Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai pessoal, é o seguinte, minha conta de luz aumentou por eu ter trocado de PC, o que tenho hoje é infinitamente mais potente que o antigo e portanto consome mais energia, por causa disso eu pensei em monitorar o consumo dele, mas as formas que eu vi na internet era calcular um valor baseado nas configurações do computador (mas nesse caso é uma estimativa pois o consumo muda dependendo do stress que você aplica no PC, eu acho 🤨), e vi também que dava para monitorar direto o consumo de cada componente com alguns programas.

Mas o que eu realmente queria saber é se existe alguma forma/programa que monitore 24h (No caso enquanto o pc ta ligado né 🤔) e ao mesmo tempo ir guardando essa informação, e no final de cada mês eu poder olhar para o consumo dele em Kwh.

Postado
18 minutos atrás, KronusDelta disse:

Eai pessoal, é o seguinte, minha conta de luz aumentou por eu ter trocado de PC, o que tenho hoje é infinitamente mais potente que o antigo e portanto consome mais energia, por causa disso eu pensei em monitorar o consumo dele, mas as formas que eu vi na internet era calcular um valor baseado nas configurações do computador (mas nesse caso é uma estimativa pois o consumo muda dependendo do stress que você aplica no PC, eu acho 🤨), e vi também que dava para monitorar direto o consumo de cada componente com alguns programas.

Mas o que eu realmente queria saber é se existe alguma forma/programa que monitore 24h (No caso enquanto o pc ta ligado né 🤔) e ao mesmo tempo ir guardando essa informação, e no final de cada mês eu poder olhar para o consumo dele em Kwh.

Olá, sobre o consumo que muda com o stress é fato mesmo isso é verdade, mais Primeiro fale sua fonte e sua configuração, sobre esses programas eles não são tão bons para fazer esse serviço, acho que na verdade nem deve existir, o melhor seria com equipamentos adequados para você ter um consumo mais verídico.

Postado

Para medir o consumo tem que usar um medido de kWh. Mas antes veja na fatura de energia se o consumo de kWh subiu ou foi o preço da energia que subiu. Não deve ter tanta diferença, a menos que o PC seja usado muitas horas por dias e todos os dias.

Postado

@KronusDelta

1 hora atrás, KronusDelta disse:

Programas que fazem essas medições não são confiáveis. O jeito mais certeiro de você atestar o consumo de sua configuração é com um Wattímetro, que vai custar na faixa de uns 110 reais.. sinceramente, é melhor estipularmos por aqui mesmo do que gastar essa grana. 

Cite sua  configuração completa que podemos chegar em um resultado bem proximo de um Wattímetro.. 

Outra coisa, pra saber o valor do kWh da onde você mora.. Você divide o consumo de kWh do mes pelo valor total da conta de energia ( em reais).

Postado
1 hora atrás, Lucas Ajiota disse:

Olá, sobre o consumo que muda com o stress é fato mesmo isso é verdade, mais Primeiro fale sua fonte e sua configuração, sobre esses programas eles não são tão bons para fazer esse serviço, acho que na verdade nem deve existir, o melhor seria com equipamentos adequados para você ter um consumo mais verídico.

O que eu gostaria de evitar mesmo é ter que usar equipamentos, eu busco mesmo um programa pro PC

1 minuto atrás, Shanks. disse:

@KronusDelta

Programas que fazem essas medições não são confiáveis. O jeito mais certeiro de você atestar o consumo de sua configuração é com um Wattímetro, que vai custar na faixa de uns 110 reais.. sinceramente, é melhor estipularmos por aqui mesmo do que gastar essa grana. 

Cite sua  configuração completa que podemos chegar em um resultado bem proximo de um Wattímetro.. 

Outra coisa, pra saber o valor do kWh da onde você mora.. Você divide o consumo de kWh do mes pelo valor total da conta de energia ( em reais).

Poxa pensei que realmente fosse mais fácil, mas como assim não dá pra confiar nos programas?

Minha configurações:
Processador: Ryzen 5 3600
Placa-mãe: A320M

Memoria RAM: 8 GB DDR4 1333MHz
Placa de vídeo: RX 580 8GB
Fonte(não tenho 100% de certeza): 500 W

Não se isso aqui importa
HD: 1TB 
SSD: 128 GB

Postado
1 hora atrás, KronusDelta disse:

O que eu gostaria de evitar mesmo é ter que usar equipamentos, eu busco mesmo um programa pro PC

Poxa pensei que realmente fosse mais fácil, mas como assim não dá pra confiar nos programas?

Minha configurações:
Processador: Ryzen 5 3600
Placa-mãe: A320M

Memoria RAM: 8 GB DDR4 1333MHz
Placa de vídeo: RX 580 8GB
Fonte(não tenho 100% de certeza): 500 W

Não se isso aqui importa
HD: 1TB 
SSD: 128 GB

Talvez seja sua fonte que deve ser bomba e não tem o selo de eficiência, fontes 80 Plus costumam gastar bem menos energia, fale o modelo e marca dela, repito, programas não adianta tem que ser com equipamentos precisos a o contrário, esqueça.

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, KronusDelta disse:

Com um wattímetro é fácil.. os programas fazem estipulações apenas. Eles não determinam quantos Watts sua configuração está puxando da tomada.

@Lucas Ajiota Sua configuração vai consumir no maximo, 310W em full load. Em idle bem menos.Ai você tem que pensar quantas horas em media você passa em full load e em idle.. 

Se não consegue determinar, considere em full load mesmo. 

O calculo:

(O consumo x Quantidade de horas por dia x 30) / 1000 = O resultado em kWh.

Depois é só multiplicar o valor obtido pelo preço de cada kWh na sua região..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!