Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde!

Estou precisando montar um computador um tanto quando "parrudo" para uns projetos de vídeo e também projetos de arquitetura.

Trabalho com edições no Adobe PremiereAfter Effects e também com projetos no AutoDesk 3DS Max e AutoCad.

Como estou visando montar um PC para vários anos pensei numa placa-mãe intermediária para futuramente melhorar tanto o processador quanto a placa de vídeo e aumentas as memórias também.

Mas de princípio, quero gastar o mínimo possível com esses equipamentos e por isso minha dúvida maior é a escolha da placa-mãe mesmo.

placa-mãe: TUF GAMING X570-PLUS/BR
Processador: Ryzen 5 3ª geração 3.6GHz
Placa de Vídeo: NVIDIA Quadro P2200
Memórias: 2 x Memória HyperX Fury de 16GB DIMM DDR4 2666Mhz 1,2V
Fonte: Atx Kcas 500W 80 Plus Bronze Pfc Ativo Aerocool

Sei que para esse setup inicial vou gastar uma grana boa, mas fazer o que né, rsrs

Escolhi a NVIDIA Quadro pois não tenho pretensões de utilizar o PC para jogos, mas sim para um bom desempenho nos programas que citei acima.

Como disse minha principal dúvida é nesta placa-mãe.

O que vocês acham? ela seria ideal?

Pensando numa melhoria de processador e placa de vídeo dentro de 1 a 2 anos seria viável utilizar esta placa-mãe ou melhor optar por outra?

Obrigado desde já!

Postado
22 horas atrás, MatheusFNS27 disse:

placa-mãe: TUF GAMING X570-PLUS/BR
Processador: Ryzen 5 3ª geração 3.6GHz
Placa de Vídeo: NVIDIA Quadro P2200
Memórias: 2 x Memória HyperX Fury de 16GB DIMM DDR4 2666Mhz 1,2V
Fonte: Atx Kcas 500W 80 Plus Bronze Pfc Ativo Aerocool

A placa-mãe não é intermediária, é entusiasta. Chiset X570 é para OC. Se não pretende fazer OC pesado você estará melhor atendido (e menos pobre) gastando com uma B550M DS3H ou uma Asus TUF Gaming B550M-Plus. Ambas são muito boas, são completas, tem suporte a update de BIOS sem CPU, vão rodar bem com qualquer CPU da 3ª geração sem vídeo integrado (não é compatível com CPUs 3rd gen que tem G no final), bem como todas as linhas de 4ª e 5ª gerações.

Presumo que a CPU escolhida seja o Ryzen 5 3600, ou X ou XT. Não pegue 3500X, ele é capado e tem baixo desempenho, especialmente para produtividade, em vista do quanto custa. Se quiser reinvestir a grana que poupou na MB (presumindo que seguirá meu conselho), um Ryzen 5 5600X seria ainda melhor.

Nvidia quadro para trabalho, dependendo dos programas, é legal. Lembre-se apenas de que tem programas que não se beneficiam do que a Quadro oferece, então convém procurar benchmarks.

Memórias achei uma péssima escolha. Para extrair todo o desempenho de um Ryzen 5 3600 você precisa de memórias de 3200 MHz no mínimo. A partir dessa velocidade tudo é lucro, desde que o preço compense. Para Ryzen 5 5600X o ideal é memórias de 3600 MHz ou mais, mas tem que ver o custo adicional e se as promoções estão valendo a pena. Recomendo as marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG, tanto porque são mais duráveis quanto porque costumam ter melhor desempenho, isso sem custar mais. 

Observe que para as finalidades que mencionou o ideal é de 32 GBs de memória para cima. Você sempre pode investir mais nisso depois, mas é bom ter isso em mente.

Fonte... Cara, com o tamanho investimento que vai fazer pretende confiar seus componentes caros numa Kcas? Sério? Se quer preservar seu investimento e não ter que gastar com manutenção tão cedo, compre uma XPG Core Reactor 650W. Aproveite a promoção de 599 por ela na Kabum, pois ela vale muito mais que isso. Com essa fonte você não vai perder componentes prematuramente e vai proteger seu investimento. Potência é quase irrelevante, mas a qualidade dos componentes, das proteções e do projeto fazem TODA diferença.

Por fim veja se capricha no arrefecimento. Hoje indico o Aerocool Aero One que está com bom preço na Kabum. É espaçoso, bem ventilado, filtrado, e com pelo menos 4 ventoinhas de qualidade ele vai dar conta de manter seu sistema frio pelas horas a fio que vai passar trabalhando. Se puder coloque mais ventoinhas, especialmente uma na PSU shroud para ventilar a GPU. Sempre coloque as ventoinhas da frente para admitir ar frio, as de cima e de trás para expelir ar quente, sempre mantendo o mesmo coeficiente de entrada e saída de ar. 

Marcas de ventoinhas boas são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe.

Cooler para CPU você vai precisar se quiser extrair todo o desempenho dos que mencionei acima. Não recomendo WC tipo AIO, é uma furada sem fim a menos que você tenha pé de dinheiro no quintal. Os que recomendo são esses abaixo:

• DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm

Razões pelas quais não indico WC:

Spoiler

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!