Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal!

É o seguinte, recentemente consegui um emprego e aí estava pensando em finalmente montar um PC gamer decente.

Mas como já sabem, a situação hoje em dia tá bem complicada com esses preços absurdos, dólar nas alturas e etc.

Porém, eu ando com receio da situação piorar ainda mais e acabar ficando ainda mais difícil no futuro pra montar o PC.

Por isso queria a opinião de vocês. No cenário atual, é possível montar um PC gamer bom com até R$4.500? Ou é melhor esperar mesmo?

Se for possível, quais seriam as configurações/peças recomendadas?

Postado

@Galafud Com R$ 4.500,00, esquece, não tem placa de vídeo decente em estoque.

Eu sugiro esperar até metade do ano que vem, pois tanto a Intel, quanto a AMD vão partir para plataformas novas, com tecnologias mais recentes (DDR5, PCIe 5.0, etc.) e os preços das placas de vídeos tendem a normalizar até lá (estouro da bolha de mineração do Ethereum vai encher o mercado de placas de vídeo usadas, obrigando os preços a baixarem).

Se você tem vontade de jogar, sugiro pegar uma XBOX Series S por enquanto, ele vai te dar jogos com performance muito melhor que qualquer PC novo de R$ 5.000,00 de hoje em dia, pela metade do preço.

• Obrigado 1
Postado

@Galafud Oi, depende muito do que você considera um pc gamer. Para algumas pessoas pc gamer é um pc que simplesmente roda jogos, então praticamente qualquer pc é gamer. 

A situação está mesmo difícil, e aqui no Brasil é melhor não esperar que a situação melhore tão cedo. No final das contas tudo vai depender de qual o seu emprego, seu salário, se a área em que trabalha é estável e acha que não corre o risco de ser afetada pela pandemia de forma negativa. Faz uma lista das peças que deseja para atender às suas expectativas 

• Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, fabkinder disse:

@Galafud Com R$ 4.500,00, esquece, não tem placa de vídeo decente em estoque.

Eu sugiro esperar até metade do ano que vem, pois tanto a Intel, quanto a AMD vão partir para plataformas novas, com tecnologias mais recentes (DDR5, PCIe 5.0, etc.) e os preços das placas de vídeos tendem a normalizar até lá (estouro da bolha de mineração do Ethereum vai encher o mercado de placas de vídeo usadas, obrigando os preços a baixarem).

Se você tem vontade de jogar, sugiro pegar uma XBOX Series S por enquanto, ele vai te dar jogos com performance muito melhor que qualquer PC novo de R$ 5.000,00 de hoje em dia, pela metade do preço.

Putz, então tá difícil mesmo...

Pra falar a verdade, o Xbox não me atende porque além dos jogos eu também pretendo usar o PC pra desenho. E aí faria uso de ferramentas tipo Photoshop e tal.

4 minutos atrás, Dorihn disse:

@Galafud Oi, depende muito do que você considera um pc gamer. Para algumas pessoas pc gamer é um pc que simplesmente roda jogos, então praticamente qualquer pc é gamer. 

A situação está mesmo difícil, e aqui no Brasil é melhor não esperar que a situação melhore tão cedo. No final das contas tudo vai depender de qual o seu emprego, seu salário, se a área em que trabalha é estável e acha que não corre o risco de ser afetada pela pandemia de forma negativa. Faz uma lista das peças que deseja para atender às suas expectativas 

Eu não pretendo jogar coisas muito pesadas.

Só queria ter um PC decente e aí ficar dando upgrade com o tempo.

• Curtir 1
Postado

@Galafud PC gamer nesse ano de 2021 com pandemia, dólar a quase 6 reais, mineração e escassez de componentes, placas de vídeo custando 12 mil reais...é complicado.

Eu montei o meu em setembro/outubro de 2020 (upgrade na verdade) e na época era "só" o dólar e pandemia, não tava o abuso que está hoje em dia... se eu não tivesse feito o up ano passado ia esperar esse ano todo. Montei um PC parrudo pra aguentar uns 5 anos, paguei um pouco caro sim em algumas peças, mas é Brasil não adianta....

Se você tem só essa grana pra gastar aí recomendo segurar um pouco porque só a placa de vídeo vai custar mais que esse teu valor aí (uma placa que preste, que vai durar rodando bem mais uns 3 anos ou +).

Postado

Só para ter idea do que pode comprar:

GTX 1650 - que é VGA "quebra galho" para rodar com menos de 60 FPS os jogos "AAA"; já esta por ~R$ 1.600,00 - 1.700,00... ou mais

Ryzen 1600AF - 850,00 - Kabum ( a poucas semanas comprava por ~650,00).

Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H - 550,00 - Kabum (promoção por tempo limitado)

Memória XPG Spectrix D60G, RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 - 750,00 - Kabum

SSD Crucial Bx500, 480GB - 450,00 - Terabyte

Fonte Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze  - 360,00

Gabinete GAMER (lateral de vidro fonte em baixo ~300,00 - na Pichau, Terabyte tem mais opções nesta faixa de preço.

Total 4.860,00.

Com um i3-10100F (624,00 ) e garimpando ofertas como um gabinete ATX (fonte embaixo) na faixa de ~200,00 consegue fechar nos 4.500,00 - sem teclado, mouse e monitor, o que leva mais uns 1.000,00 - 1.500,00 dependendo do que escolher.

O mais sensato é esquecer de "PC gamer" até pelo menos final de 2022.

• Obrigado 1
Postado

@Galafud Então esquece placa de vídeo e vai em um Ryzen com vídeo integrado. Só assim pra você manter esse orçamento. (na verdade tem as rx550 mas elas nem contam, né?

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Um Ryzen 2200G é boa opção custo/beneficio.

Já um Ryzen 4350G nem tanto, pois um i3-10100F + RX550 tem preço e desempenho gráfico similar sendo uma opção mais flexível, permite vender a VGA para substituir por uma melhor, o "G" do Ryzen não da para vender. :) 

• Curtir 1
Postado

Vish... Nesse caso, eu vou seguir a recomendação de vocês e esperar mais um pouco. 

R$4.500 é muita grana (pra mim pelo menos kkkkk) e eu gostaria de gastar com um PC que realmente vale a pena.

Agradeço muito pelas sugestões pessoal! valeu!

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!