Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, como vão? Espero que bem nesses tempos difíceis.

Contextualizando: me mudei para um apartamento antigo que não possui tubulação para telecom e com isso minha internet de fibra ficou instalada na sala. Isso é ruim pois tenho um desktop no escritório conectado a um roteador wireless que está configurado como repetidor através da rede 2.4GHz. Tenho bastante problema com latência e a tecnologia usada não me permite atingir os 300mbps contratados. Pensei nas seguintes alternativas:

1) Comprar um roteador novo com 5GHz que sofrerá menos interferências e atingirá os 300mbps. 

2) Passar um cabo blindado junto com a fiação elétrica e torcer para que não tenha interferência.

3) Passar uma fibra óptica junto com a fiação elétrica e instalar 2 conversores de mídia em cada ponta.

Das opções acima, creio que a 3ª seja a mais viável no meu caso. Os conduítes da rede elétrica são de ferro e bem pequenos de diâmetro. Se eu passar um cabo blindado vou deixar o interior superlotado e não quero correr o risco de acontecer um acidente. Sobre a rede 5GHz, creio que sempre haverá uma pequena interferência ou dificuldade para atingir a velocidade de 1Gbps. 

Com tudo contextualizado, agora as dúvidas hehe

- Pretendo usar esse conversor: TP-LINK Mc220l. Porém estou na dúvida se esse tipo é o correto. 

- Quando o provedor de internet instala a fibra dentro do apartamento, percebo que usam apenas um cabo de fibra. Porém na maioria dos tutoriais que assisto as pessoas usam fibra duplex, com dois conectores em cada ponta. Essa fibra é pra quem quer atingir 10Gbps? No meu caso só preciso de 1Gbps e 1 cabo apenas seria o suficiente?
- Como não tenho equipamentos para fazer os conectores da fibra, é muito arriscado passar o cabo pelo conduíte já com o conector na ponta?

Também aceito sugestões que não envolvam quebrar paredes 😬

Postado

Passar a fibra com os conectores é inviável. A fibra se danifica facilmente e há o risco de rasgar isolação dos fios elétricos o que é perigoso. Não tem como passar pelo rodapé? Uma outra possibilidade é usar um adaptador powerline que usa a fiação elétrica para transmitir o sinal. O WiFi 5GHz só funciona bem em distancias curtas e sem obstáculos, o ideal seria fazer um teste para ver se resolve.

• Curtir 2
Postado

@Ricardov Obrigado pela resposta! Então... cheguei a considerar o powerline, mas aqui a fiação elétrica não é das mais confiáveis. Além disso tenho minhas dúvidas sobre a latência e adaptadores que transmitem 1Gbps estão bem caros 😕 
Passar pelo rodapé acho que não vai rolar por questões de estética. Acho que o jeito vai ser arranjar alguém que empreste o equipamento para fazer as pontas. 

Sobre o conversor de mídia e o uso de cabos duplex ou não, você sabe de algo?

Postado

Se internet é de 300 Mbps não precisa de powerline de 1Giga. Muitos rodapes tem canaletas para cabos, verifique. Ainda pode testar o WiFi 5GHz, o desempenho é muito bom, só tem que ver as condições locais. Sobre a fibra existem os dois sistemas, teria que fazer um orçamento com uma empresa de cabeamento.

• Curtir 1
Postado

É que tenho um Raspberry Pi funcionando como servidor de arquivos. Ficaria meio frustrado de copiar arquivos com menos de 1Gbps rs. Talvez minha melhor opção seja procurar uma empresa especializada mesmo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...