado

está normal... dentro da tolêrancia, e isso depende de modelo pra modelo, eu tenho uma rx 550 sapphire que chega na casa dos 74 graus, muitas rx sequer passam dos 60

Postado
1 minuto atrás, Revolker disse:

Se for o modelo de dois Fans , a temperatura deveria estar menor , vi testes da 1650S da Gigabyte de um Fan chegando somente a 71 Graus... 

Postado

@Revolker Está aceitável, mas estar acima de 70° dá a entender que a ventilação do seu gabinete poderia ser melhorada. Qual gabinete usa, quantas ventoinhas tem instaladas nele e em quais posições e orientações cada uma delas está?

Postado

@Gustavo Moreira Dos Santos é o de dual-fan mesmo, mas aí não sei, contanto que não ultrapasse 80 graus pra mim tá tranquilo. Esse modelo já vem com um OC de fábrica, não seria isso? O link aqui: https://www.msi.com/Graphics-Card/GeForce-GTX-1650-SUPER-VENTUS-XS-OC

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Qual gabinete usa, quantas ventoinhas tem instaladas nele e em quais posições e orientações cada uma delas está?

Gabinete: Corsair Carbide Series Spec Delta RGB, 4 fans instaladas: três frontais e uma traseira (a parte de orientação não entendi). Estava cogitando colocar mais duas fans em cima do gabinete, mas estou sem dinheiro no momento.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Revolker disse:

@Gustavo Moreira Dos Santos é o de dual-fan mesmo, mas aí não sei, contanto que não ultrapasse 80 graus pra mim tá tranquilo. Esse modelo já vem com um OC de fábrica, não seria isso? O link aqui: https://www.msi.com/Graphics-Card/GeForce-GTX-1650-SUPER-VENTUS-XS-OC

OC de fábrica para mim é meio que irrelevante , uma coisa que eu esqueci e que o @WOZ Dods lembrou , foi do gabinete , como está sua circulação de ar? 

Postado

@Gustavo Moreira Dos Santos ao meu ver está bem, mas eu acho que mais duas fans em cima ajudaria mais, só que, como eu disse, não tenho dinheiro pra isso no momento.

Inclusive, o cable management que eu fiz de início poderia ter sido melhor, penso que isso estava atrapalhando também o air flow do gabinete. Aí, quando fui instalar o novo cooler no meu CPU, aproveitei pra consertar isso. 

Postado
3 minutos atrás, Revolker disse:

@Gustavo Moreira Dos Santos ao meu ver está bem, mas eu acho que mais duas fans em cima ajudaria mais, só que, como eu disse, não tenho dinheiro pra isso no momento.

Qual seu gabinete? como estão posicionadas as fans? 

• Solução
Postado

@Revolker O bom e velho spec delta... Se as ventoinhas estão nas posições e orientações (sentido de passagem do ar) originais, recomendo que passe a ventoinha mais alta do painel frontal para o painel superior mais ao fundo, na orientação de saída de ar. Isso vai equilibrar melhor o fluxo de ar. Além disso, se suas ventoinhas não estiverem todas ligadas na fonte, tente aumentar a velocidade delas na BIOS. Dependendo da sua placa-mãe ela pode ter uma configuração de curva de velocidade das ventoinhas. Se tiver, coloque o primeiro ponto da curva a 50% a 40° e 100% a 60° (do chipset) ou 50% a 40° e 100% a 70° (se for na temp da CPU). Assim você terá as ventoinhas em maior velocidade.

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, Revolker disse:

@Revolker Sendo sincero, está ok. Em geral, o limite aceitável é 90°C, claro que não é um valor muito bonito... Todavia, sua temperatura indica uma ventilação a ser melhorada no seu gabinete.
Tenho a mesma GPU, só que da Galaxy. Antes, sem ventilação apropriada, chegava aos 73°C em jogos como Metro Exodus. Agora fica em cerca de 66°C, pois uso 5 fans. Tenho duas no topo, uma atrás e duas na frente.

Postado

@WOZ Dods tem algum vídeo explicativo pra aumentar a velocidade das fans? Não entendi muito bem, aliás fazer isso não desgasta a vida útil delas? 

Tô com muito artefato jogando RDR2, penso que também pode ser por causa da GPU. Até fiz um post sobre isso, mas ainda não consegui solucionar o problema: 

Postado

@Revolker Este tutorial ensina, mas lembre de colocar os valores que mencionei.

Spoiler

Sobre os artefatos, atualize seus drivers de vídeo (baixe no site da Nvidia) e os da placa-mãe (baixe no site da fabricante da placa-mãe, setor suporte). Reinicie o PC após instalar tudo e teste. Atualize os jogos também e se estiver usando steam vá na opção de verificar integridade de cada um. Se os artefatos persistirem pode ser defeito na GPU e você pode acionar a garantia dela.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods estou terminando aqui! 

Em 03/03/2021 às 13:58, WOZ Dods disse:

Coloque 50% a 50° e 100% a 70°. 

Deixar as fans a 100% não corre risco de desgastar elas?

Em 03/03/2021 às 13:58, WOZ Dods disse:

Coloque 50% a 50° e 100% a 70°. 

image.png.556a321dfece509a83b97bfb2651bcf4.png

• Curtir 1
Postado

@Revolker 1- sim, vai aumentar o desgaste e reduzir a durabilidade. Pela minha experiência com meus PCs e dos clientes, não vai fazer diferença. Uma ventoinha hoje dura 10 anos sem dificuldade rodando a 80% o tempo inteiro. Se falhar ainda tem muitas alternativas, inclusive melhores, para substituí-las, então fique tranquilo.

2- O MSI afterburner iniciar com o windows é importante se você quiser que ele monitore suas temps e FPS, mas para as velocidades das ventoinhas não vejo necessidade. A curva de desempenho delas é gravada na BIOS da GPU, não no sistema operacional. Teste e veja se há diferença.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Eu vi aqui, ele só faz a alteração das curvas das FANs se estiver iniciado. Aliás, eu também posso aumentar as FANs na BIOS (sem ser as da GPU), tava pensando em deixar elas todas em 100% (Full Speed), inclusive a FAN do CPU. O que acha? 

O problema é só a barulheira, mas acho que consigo lidar kkk

• Curtir 1
Postado

@Revolker Prepare os ouvidos! kkkkk... Eu deixo as minhas a 100%, são 6 de 140 mm mais 2 de 120 mm, todos de modelo de baixo ruído (linha dead silence). Tenho redutor para todas para deixar rodando mais lento, mas não senti necessidade. Meu PC é extremamente silencioso. Já tive uns barulhentos e dei cabo das ventoinhas rapidinho. 

Se estiver com eles conectados diretamente à placa-mãe mesmo, teste com 100% e depois com 70% e veja se tem alguma diferença nas temps durante um teste de stress de 10 min com o furmark ou com o PCmark. Se a diferença for pequena, aí deixe na velocidade menor. Os PCs de clientes que monto sem ventoinhas especiais (geralmente eles não gostam de gastar a mais nesse tipo de produto), eu costumo deixar com a curva agressiva que citei e fica ótimo.

Ah, e configure tanto o MSI Afterburner quanto o Rivatuner Statistic Server para iniciar com o windows. Só lembre que tem jogos que não gostam disso. E lembre de ligar o OSD dele que é vida.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!