Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque não consigo assistir vídeos no Youtube a 1080p sem usar VPN premium?


Ir à solução Resolvido por Rui Guilherme,

Posts recomendados

A mais de um ano atrás, meu provedor de internet (intercampo) foi vendido para uma outra empresa (Valenet). Desde então, já tive inúmeros problemas com essa empresa, desde queda de conexão, perdas de pacotes, impossibilidade de ver vídeos, em 1080p no YT, ser impossível de se acessar o instagram (é impossível tentar ver qualquer vídeo, pois trava a cada segundo).

Por uma coincidência do destino, eu acabei começando a usar o Hotspot Shield Premium, por questões de segurança e afins. Depois disso, pude notar que comecei a conseguir usar meu PC de forma totalmente fluida, podendo ver vídeos a 1080p, podendo acessar o insta tranquilamente, enfim, tudo funciona perfeitamente, exceto jogos e afins, porque usando VPN meu ping aumenta, o que impossibilita de jogar. Mas assim, consegui resolver esses problemas apenas no meu computador, porque mesmo tendo uma internet de 120 Mb, meu celular simplesmente demora 10 min (ou mais) pra baixar algo na play store (algo q pese em torno de 80Mb), além de ter problemas em chamadas de voz/video, e todos os outros anteriormente citados.

Inclusive, se eu deixo meu celular baixando algum app/jogo na Google Play, Fico com perda de pacote gigante em jogos, se tento ver vídeos só roda em 144p, trava vídeo-chamadas e afins.

Tenho um conhecimento mínimo sobre redes, por causa de um técnico que fiz, mas pelo meu conhecimento eu não consigo ter ideia do porque usar VPN resolve todos esses problemas (entendo o conceito de VPN e que provavelmente o erro que acontece comigo está relacionado a configuração de IP, mas já passei horas e horas quebrando a cabeça e simplesmente não faço ideia do que fazer)

Ficarei bastante grato se alguém puder me dar alguma luz, afinal em torno de um mês irei me mudar para outra casa e gostaria de poder saber o q falar com os técnicos quando forem fazer a mudança, pra que já resolva duma vez
P.S.: Infelizmente no bairro que eu moro/irei me mudar  não adianta trocar o provedor de internet, porque a concorrente é pior que a empresa que eu sou cliente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Tronisk Também sou formado em redes de computadores e vou tentar te dar alguma luz no fim do tunel:

 

Provavelmente sua rede deve estar sendo limitada. Como isso funciona? Provedoras normalmente praticam um negócio chamado "traffic-shiping", e a VPN consegue burlar esse controle de dados...

o que é traffic-shiping? Consiste basicamente em filtrar e modelar a largura de banda do assinante conforme várias definições que cada empresa desejar aplicar. Você usa muito YouTube? Isso deixa a rede interna da empresa com problemas, então a empresa modela a rede para limitar o funcionamento do youtube. Mas não é muito comum eles fazerem isso com o YouTube, normalmente fazem isso com Torrent.

 

TRAFFIC-SHIPING É CRIME! O Marco Civil da Internet não permite que as operadoras, sejam elas provedoras móveis ou fixas, limite o seu acesso de forma alguma. Independente do conteúdo ou do horário.

 

Porém, apesar de ser crime, é muito complexo e difícil provar que a operadora prática isso, sendo quase impossível e mesmo que você consiga provar um processo iria levar anos para ter qualquer resultado. Como saber se estão praticando isso?

Existem algumas ferramentas:

https://www.measurementlab.net/tests/glasnost/

https://netmede.pt/traffic-shaping

 

Mas antes o ideal é entrar em contato com o suporte da empresa e jogar um VERDE: "Estou com problema no Youtube e quando uso VPN não tenho esse problema, EU ACHO que isso parece aquela prática criminosa de traffic shiping, né? Tem algum problema na minha rede?"...(Destaque você ACHA, jamais, afirme algo.) e caso não venha a resolver você vai ter poucas saídas:

1º) Entrar na justiça contra a empresa, porém essa opção pode sair cara para você já que deve incluir advogados.

2º) Juntar os documentos ir no Procon e deixar o Procon tentar fazer algo.

3º) Usar os documentos para trocar de provedora sem nenhum custo. (Procon consegue isso)


Se você quiser mais detalhes sobre isso e como a VPN pode ajudar, recomendo: https://www.le-vpn.com/bypass-traffic-shaping/

Caso queira outras ferramentas para testar sua rede, recomendo: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.openobservatory.ooniprobe&hl=en&gl=US

https://www.measurementlab.net/tests/

Pode também existir bloqueio por parte de DNS, recomendo usar um DNS-over-TLS, recomendo fortemente o DNS da CloudFlare:
https://1.1.1.1/dns/

 

Caso você queira ir mais a fundo nesse assunto, que envolve muitos conceitos de liberdade e privacidade, recomendo iniciar conhecendo um pouco sobre os olhos da internet e como funciona a neutralidade da internet(No EUA não existe isso mais).

https://en.wikipedia.org/wiki/UKUSA_Agreement

https://en.wikipedia.org/wiki/Five_Eyes

https://en.wikipedia.org/wiki/Nine_Eyes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rui Guilherme Eu cheguei a ficar o dia todo ontem tentando entender qual era o problema, e a única conclusão que tinha chegado é que era o DNS ou problema de rota. Tentei trocar o DNS e também não ajudou. Mas esse traffic-shipping foi algo que nunca ouvi falar, e bem provável que isso aconteça (ainda mais com esses monopólios formados na minha região). Muitíssimo obrigado pela resposta, me ajudou e agregou bastante ao meu conhecimento. Mais tarde eu irei ligar pro meu provedor, e dependendo da resposta volto aqui pra marcar sua resposta como solução ou dizer o que aconteceu

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Tronisk disse:

@Rui Guilherme Eu cheguei a ficar o dia todo ontem tentando entender qual era o problema, e a única conclusão que tinha chegado é que era o DNS ou problema de rota. Tentei trocar o DNS e também não ajudou. Mas esse traffic-shipping foi algo que nunca ouvi falar, e bem provável que isso aconteça (ainda mais com esses monopólios formados na minha região). Muitíssimo obrigado pela resposta, me ajudou e agregou bastante ao meu conhecimento. Mais tarde eu irei ligar pro meu provedor, e dependendo da resposta volto aqui pra marcar sua resposta como solução ou dizer o que aconteceu

Acabei ligando hoje mais cedo pra empresa e enchi bastante o saco deles kkkkkkkkkkk. Se era realmente traffic-shipping eu não sei, mas pelo menos hoje minha conexão ficou bem estável depois que liguei pra eles e fizeram aqueles procedimentos padrões e tal. De toda forma mano, muitíssimo obrigado, você não tem noção o tanto que me ajudou (e o tanto que já sofri com essa empresa). De coração, obrigado mesmo cara

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!