Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A520 suporta Ryzen 5 3600?


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Estou montando um novo computador e tô comprando as peças aos poucos. Adquiri uma Asrock A520M-HDV em fevereiro e esse mês fiz a compra do Ryzen 5 3600. Estou com um pouco de receio de colocar ele nessa A520, visto que os VRMs são bem simples e eu não vou usar um cooler box, vou usar um cooler dual tower. Meu gabinete tem um airflow razoável, com 6 fans (sendo 3 exaustores). Abaixo vou deixar as imagens das peças que comprei. Ah, esqueci de mencionar que também tenho uns heatsinks pequenos pra colocar nos VRMs, mas tenho medo da fita dupla face perder a qualidade depois de um tempo e cair, o que pode causar um curto na minha placa de vídeo ou até mesmo na placa-mãe.

 

placa-mãe

image.thumb.png.230e26a88f0cb178320cd20d9f525ede.png

 

Cooler

 

image.png.33b781d022f0af893cd51a07bfb20341.png

 

Gabinete

 

image.png.be43f484df7ff6ae8977b7d522efc11d.png

 

Fans

 

image.png.815a9e47113e01ab32f1cf2ace94d075.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bruno_piitro Poderia ter pego a GA-AB350M DS3H V2 que ao menos tem um dissipador, agora só colocando o Ryzen aí pra saber, mas usar um processador desse num a placa básica não seria tão apropriado

Acho que os fans realmente farão bom trabalho então se eu fosse você não ficaria com tanto medo.

Também não é como se ela fosse explodir, no máximo o VRM vai sofrer

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bruno_piitro Sim, ela suporta os Ryzen da série 3000, 4000 e 5000, exceto os com vídeo integrado.

Pelo que pesquisei, os VRM desta placa-mãe ficam em temperatura razoável até quando puxam 75A, isso significa que ela suporta até um Ryzen 5 com overclock, sem ter problemas com temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bruno_piitro Galera costuma comprar as coisas na ordem errada, a placa-mãe deve ser escolhida conforme o processador a ser utilizado, não o contrário.
É uma placa bem simples, tem apenas 4 fases no VRM ainda por cima sem nenhuma dissipação, ela pode sim ter dificuldades pra empurrar o R5 3600 isso vai te obrigar a dar muita atenção ao sistema de refrigeração do gabinete (O modelo escolhido parece muito bom nesse quesito, desde que coloque fans descentes) principalmente por ter o intuito de usar um cooler modelo torre que não sopra ar sobre o VRM.
Se o objetivo for apenas jogos, o VRM deve ficar quente, não devem ocorrer problemas com thermal throttling, o ideal seria adicionar dissipação passiva sobre os mosfests pra ter mais segurança.

Esses modelos de Raspberry se encaixam bem (Principalmente os azuis, que são mais altos, logo tem maior massa para dissipação).

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1248261841-dissipador-de-calor-raspberry-pi-3-pi3-anodizado-autoadesivo-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Normal user disse:

@bruno_piitro Poderia ter pego a GA-AB350M DS3H V2 que ao menos tem um dissipador, agora só colocando o Ryzen aí pra saber, mas usar um processador desse num a placa básica não seria tão apropriado

Acho que os fans realmente farão bom trabalho então se eu fosse você não ficaria com tanto medo.

Também não é como se ela fosse explodir, no máximo o VRM vai sofrer

Pois é, mano. Depois fiquei querendo passar ela pra frente pra pegar uma plaquinha melhor, mas como ela tava muito barata (R$ 330 na época) eu decidi aproveitar porque queria sair do meu E3 1230 V2. O intuito inicial era colocar um R3 3100 ou no max um 3500x, mas acabei pegando o 3600.

 

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

@bruno_piitro Galera costuma comprar as coisas na ordem errada, a placa-mãe deve ser escolhida conforme o processador a ser utilizado, não o contrário.
É uma placa bem simples, tem apenas 4 fases no VRM ainda por cima sem nenhuma dissipação, ela pode sim ter dificuldades pra empurrar o R5 3600 isso vai te obrigar a dar muita atenção ao sistema de refrigeração do gabinete (O modelo escolhido parece muito bom nesse quesito, desde que coloque fans descentes) principalmente por ter o intuito de usar um cooler modelo torre que não sopra ar sobre o VRM.
Se o objetivo for apenas jogos, o VRM deve ficar quente, não devem ocorrer problemas com thermal throttling, o ideal seria adicionar dissipação passiva sobre os mosfests pra ter mais segurança.

Esses modelos de Raspberry se encaixam bem (Principalmente os azuis, que são mais altos, logo tem maior massa para dissipação).

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1248261841-dissipador-de-calor-raspberry-pi-3-pi3-anodizado-autoadesivo-_JM

Também tenho os heatsinks, mas tô com receio de colocar porque se descolar, pode dar um curto na placa-mãe ou placa de vídeo, aí tenho medo. Pensei em vender meu cooler pra pegar um cooler box, mas o Wraith Spire tá muito caro e não tava afim de colocar um Wraith Stealth porque vou meio que fazer um downgrade porque vai aumentar a temperatura do CPU em relação ao meu cooler atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
26 minutos atrás, bruno_piitro disse:

Também tenho os heatsinks, mas tô com receio de colocar porque se descolar, pode dar um curto na placa-mãe ou placa de vídeo, aí tenho medo. Pensei em vender meu cooler pra pegar um cooler box, mas o Wraith Spire tá muito caro e não tava afim de colocar um Wraith Stealth porque vou meio que fazer um downgrade porque vai aumentar a temperatura do CPU em relação ao meu cooler atual.

 

Fácil de resolver.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1111155547-fita-dupla-face-p-dissipar-calor-de-barra-de-leds-1mt-20mm-_JM

 

Desde que o processo de colagem seja feito corretamente (A base dos heatsinks limpa e desengordurada, o mesmo bale para os mosfests na placa-mãe) é impossível que ele descole, pois os heatsinks são leves e a cola é bem forte.

Eu colei o pedaço de um dissipador de cooler do do processador no VRM da minha placa que é muito maior e mais pesado, da pra pegar nele e fazer força pra cima que não sai, quem dirá cair sozinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

Fácil de resolver.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1111155547-fita-dupla-face-p-dissipar-calor-de-barra-de-leds-1mt-20mm-_JM

 

Desde que o processo de colagem seja feito corretamente (A base dos heatsinks limpa e desengordurada, o mesmo bale para os mosfests na placa-mãe) é impossível que ele descole, pois os heatsinks são leves e a cola é bem forte.

Eu colei o pedaço de um dissipador de cooler do do processador no VRM da minha placa que é muito maior e mais pesado, da pra pegar nele e fazer força pra cima que não sai, quem dirá cair sozinho

Ah, então tranquilo. Vou ficar com esse cooler mesmo, colocar os VRMs e deixar as fans como estão (3 puxando pra dentro e 3 exaustores). Já tava quase me desfazendo do meu cooler atual pra um stock cooler da AMD, mas acho que com os heatsinks vai ser de boa ficar com ele, já q o gabinete tem um airflow razoável.

Obrigado pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!